CNPJ 2 Via Emissão – Consulta

Emissão 2 Via CNPJ

A Receita Federal possibilita a emissão do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ de modo descomplicado e quando você precisar.

Trata-se, portanto, do cartão CNPJ, o qual demonstra os dados mais relevantes da pessoa jurídica, como data de abertura, endereço, tipo de empresa,consultar inscrição estadual, dentre outros. Qualquer pessoa pode emitir a 2 via do CNPJ pela internet, no site da Receita Federal.

cnpj

O procedimento é bem simples, bastando preencher o número do CNPJ correspondente à empresa que se deseja consultar, bem como a correta completude do “captcha”, que está ali para evitar o envio de dados de forma robótica, bem como para evitar procedimentos fraudulentos que podem envolver a 2 via do CNPJ.

Para imprimir o comprovante do CNPJ basta acessar o site da Receita Federal.

O comprovante de inscrição do CNPJ, porém, é diferente do comprovante de regularidade fiscal do CNPJ.

Independentemente do motivo para que você precisa, a comprovação do CNPJ é gratuita. Embora pareça um mero pedaço de papel, há uma certificação digital para conferência do documento.

Esse é mais um recurso bem útil para averiguar veracidade de informações ao negociar, por exemplo, dentre outras inúmeras utilidades de ordem prática e jurídica.

Esse também é um documento extremamente útil para qualquer negociação que a empresa resolva realizar. Também é bem fácil de emitir e pode ser acessado por qualquer pessoa, salvo em alguns casos que veremos adiante.

Agora vamos saber mais sobre o comprovante de regularidade fiscal CNPJ.

cnpj-consulta

Comprovante de regularidade fiscal CNPJ

Para fazer prova de que a sua empresa está regular face a Fazenda Nacional, você precisa apresentar a certidão de regularidade fiscal.

Confira:  INSS Recife - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Esse documento é emitido pela Receita Federal e pela Procuradoria da Fazenda. Por meio dele você prova que não tem dívidas tributárias e nem sequer está inscrito em dívida ativa. Ainda, também pode demonstrar que não está inadimplente com o pagamento de contribuições sociais.

Só pode emitir a 2 via do CNPJ quem estiver inscrito no CNPJ da matriz da empresa (caso haja filial).

Para contribuintes individuais ou aqueles não formalizados, a 2 via do CNPJ é emitida com base no CPF da pessoa física responsável.

Receita Federal 2 via CNPJ

A 2 via do CNPJ é muito importante para demonstrar que uma empresa está apta a fazer negócios dos mais variados sem ter problemas, como contratar com a Administração Pública por meio de licitação, por exemplo.

Há casos em que a 2 via do CNPJ aparece com a inscrição “certidão positiva com efeitos de negativa”. Isso quer dizer que há débitos a serem cobrados ou, por exemplo, contestados em uma ação judicial. Também é possível que isso ocorra quando há débitos que ainda vão vencer.

A 2 via de CNPJ positiva quer dizer que a dívida está consolidada, ou seja, é devida e não foi paga. No entanto, só é possível retirar a 2 via do CNPJ se houver apontamento positivo apenas nos postos da Receita Federal, no prazo de até 10 dias.

A validade da 2 via do CNPJ é de 180 dias, contados a partir do dia de emissão. Depois disso, caso você precise, nada obsta que sejam emitidas quantas certidões você precisar.

Essa é a facilidade de ter à sua disposição um sistema de CNPJ extremamente moderno e de grande ajuda para o cotidiano das empresas e dos empresários.

Confira:  INSS Osasco - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Se precisar da 2 via do CNPJ em papel, precisa fazer o pedido pela internet. Se for certidão CNPJ positiva, apenas alguém munido de procuração poderá fazê-lo. Podem solicitar a certidão os sócios, administradores ou procuradores com plenos poderes para fazer isso.

A procuração com plenos poderes pode ser específica para a emissão da 2 via da certidão de regularidade do CNPJ, o que vai facilitar bastante a diligência a ser realizada por quem for retirá-la.

cnpj-emissao-2-via

Não consigo emitir 2 via CNPJ pela internet: e agora?

Se não conseguir emitir 2 via CNPJ pela internet, você deve imprimir e preencher o requerimento de certidão de débitos e levar em um posto da Receita Federal da sua região.

Sempre leve as cópias acompanhadas dos documentos originais ou cópias autenticadas para não ter problemas ao retirar a 2 via do CNPJ.

Se o contribuinte tiver falecido, quem lhe fizer as vezes pode retirar a 2 via CNPJ, como inventariantes ou herdeiros, por exemplo, desde que comprovem o vínculo.

Como se vê, os documentos acima mencionados são de importância ímpar para o funcionamento de qualquer empresa. Por poderem ser acessados de qualquer dispositivo com internet, bem como serem impressos, facilitam muito a vida da empresa ou do empresário.

Se estiver precisando do comprovante de CNPJ, você pode acessá-lo gratuitamente pela internet, quando quiser e de onde bem entender.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *