Como Planejar Aposentadoria

Aposentadoria Planejamento

Sabia que é possível planejar a sua aposentadoria com antecedência para receber mais dinheiro no futuro?

Isso porque todo mundo sabe: é complicado viver só de aposentadoria do INSS, caso seja o seu caso. É bem difícil ganhar mais do que um salário mínimo e, quando muito, pouco mais do que isso.

como-planejar-aposentadoria

Infelizmente o trabalhador labuta quase toda a vida, mas chega ao ponto de precisar continuar trabalhando com carteira assinada ou como aposentado autônomo para conseguir pagar todas as despesas nessa fase, que deveria ser uma das mais especiais da vida.

Em alguns passos simples, seguindo dicas poderosas, você descobrirá tudo sobre como planejar aposentadoria. Garanta uma renda boa no seu futuro, para ter um final de vida com mais conforto e sem preocupações.

Dicas para planejar a aposentadoria

Uma das dicas para planejar a aposentadoria é começar agora! Isso mesmo, não espere os anos se passarem para começar a pensar no seu futuro.

O tempo passa muito rápido e quando menos nos damos conta, já estamos nos aposentando. Se você se planejar, poderá ter uma renda bem mais alta na aposentadoria.

Existem, inclusive, várias ferramentas para te auxiliar no planejamento. Dessa forma você pode planejar a aposentadoria pela internet, com o auxílio de programas e aplicativos pensados para te ajudar nesse momento tão importante.

Afinal de contas, é o seu futuro que está em jogo. Faça uma simulação de quanto você vai receber na aposentadoria, com quantos anos vai se aposentar e muito mais.

planejar-aposentadoria

Vale a pena planejar a aposentadoria?

Vale a pena planejar a aposentadoria, pois assim você estará consciente de tudo sobre o seu futuro financeiro. Muita gente deixa de fazer o planejamento e depois se assusta com o baixo valor da aposentadoria.

Confira:  Calculadora de Aposentadoria

Dependendo do seu planejamento, você pode até mesmo começar a investir na previdência privada, como forma de garantir uma renda ainda maior quando se aposentar.

Só fique atento em escolher plano de previdência privada de instituições verdadeiramente confiáveis, ou seja, que não venham a falir ou a ter problemas de uma hora para a outra.

Assim, para garantir que o seu planejamento da aposentadoria realmente te dará frutos quando você precisar (e não dores de cabeça e falta de recursos), analise todas as propostas, verifique o tempo em que a instituição pretendida está atuando nesse mercado.

Muitos bancos grandes, que, a princípio, não terão esse problema, oferecem planos de previdência privada para planejar a aposentadoria com muito mais segurança.

Às vezes os valores podem parecer mais caros, mas, acredite, é muito melhor garantir do que remediar a falta de confiabilidade de empresas novas ou que não estejam tão sólidas.

Se preferir, faça o plano de aposentadoria com base na compra de títulos do tesouro nacional, que são baratos e confiáveis ou simplesmente deixe o dinheiro na poupança.

O rendimento não é dos melhores, mas a poupança é quase inviolável e você terá muito mais segurança de que seu dinheiro vai render pouco, mas vai render alguma coisa.

Caso tenha capital para arriscar, pense em investir na bolsa de valores, desde que entenda sobre o funcionamento desta.

Como fazer o planejamento da aposentadoria?

Quem contribui apenas com a alíquota base da previdência normalmente aposenta com um salário mínimo. E você sabe como esse é um valor muito baixo. Para conseguir uma aposentadoria melhor é fundamental que você se prepare.

plano-de-aposentadoria

Para fazer o planejamento da aposentadoria é muito fácil. Basta que você tire algum tempo do seu dia para realizar contas simples.

Confira:  Aposentadoria por tempo de contribuição

Você só vai conseguir benefícios melhores se planejar a aposentadoria com antecedência. Pense no seu futuro e de sua família. Tenha o conforto que você sempre sonhou, numa fase da vida que você já não estará tão disposto para o trabalho. Todos os brasileiros sonham com a aposentadoria, pois é um dos melhores benefícios pagos ao trabalhador.

Agora que você já sabe como planejar a aposentadoria online, está na hora de conhecer tudo sobre o seu futuro financeiro. Uma ótima ideia é começar a investir dinheiro na previdência privada, ao contrário de só contar com o INSS. Dessa forma a sua aposentadoria será com um valor bem mais alto do que o normal. Comece a programar a sua aposentadoria o quanto antes, de forma que tenha mais tempo para investir.

Segredos para planejar a aposentadoria

O segredo para planejar a aposentadoria está em fazer isso de forma séria, pensando em todos os fatores. Leve em consideração a sua idade, quantos anos faltam para que você se aposente e o número de pessoas que dependem de você financeiramente. Dessa forma você poderá se planejar melhor e não vai passar aperto quando estiver recebendo a aposentadoria.

Viu só como é importante planejar a aposentadoria? Faça já todos os cálculos para saber se o valor do seu benefício no futuro será suficiente para o seu sustento. Não passe aperto.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *