Certidão de Quitação Eleitoral – Emissão

Emissão de Certidão de Quitação Eleitoral

Um dos documentos mais importantes para você que é eleitor é a Certidão de Quitação Eleitoral. Trata-se de um comprovante de que você está em dia com todas as suas obrigações eleitorais.

como-tirar-certidao-de-quitacao-eleitoral

Emitir certidão de quitação eleitoral

Você pode emitir a Certidão de Quitação Eleitoral de forma rápida e fácil, basta seguir alguns passos simples. Confira agora mesmo se você está quite com a justiça e não seja pego de surpresa.

Normalmente a certidão de quitação eleitoral é o documento é exigido de quem vai prestar concurso, fazer algum cadastro em repartição pública e muitos outros setores.

Por isso é importante que você saiba tudo sobre como emitir a Certidão de Quitação Eleitoral. Afinal de contas, quando você precisar desse comprovante ficará mais fácil fazer a emissão, já que você está por dentro de como funciona.

Como emitir a Certidão de Quitação Eleitoral?

Muita gente não sabe, mas é possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral de graça.

Isso mesmo! Todo eleitor tem direito de fazer a emissão da certidão de quitação eleitoral, pois ele serve como prova de cumprimento das obrigações eleitorais. E se você está pensando que para fazer isso é muito difícil, está enganado.

O processo de emissão da certidão de quitação é simplificado e sem burocracia.

certidao-de-quitacao-eleitoral-emissao

Certidão de quitação online

Emitir a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet é um dos métodos mais fáceis de ter acesso a esse documento. Atualmente é muito tranquilo conseguir acessar a internet, o que vai facilitar muito a sua vida. Aprenda agora como ter em suas mãos um comprovante de que você está quite com a Justiça Eleitoral e não passe aperto.

Confira:  Título de Eleitor - Emissão, 2 Via

É só acessar o site do www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral: www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

Depois, clique na caixa que aparecerá, aceitando os termos e condições de emissão da certidão de quitação. Finalmente, aparecerá uma página solicitando que você preencha dados como:

  • Número do título de eleitor
  • Nome completo do eleitor
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe e do pai

Prontinho! Sua certidão poderá ser salva em um computador ou celular, por exemplo, bem como ser impressa por você.

Emitir a Certidão de Quitação Eleitoral de graça

Quer emitir a sua certidão de quitação agora mesmo? Veja como é fácil fazer isso. O primeiro passo é acessar o site da Justiça Eleitoral pela internet. Trata-se do site do Tribunal Superior Eleitoral, o órgão máximo quando o assunto é relacionado ao campo eleitoral.

É só seguir os passos acima que não há possibilidade de erros para expedir sua certidão de quitação eleitoral.

Tirar certidão de quitação eleitoral pelo nome

Muita gente também se pergunta se é possível emitir a Certidão de Quitação Eleitoral pelo nome. O ideal é que você esteja na posse dos seus documentos de identificação completos, para evitar que o sistema apresente uma mensagem de erro na emissão.

Lembre-se de que é importante estar sempre quite com a Justiça Eleitoral para exercer todos os seus direitos como cidadão brasileiro.

Certidão de quitação eleitoral: regularizar título de eleitor

Sempre fique atento aos prazos para regularizar seu título de eleitor. Você poderá regulariza-lo até determinado prazo concedido pelo TSE antes do início dos anos eleitorais. É possível retificar dados, mudar local de votação, dentre outras questões durante esse prazo, a fim de facilitar a sua vida no momento da votação futura.

Confira:  INSS Sorocaba - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Também fique atento a respeito do cadastramento da biometria para votação. Há muitas pessoas que não puderam comparecer nas últimas eleições, pois estavam viajando, por exemplo. Contudo, o ideal é que você regularize o seu título de eleitor o quanto antes puder.

certidao-de-quitacao-eleitoral

Situação eleitoral Consulta

Mas não é só pelo TSE que você poderá emitir sua certidão de quitação eleitoral. Você podeverificar sua situação eleitoral junto ao site do Tribunal Regional Eleitoral da sua região. Exemplo:

  • Tribunal Regional Eleitoral MG = certidão de quitação eleitoral Minas Gerais
  • Tribunal Regional Eleitoral SP = certidão de quitação eleitoral São Paulo
  • Tribunal Regional Eleitoral RJ = certidão de quitação eleitoral Rio de Janeiro, e assim por diante.

Emitir certidão de quitação eleitoral

Agora que você já sabe como funciona a emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, está na hora de acessar o site e ver como anda a sua situação.

O acesso pode ser realizado de qualquer lugar e a qualquer momento. Lembre-se de acessar a página oficial da Justiça Eleitoral. Ter uma cópia da certidão de quitação eleitoral documento é fundamental para evitar complicações futuras.

Finalmente, é importante deixar claro que o voto é precioso. É com base nele que você ajudará a escolher os seus representantes, o que fará com que políticas públicas, reformas em leis, novas leis, dentre outros pontos que impactarão a sua vida serão levados a cabo por essas pessoas. Assim, ajude o Brasil votando com responsabilidade e realmente levando esse fato a sério.

Caso tenha dúvidas, não deixe de acessar o site do TSE ou do TRE de seu estado.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

1 Comentário em “Certidão de Quitação Eleitoral – Emissão

  1. Emitir certidão de quitação eleitoral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *