CNH Social 2018 Inscrições, Quem Tem Direito

CNH Popular Inscrições 2018

Quem está pensando em tirar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH (ou famosa “Carteira de Motorista”) tem plena ciência de que fazer isso não é uma das coisas mais baratas.

cnh-social

Custos com diversas taxas, exames médicos, autoescola, deslocamento e muito mais está envolvido na retirada da CNH, que é um sonho para muitas pessoas.

No entanto, esse “sonho” parece estar mais distante para famílias que têm renda mais baixa e que muitas vezes lutam para sobreviver mês a mês, justamente porque pode sair bem caro o custo total para retirada da CNH.

Entretanto, se esse é seu caso, nem tudo está perdido. Você sabia que há um programa chamado CNH Popular? Pois é. Existe sim e pode ser a chance que você esperava para tirar a carteira de motorista gratuitamente.

Entretanto, o programa não é disponibilizado em todos os Estados e seus requisitos podem variar. Isso porque cada DETRAN dos Estados pode, em consonância com a legislação estadual e federal, instituir regras diferentes para os procedimentos realizados, especialmente em relação à retirada da CNH Social.

Ou seja, como não há lei federal obrigando à realização do projeto por todos os entes da federação, caso também não haja lei estadual versando sobre o tema, é bem provável que o projeto ainda não seja uma realidade na sua região.

restituicao-icms-energia-eletrica

Entretanto, confira todas as informações abaixo e descubra se a CNH grátis está disponível no seu Estado.

O que é CNH Social 2018

A CNH Popular 2018, também chamada de Habilitação Social, é um programa destinado à população e que tem como objetivo formar, qualificar e habilitar pessoas quem desejem conduzir veículos.

Confira:  O que é INNS?

Contudo, a CNH gratuita não é programa obrigatório em todos os Estados do Brasil.

Nos Estados em que é possível, poderão obter a CNH grátis as pessoas que:

  • Sejam beneficiárias do Bolsa Família;
  • Que são inexperientes em relação a empregos ou desempregadas;
  • Que ganhem menos de 3 salários mínimos mensais
  • Que estejam devidamente matriculados nos ensinos fundamental ou médio de Instituições de Ensino Públicas.

O número de pessoas que terão condições de participar do CNH popular vai depender do Estado da Federação em que ela morar.

Em alguns Estados, como em São Paulo, o DETRAN só autoriza a isenção do pagamento de taxas da CNH em caso de catástrofes naturais, por exemplo.

A princípio, o CNH Social 2018 serve tanto à primeira habilitação dos novos motoristas, como para renovações ou alterações na categoria de direção.

cnh-popular

Quem tem direito CNH grátis 2018

Além dos requisitos já mencionados, a fim de garantir a sua participação no CNH grátis 2018, é quase unanimidade entre as unidades da federação do território nacional o preenchimento de outros requisitos como:

  • Idade de 18 a 27 anos;
  • Renda máxima de até 3 salários mínimos;
  • Ser cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Os beneficiários, ainda, terão direito se:

  • Estiverem desempregados há mais de um ano;
  • Não tiverem quaisquer registros na sua Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Beneficiários do Programa Bolsa Família;
  • Alunos de escolas públicas com boas notas;
  • Pessoas com deficiência física;
  • Ex-detentos do sistema prisional;
  • Agricultores familiares, cuja renda não passar de dois salários mínimos.

Documentos CNH Social 2018

Se o seu Estado fomentar o Programa CNH Social 2018, você deverá acessar o site do DETRAN da sua região e localizar o ícone “CNH Popular” ou “CNH Social”.

Confira:  Auxílio Doença para Aposentados

Depois disso, siga todas as indicações realizadas para que você possa fazer o seu cadastramento no site do DETRAN do seu Estado.

Certamente você receberá um protocolo e um prazo para análise da sua inscrição. Como se viu, não são todas as pessoas que podem tirar a carteira de motorista gratuitamente, mas só aquelas que realmente têm direito à CNH Popular.

Via de regra, a documentação exigida será, provavelmente, CPF, documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e outros para que possa se cadastrar no CNH Social 2018.

cnh-social-inscricoes-gratuita

Como fazer inscrição CNH Social 2018

Infelizmente ainda não há uma lei federal que obrigue que os Estados façam adesão ao Programa CNH Popular 2018.

Porém, para mais informações sobre como funciona (e se há o programa) no seu Estado, procure a unidade do Departamento de Trânsito mais próxima da sua casa e verifique o funcionamento do procedimento para que você possa tirar a CNH gratuitamente.

Caso você seja agraciado com o Programa CNH Social 2018, leia atentamente as informações que lhes forem repassadas e verifique se você realmente se encaixa no Programa.

Se no seu Estado ainda não há o Programa CNH Popular grátis 2018, fique atento às novas disposições do DETRAN da sua região, pois o programa poderá ser instituído por lei a qualquer momento, bem como você poderá usufruir dele caso preencha os requisitos, que podem variar em conformidade com o local onde você residir. Inscreva-se acessando o site www.cnhsocial.net.br

Recomendamos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *