Como pagar INSS – Tire suas dúvidas

Saiba tudo sobre o pagamento do INSS

Que todos os trabalhadores tem direito a uma aposentadoria digna, todo mundo já sabe. Não é novidade. Mas o que nem todos estão sabendo é que, para isso, você deve pagar seu INSS, todo mês, direitinho, durante alguns anos, de acordo com seu sexo e modalidade de aposentadoria, para ter direito ao benefício e ter um descanso tranquilo depois de vários anos de trabalho duro. E muitos também não sabem como se começa a pagar o INSS, para ter esse direito. Hoje viemos aqui para esclarecer algumas de suas dúvidas sobre a previdência social e como funciona a aposentadoria. Fique atento. Essas dicas podem ser muito importantes para você tirar todas suas dúvidas sobre o INSS.

como-pagar-inss

Vale lembrar que, ao trabalhar de carteira assinada, você já estará, automaticamente, inserido no INSS e pagando. Todo emprego de carteira assinada conta como tempo de contribuição para a Previdência Social. Já para quem trabalha como um empregado temporário, num contrato sem vínculos de emprego, pode se inserir no programa como um contribuinte individual. Quem se enquadra nessa parte do programa são os autônomos, freelancers e trabalhadores avulsos que prestam serviços individuais a empresas, sem que recebam salário todo final de mês, mesmo assim, essas pessoas podem fazer seu plano de previdência social pelo INSS.

E pessoas que não tem uma renda própria, como os alunos de escolas e universidades, donas de casa e pessoas que estão sem emprego. Para fazer pagamentos quando se enquadrar nestes casos, o contribuinte deve optar pela categoria de contribuinte facultativo. Vamos dar algumas dicas para quem quer fazer seu plano de previdência e pegar sua aposentadoria tranquilo. Em primeiro lugar, os autônomos tem que estar filiados ao Regime Geral de Previdência Social, RGPS, para poder fazer os pagamentos do INSS, todo mês, regularmente. Pelo menos 20% do salário de contribuição, que é o que se paga quando um serviço autônomo é prestado. Para o segurado facultativo, a contribuição se baseia no que ele declaro como renda durante o mês.

Confira:  Pensão Por Morte para Filhos - Regras

É importante respeitar os valores máximos e mínimos de contribuição pra não ter dor de cabeça na hora de se aposentar e ter de se aposentar por idade, que não é muito interessante, pois o valor do benefícios é muito inferior. Para evitar essa dor de cabeça, pague seu INSS corretamente. A Previdência Social é um benefício de todos os brasileiros e conhecer seus direitos é muito importante.

Gostou? De um curtir:

110 Comentários em “Como pagar INSS – Tire suas dúvidas

  1. Eu tenho 51 anos, nunca trabalhei de carteira assinada e nunca paguei inss, será que ainda posso pagar, para eu ter direito a aposentadoria, como eu faço?
    Obrigada.

    1. Tenho 50 anos sou do lar, o que fazer para começar pagar o inss, aguardo resposta obrigada , Adiara

  2. Olá, quem não recebe nenhuma renda mensal, não trabalha e é apenas ajudado pela família ou amigos por não conseguir trabalho, tem que pagar o INSS? E se ficar mais de 3 anos sem conseguir emprego, a pessoa tem como ter direito ao INSS nos anos que ficou desempregada?

  3. estou gravida e queria pagar inss para receber os quatro meses como faço

  4. Tenho uma empresa aberta em meu nome.mas está parada mais de 5 anos pois não tenho condições de fecha la .como faço para recolhor o inss? Já fui na previdência e me falaram q tenho que fechar a empresa.

  5. como pagar o inss como costureira autonoma oque eu preciso fazer para pagar?

  6. Ola.eu trabalho de empregada domestica e meu padrao nao quer assinar minha carteira e eu consigo pagar o inss sem carteira assinado e aonde que eu tenho que ir pra pagar o inss

  7. Bom dia

    Eu trabalho registrado e jà pago o Inss e ouvi dizer que posso pagar, atravez de carne tambem assim o valor da minha aposentadoria melhora ou seja :
    Tenho ainda 10 anos para contribuir e ja contribui com R$70,00 todo mes, mas posso pagar por fora um outro valor e a soma dos dois melhora o valor da minha aposentadoria isso é verdade

  8. Tenho 64 e me aposentei com 60 anos. Tenho uma Micro Empresa e não tenho empregados. Gostaria de saber se sou obrigada a continuar pagando o INSS.

  9. Eu trabalho por minha conta própria como faço para pagar o INSS???

  10. comecei pagando o FGPS em 1996 quando tive loja,deixei a loja e continuei pagando até o mês de outubro paguei 200 reais,só que mês de novembro paguei 70 reais pois estou sem condição de manter o 200 reais, preciso de orientaçâo, DESDE JA OBRIGADA …

  11. gostaria de saber se posso pagar inss para meu filho de 13 anos, como fazer.

  12. gostaria de saber como fasso para pagar o inns do meu marido ele é metalurgico e soldador e tem oficina propia em casa nao é registrada como posso ta efetuando esse pagamento ou me cadastrando .

  13. Minha mãe é casa no cartório, tem 81 anos, tem vários problemas de patologia, trabalhou muito no meio rural, mas nunca contribuiu;já foi ao posto do inss, para tentar dá entrada ao direito ao beneficio porém foi negado, com a seguinte justificativa, o salário do seu marido é superior ao mínimo. Pergunto eu, isso é correto? por que ela tem idade e direito para o tal. gostaria de uma boa explicação…me ajude.

  14. OLA BOA TARDE TIRE MINHA DUVIDA POR FAVOR FICAREI MUITO GRATO E O SEGUINTE TRABALHEI DE CARTEIRA ASSINADA A 10 ANOS ATRAS FUI DESEMPREGADO E DE LÁ P CÁ RESOLVIR TRABALHAR COMO AUTONOMO MAIS NO MESMO TEMPO DEXEI DE CONTRIBUIR COM O INSS TIVE UM ACIDENTE DE MOTO EM MARÇO DE 2012 DEPOIS DESSE ACIDENTE COMECEI A CONTRIBUIR COM O INSS POIS ME INFORMARAM QUE PERDIR A QUALIDADE DE SEGURADO 6 MESES DEPOIS DE CONTRIBUIÇÃO MARQUEI UMA PERICIA NO INSS E FOI NEGADO ELES RELATARAM QUE NA EPOCA DO ACIDENTE EU NÃO TINHA A QUALIDADE DE SEGURADO ATE AI TD BEM MAIS MESMO ASSIM COM MUITA LUTA E SEM AUXILIO NENHUM EU ME RECUPEREI E DE LÁ P CA NUNCA MAIS DEXEI DE CONTRIBUIR COM O INSS SO QUE AI A MINHA DUVIDA POR MUITO AZAR DO MESMO CAIR DA ESCADA E QUEBREI O FEMUR NOVAMENTE MAIS TOU EM DIAS COM O INSS SERÁ QUE AGORA TENHO ALGUM DIREITO GRATO BOA TARDE AILTON DE OLIVEIRA JUNIOR.

    AILTON DE OLIVEIRA JUNIOR

  15. comesei pagar o inss e depois tive que parar quero saber se tenho que comprar novo boleto ou posso continuar com o mesmo ja que tem nove meses que parei de pagar por faavor mem ajuda.

  16. Bom dia!!!!

    Tenho registros em carteira já averbado, porém consta período sem registro. Gostaria de saber se posso contribuir esse tenho sem registro. Quais as providências que devo tomar. Aguardo resposta.

  17. paguei o inss ate 15 06 2012 depos eu comesei a trabalha de carteira assinada ate o dia 01 06 2013 fui mandado enbora e recebi alcilio desemprego durante 4 meses que acabou no dia 05 10 2013 quero pagar novamente e gostaria de saber se tem algum atraso nesse periudo de cartera assinado e alcilio desenprgo por favor eu preciso de orientaçao pra comessa a pagar

  18. ola!! paguei a previdencia social em 2011 por tres meses, hoje eu sou autonoma o que faco pra continuar pagando, e o que devo fazer

  19. bom dia tenho 52 anos e 26 anos de contribuçao quero saber se posso fazer pagamento paralelo pois eu trabalho com carteira assinada este pagamento seria para diminuir o tempo que resta

  20. o inss deveria cria um cartão cidadão para que os contribuintes possa verificar sua situação no inss sem precisar se deslocar para uma agencia

  21. ja trabalhei de carteira assinada alguns anos, hoje não trabalho mais, mas gostaria de contribuir com inss, como posso contribuir individualmente? o que devo fazer? e tem como pagar os atrasados?

  22. Trabalhei como autonomo de janeiro de 2000 a dezembro de 2008 e paguei meu inss normalmente e fiquei de janeiro de 2009 ate junho de 2009 sem pagar o inss, pois em junho de 2009 comecei a trabalhar de carteira assinada ate hoje, ha algum problema? Tenho que procurar a previdencia social pra relatar essa situaçao? Me ajudem por gentileza!

  23. Olá eu pago a contribuição por autonomo ja faz alguns anos mais toda vez que tem o reajuste eu fico em duvida sobre o valor ha ser pago queria saber como faço a conta ou se tem alguma tabela em algum site pra mim ver o valor certo ha ser pago!!!! Desde ja obrigado

  24. como fasso p pagar meu inss dos periodos que fiquei parada sem registro em carteira.desde ja agradeço a sua atenção

  25. tenho 48 anos trabalho 15 anos sem registro com faço agora para me aposentar tenho muita dor nas costa nao estou aguentando mais trabalhar toda vida trabalhei com criança sou berçarista de uma escola infantil espero resposta Ivone obrigado

  26. Sou contratada pelo estado de sergipe e pago inss. Estou precisando fazer uma cirurgia de urgencia gostaria de saber se vou ficar recebendo pelo inss, pois não sou efetiva e sim contratada.

  27. Pago INSS autonono, agora comecei trabalhar de carteira assinada.
    Gostaria de saber se tenho que parar de pagar minha inscrição como autonomo.
    Pois estou contribuindo 2 vezes.

  28. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA PAGAR INSS PARA MINHA MULHER ELA E DONA DE CASA GOSTARIA DE PAGAR POR FORA PARA ELA

  29. Como faço pra assinar a carteira de trabalho de minha empregada doméstica?

  30. ola tenho uma duvida eu trabalho em uma empresa e la e descontado em folha de pagamento o valor de contribuição (e se eu paga se aparte e somado como ano no meu tempo por ex; 1 ano e 2anos ou e so boato grado aquado uma res; sem mais

  31. tenho 58 ano fiquei 32 casada meu marido nunca quis pagar meu INSS ele morreu hoje tenho que trabalhar de domestica para sobreviver ele foi tão ruim que nem apensão tive direito

  32. ola!! eu tenho um marido estrangeiro eli tem 37 anos esta trabalhando como cuzinheiro.
    agora queremos nos transferir no brasil .
    queremos abrir uma lanchoneti e queriamos saber quanto eli paga de taxa e contributi para eli se aposentar no brasil e quais os documentos e como fazer.obriagada

  33. Eu tenho um marido istranjetiro e queria saber quanto se paga de contribuicao para eli se aposentar no Brasil e os procediemtnos que podemos fazer? obrigada

  34. Sou contribuinte individual e recolho no código 1007 e estou em benefício de auxílio doença até o dia 18 de Janeiro de 2013, eu preciso recolher o mês de Janeiro ? Ouvi dizer que tenho de recolher do dia 18/01 em diante, proporcional, é verdade ? Ou pago o mês de Janeiro completo ?

  35. Ola sou dona de casa 54 anos e gostaria de saber quanto tenho que pagar para a contribuição do INSS e me aposentar confesso que nunca contribui ântes por falta de condições..(INFELIZMENTE)e hôje estou perdida pois com dificuldades para trabalhar, hernia de disco mais esquizofrenia e hipotireoidismo subclinico. Gostaria de informação sobre o assunto e muito grata caso responda á esse.

  36. ola boa noite, tenho 45 anos e 18 anos de contribuição, e não trabalho mais registrado como faço para continuar pagando o mesmo valor, exemplo, gonhava 2100 reais quanto tenho que contribuir mensalmente aguardo resposta.

  37. gostaria de saber como faço p começar pagar o posentadoria sou dona de casa e recebo bolsa familia .pago menos no inss ??? quanto mais o menos a onde devo ir como fazer para começar a pagar ? me responda obg..

  38. geile mirian oliveira da silva passos disse:

    eu tenho 24 anos e sou dona de casa , mais fiquei sabendo pelas noticias ,no jornal , que nos mulheres dona de casa podemos pagar a contribuiçao com um valormais razoavel do que , as pessoas que trabalham ,registradas , porem tenho vontade de pagar a contribuiçao e gostaria de saber qual e o valor , para donas de casa .obrigado e quero saber como faço para pagar se tenho que ir a agencia do inss mais próxima de minha cidade já que aqui não tem agencia

  39. Porque tenho que pagar previdencia social (cod de pagamento 2631)dos funcionários de uma empresa que prestou apenas um serviços dentro da minha? É correto?

  40. olá sou sergiane e tenho 29 anos,sou musico coo faço para começar a pagar pois tenho minha carteira a 15 anos e quais os direitos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135