Como pagar INSS como autônomo

Veja como fazer o Pagamento de INSS como Autônomo corretamente

Você é trabalhador autônomo e quer ficar em dia com suas contribuições junto a Previdência Social para no futuro ter garantido uma boa aposentadoria? Confira como é calculado e feito o pagamento de INSS como autônomo.

inss-autonomo

Quando chegamos em uma certa idade, temos o direito de receber alguns benefícios, dentre esses benefícios o mais famoso é a aposentadoria, mas para termos esse benefício futuramente é preciso estar em dia com o INSS, ou seja, o contribuinte deve sempre estar atento a este quesito. Algumas pessoas podem ter problemas para se aposentar, muitas vezes é por falta de informações e o desconhecimento de seus próprios direitos. Saiba que você autônomo pode sim estar em dia com o INSS.

Você que trabalha como autônomo pode muito bem ficar em dia com o INSS, para em um futuro bem próximo não ter nenhum problema quanto à solicitação de sua aposentadoria. Para começar a ser um contribuinte você deve se filiar a RPGS, Regime Geral de Previdência Social, dessa forma você deverá pagar a cada mês uma quantia mínima de 20% do salário de contribuição. O salário de contribuição é o valor que determinará a quantia que será recolhida pela Previdência Social, para os casos de receber um benefício futuramente. O salário de contribuição é recolhido de acordo com a sua renda fixa mensal, ou seja, esse valor irá ser alterado de acordo com o que você ganha e também de acordo com a tabela emitida pela Previdência Social.

Outro detalhe importante que deve ser lembrando é que independentemente de sua categoria de contribuinte, o valor mínimo e máximo do salário de contribuição deverá ser respeitado. Esse valor é atualizado anualmente. Muitas pessoas não têm idéia do quanto é importante ficar em dia com o INSS, ou seja, pagar o salário contribuição todo o mês sendo você um comerciante, feirante ou tem qualquer outro tipo de profissão, você deve pagar o salário de contribuinte da Previdência Social, do contrário poderá ficar sem benefícios importantes quando a idade chegar.

Confira:  Cálculo de Aposentadoria INSS - Simular

Mantenha-se informado sobre o assunto na RPGS de sua cidade e comece a pagar o quando antes. Lembrando que você também poderá obter informações diretamente no site oficial da Previdência Social.

Gostou? De um curtir:

174 Comentários em “Como pagar INSS como autônomo

  1. meu nome é alexandre, como faço para pagar o inss avulso,
    aquele talão amarelo que minha avó pagava, a onde eu compro ou me cadastro por internet, por favor me informe obrigado

  2. boa tarde meu nome e sebastiao garcia de souza sou autonomo contribuo com inss abri uma micro empresa pelo gov prestadora de servicos amei razao social sebastiao garcia de souza estou pagando a contribuicao da firma no valor de 37 reais e 10 centavos gostaria de saber se devo continua pagando o carne do inss no valor de68 reais e 42 cent ou devo pagarr os dois

  3. Eu trabalho como costureiraa autônoma e quero ficar em dia com o inss se isso for necessario, agora. Parei de tarabalhar em fevereiro deste ano, quanto tempo posso ficar sem contribuir sem prejuiso em minha aposentadoreia?

  4. OLÁ, TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA E PAGAVA INSS ATRAVES DA EMPRESA, HOJE SOU AUTONOMA, JA TENHO CADASTRO NA PREVIDENCIA, COMO FACO PARA ADQUIRIR O BOLETO PARA PAGAMENTO, GOSTARIA DE SABER O VALOR E DIA DE VENCIMENTO…. AGUARDO RESPOSTAS….

    ATENCIOSAMENTE

    1. trabalhava de carteira asinada o ano passado. hoje sou autonomo. quero pagar o inss tem como pagar os meses passados que estou sem carteira assinada.

  5. Sou aposentada pela Sec do Estado de SP como professora. Trabalhei de 1997 a 2004 na prefeitura, recolhendo inss.De 2005 a 2012 fiz recolhimento como facultativa. Foi negado meu pedido de aposentadoria. Posso pedir a restituição do recolhimento como facultativo? Como devo proceder o pagamento como autonoma, pois dou aulas de pintura em tela na minha casa. Posso pagar o recolhimento parcelas? ou de uma sóvez? Gostaria de uma informação correta, pois existe controvérsias nas orientações por mim procuradas. Agradeço a atenção. Clara

  6. sou autônomo (a) e gostaria de contribuir ao inss, gostaria de tirar duvidas sobre a bolsa familia q recebo dos meus filhos. Eu perco o beneficiu?

  7. no dia 27/07/2012 fui no inss troquei o modo de pagamento antes eu pagava como empresa hoje vou pagar como autonomo, vai ser no carne que dia que é a minha data de pagamento vai ser no mês de agosto qual o dia, espero respostas urgente ABÇ luiz

  8. Boa tarde! eu ganho em media a 550 mês, e gostaria de saber quando eu pagaria ao INSS como autonoma? e o que preciso fazer para começar a pagar.

  9. Sou contribuinte autônomo. Posso pagar o inss de um ano tudo num único mês.?

    1. anilson
      sou taxista , pago o carne do inss como autônomo ,mas atrasei duas prestações , tenho que voltar no posto da previdência para fazer as contas das parcelas atrasadas ou perco os dois meses e continuo a pagar as parcelas apartir desse mês com o mesmo carnê e com o mesmo valor que e pago

  10. tenho 64 anos ,queria saber se posso pagar o inss,paquei de 1986 a 1990 depois dei baixa agora queria voltar a pagar, o que devo fazer,não sei por onde comesar,ir ao o inss .

    1. que eu sei é só vc ir ate uma agencia e começar apagar , compre um carne em qualquer uma papelaria e vá com sua carteira de trabalho, com o numero eles fazem sua inscrição e vc já começa apagar ai quedo vc for na agencia da previdência de sua cidade já se informe quanto vc tem que pagar e quanto vc vai ganhar , e também vc tem que ter contribuído 15 anos para vc se aposentar por idade é que sei

  11. Minha mãe trabalhou 13 anos de carteira assinada, porém, na atualidade não trabalha de carteira assinada e já possui 53 anos como posso ajudar ela já que por contribuição tem que ser 15 anos? O que fazer neste caso.

  12. sou autonoma pago 20% sobre o salario minimo. gostaria de saber qual sera o meu
    salario ao me aposentar ? ( 1 salario ? 2 salario ? ) .

  13. anilda coutinho mathias -moro em são cristovão rj, tenho 53 anos e fui contribuinte do inss alguns anos, precisei de parar por estar desempregada,gostaria de saber se posso voltar a contribuir como dona do lar? aguardo resposta. obrigada.

  14. anilda coutinho mathias – ja fui contribuinte do inss , precisei de parar por estar desempregada, gostaria de saber se posso voltar a pagar como dona de casa?

    1. voce pode pagar como do lar pelo carne o codigo e 1929 tem todos direitos mais por emguanto tem que pagar 15 anos para aposentar por idade,estao mudando esta lei deus ajuda que de certo assim ajudara muitas pessoas.boa sorte que deus de ajude.

  15. Oi Meu é Nélia, sou dona de casa. Ha 11 anos pago o inss sobre 11% Estou pagando com muita Deficulldade. quero pagar 5% como devo fazer ? `ja Ligei para 135 mas,não sobre mi informar.Obrigada.

  16. Gostaria de saber partir de quanto eu pago porque ganho 250. Por faxina quanto eu posso pagar para me aposentar tenho 33 anos.

  17. Rita de Cássia Bispo dos Santos,,,,,,,, disse:

    Vou completar 53 anos em julho, tive carteira assinada por 04 anos, quero voltar a pagar o inss, quero saber o valor mínimo e o máximo que poderei contribuir, e com qual idade eu poderei me aposentar como autônoma?
    Obrigada!

  18. Quando meu marido viajou, eu pagava o INSS aqui no Brasil, quando ele retornou ao Brasil, começou a trabalhar em uma empresa com carteira assinada.
    Agora, está desempregado e eu quero pagar o carnê novamente. É só pagar ou tem que comparecer a um posto do INSS?

  19. Paguei contribuição como durante quase 4 anos, parei pois comecei a trabalhar com carteira assinada agora gostaria de voltar a pagar. Como faço? Basta eu pegar um carnê e voltar a pagar ou devo dar baixa em alguma coisa? Preciso ir a um Posto de Previdência me informar?
    Desde já agradeço.

  20. GANHO 500 REIAS POR MES E GOSTARIA DE CONTRIBUIR AUTONOMO OQUE FAÇO,E QUATO IREI PAGAR POR MES

  21. Paguei minha autônomiapor um tempo e prestei serviços a uma Empresa,depois disso não paguei mais. Quero voltar a pagar sem pagar os atrasados,começar tudo de novo.Como posso fazer isso. Há, se eu quiser pagar outra autônomia de serviços diferente eu posso.
    Neste site não nos dar muita opção, dê fazer os calculos já pagos.
    Atenciosamente beth

  22. Paguei minha contribuição como autônoma durante quase 5 anos, parei pois trabalhei de carteira assinada por 8 meses, saí do trabalho e agora gostaria de voltar a pagar. Como faço? Basta eu pegar um carnê e voltar a pagar ou devo dar baixa em alguma coisa? Preciso ir a um Posto de Previdência me informar?
    Desde já agradeço.

  23. Estou a 3 anos contribuindo para o inss, e gostaria de saber se tendo eu feito esse cadastro pelo site, ainda é necessário procurar algum posto do Inss para entregar alguma documentação, ou renovar esse cadastro. Fiz cadastro sob 11% do salário minímo, comprei o carnê e estou pagando.

  24. sou aposentado,quero voltar a trabalhar na industria,devo assinar carteira ou volto a trabalhar como autonomo?

  25. Oi minha sogra trabalha de empregada domestica mas ela desconfia que sua patroa nao esta pagando seu inss, gostaria de saber como fasso para conseguir puxar seu extrato de pagamento

  26. Quero recolher o inss sobre 1 sálario mínimo. Qual a porcentagem ( o valor) e como devo proceder. Comprar um carne ou tenho que me cadastrar no site da previdencia?

  27. Ola, bom dia, fui contribuinte do INSS, na categoria empregado, de1982 ate 2001. Me desvinculei do emprego e trabalhei como autonomo ate hoje mas nao contribui nesta categoria. Hoje estou com 53 anos e gostaria de voltar a recolher as contribuicoes inclusive as atrasadas de 2001 ateh hoje e a partir de hoje ateh completar o tempo para me aposentar por tempo de contribuicao. Indago o seguinte: eh possivel recolher os atrasados a partir de 2001? para serem juntadas aos 19 anos que contribui como empregado?
    Se possivel, como proceder aos calculos jah aque o sistema calcula somente a partir de 01/2007?

  28. Olá, boa tarde! Gostaria de me informar como eu posso contribuir financeiramente para aposentadoria dos meus sogros. O meu sogro tem 67 anos e embora seja autônomo, consta nos registros a profissão de “Torneiro Mecânico”. Minha sogra tem 66 anos, cuja profissão era costureira. Ambos nunca contribuíram. Atualmente residem na fazenda em que são proprietários, e nela trabalham como autônomos. A fazenda tem mais de 30 alqueires. Gostaria de saber qual procedimento devo tomar para iniciar a contribuição ao INSS em prol da aposentadoria deles e quanto tempo devo ser contribuinte para que eles ganhem a aposentadoria? Aguardo retorno, e desde já, agradeço pela atenção.
    Atenciosamente.
    Deila.

  29. ESTOU GESTANTE, E ESTOU SEM TRABALHAR COM CARTEIRA ASSINADA A DOIS ANOS, FIQUEI SABENDO QUE SE ENTRAR COM RECURSOS COM O INSS PODEREI RECEBER SEGURO GESTANTE , ISSO É REAL? COMO POSSO OBTER AJUDA, SEM MAIS AGRADEÇO DESDE JÁ.

  30. Eu paguei o INSS quando era oficial de justiça no ano de 1986 até 2003 depois ouve o concurso e eu não conseguir passar, eu tenho 45 ano,quero saber até que ano eu posso pagar, e aonde eu posso me informar sobre a contribuição do INSS.

  31. boa noite

    sou trabalhador autônomo estou querendo contribuir com o inss.
    para fazer o cadastro de contribuinte posso fazer pela internet ou tenho que ir diretamente a uma agencia do inss.

  32. ola c eu foose vc pagaria sim esse valor nada melhor do que saber que no futuro por mais que seja poco o retorno desse dinheiro sera util para alguma coisa

  33. começei a contribuir de janeiro de 2001 ate abril de 2002 edei continuidade em novembro de 2010, gostaria de saber se nao irei perder esse tempo anterior que contribui e se aos 60 conseguirei aposentar contribuindo ate la, tenho hoje 53 anos. por favor me esclareça por email. obrigado.

  34. Amei adorei otimo tirou a duvida da minha familia bsj fika com deus. obr site!!!!!!

    1. gostaria de saber com que valor irei me aposentar aposentar so falta dois anos .hoje ganho oitocentos e secenta reais obrigada

      1. pago para meu marido de aposentadoria autonoma a alguns anos pago o valor de cento e deis reais se ele se aposentar hoje qual valor ele pode receber ele tem trinta anos de trabalho .talvez ele vai de aposentas por invalidez obrigada

      2. Sou contribuinte do INSS como autônomo e para me aposentar como ” proporcional ” faltam 17 meses de contribuição. Gostaria de saber se posso pagar parcelas adiantadas ( pagando a do mes atual e a última parcela e assim por diante ) para que possa me aposentar mais cedo. Tendo 31 anos , 2 meses e 15 dias de tempo de contribuição e 58 anos de idade.

  35. eu gostaria de pagar minha otonomia posso fazer pele net como faço para me escrever

  36. Eu pago inss ha cinco anos e seis meses gostaria de saber quando fazer 60 anos se eu posso dar emtrada no benefissio.
    Gostaria de ter a resposta,Obrigado

    1. Quando a senhora completar 60 anos precisa ter 15 anos pago,caso contrario so vai conseguir se aposentar quando completar os 15 anos ou por invalidez.

  37. Ola Bom Dia ,eu gostaria de saber ,eu ja moro fora do Brasil tem seis Anos.E nunca paguei o meu inss ,tem como eu pagar este seis anos passados?

    1. tenho 56 anos ,trabalhei de carteira assinada18 mès, comesei a pagar autonomo em janeiro de 2012, sobre um salario minmo,queria saber se quando eu faser 60 anos se possso poagar os atrasados pra me aposentar por idade

  38. 14/03/2012 08h40 – Atualizado em 14/03/2012 08h40
    Britânica que alegava invalidez é pega se divertindo em parque aquático.

    E no Brasil é diferente?

  39. Eu sou altonoma resolvi contribuir com inss comprei o carne e dei entrada o valor é de 68,42 reais achei caro enão paguei nenhuma parcela ainda eu quero desistir como faço tenho que ir no inss para dar baixa ou é só deixar de pagar isso não vai me traser problemas futuros.

    1. O valor minimo para pgto como autonoma é de 124,40. Se vc parar de pagar com certeza vai ter muitos problemas no futuro,coisa que nao se da valor quando é jovem e cheio de saude,principalmente se precisar atendimento tipo saude,ou aposentadoria por invalidez etc ou doenca etc.
      Se ja é dificil pagar agora,imagine voce com 50 anos cheia de problemas,vai ser muito dificil conseguir emprego pois a preferencia é sempre por pessoas mais jovens,

    2. OLÁ IZABEL ,
      FIQUE TRANQUILA , É SÓ DEIXAR DE PAGAR A UNICA COISA E QUE SÓ VAI SE APOSENTAR COM 60 ANOS SEM DIREITO A 13.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135