Como se aposentar

Como se aposentar no INSS

Muita gente tem duvida sobre como se aposentar através do INSS. Trouxemos aqui algumas informações sobre como se aposentar, veja quais são os tipos de aposentadoria e os documentos necessários para você requerer a sua aposentadoria junto a Previdência Social.

como-se-aposentar

Olá, futuro aposentado! Após muitos anos de luta, conquistas e muito suor, chegou o período de você se preocupar somente com sua aposentadoria, não é mesmo? Você é merecedor, continue a leitura e lhe mostrarei nesse artigo como iniciar dar os primeiros passos para a aposentadoria. Mas antes que tal conhecermos um pouco da Previdência Social? Um direito tão importante para a maioria da população brasileira que trabalha no regime da CLT. Vamos lá?!

A nossa Previdência Social é uma espécie de seguro, sendo sua função relacionada com o trabalhador que perdeu sua capacidade de trabalhar, seja por invalidez, seja por idade. Durante o tempo trabalho você sabe que não recebe 100% do seu salário, isso se deve a não só aos impostos, mas também ao INSS, já que parte do seu salário vai para essa espécie de seguro, e então quando você se aposenta ainda continua recebendo o seu salário, porém, com outro nome, popularmente conhecido como aposentadoria.

Chega uma hora em que a gente acaba se perguntando Como se aposentar, mas tem pessoas que nem imaginam quais são as burocracias e as leis para que isso ocorra e para trazer um pouco de informações para vocês nós estamos trazendo algumas dicas de Como se aposentar, então não deixe de conferir.

A aposentadoria aqui no Brasil é dividida em vários tipos, então primeiro vamos conferir quais são os tipos de aposentadoria para você entender como funciona mais ou menos esse processo:

Confira:  Portal Meu INSS - Serviços, Cadastro

Aposentadoria Especial: esse tipo de aposentadoria é destinado a pessoas que já trabalharam em situações de risco, por isso que é importante que o segurado tenha documentos que comprovem isso, se não ele não consegue aposentar;

Aposentadoria Por idade: é uma das aposentadorias mais conhecidas aqui no Brasil, e como sabemos os homens podem aposentar quando tiverem mais de 65 anos e as mulheres quando tiverem mais de 60 anos;

Aposentadoria Por invalidez: esse tipo de aposentadoria sempre causou brigas na justiça, pois o assegurado tem que provar sua invalidez, e antes muita gente usava problemas na coluna para se aposentar, mas hoje isso não pode ocorrer mais;

Aposentadoria Por tempo de contribuição: também é um tipo muito comum, e nesse caso o homem tem que ter contribuído 35 anos e a mulher 30 anos.

Agora que você já sabe os tipos de aposentadoria você pode entender mais sobre Como se aposentar, e a aposentadoria é feita no Ministério da Previdência Social, e caso você queira fazer uma simulação de contagem de tempo de contribuição no site tem esse simulador.

Os documentos para se aposentar normalmente é a copia do RG, CPF, inscrição no PIS/PASEP, carteira e trabalho e  vários outros, mas quando você vai dar entrada eles te informam certinho quais são os documentos que você tem que levar, então não precisa se preocupar.

Gostou? De um curtir:

111 Comentários em “Como se aposentar

  1. O stj teu direito a vigilante se aposenta especial ja posso dar entrada minha aposentadoria visto que ja tenho 29 aqnos de vigilante.

  2. O stj concedeu em novembro o direito vigilante se aposentar Especial,tenho 29anos de vigilante posso dar entrada na especial. data preciasa: 08 de abril de 1984 a 05 de dezembo de 2012.

  3. Trabalhei durante 18anos sem carteira assinada. trabalhei durante 2anos e onze meses numa creche .com carteira assinada,agora com 63 anos e desempregada ,quero saber como posso fazer para pagar o que falta ,para me aponsentar por idade.obrigado pela ajuda ..

  4. Tenho 49 anos de idade, e 22 anos e 7 meses de contribuição, posso dar entrada na aposentdoria.

  5. Tenho 57 anos de idade, sou representante autonomo, contribui inss 28 anos(+-),aí fiquei doente, e fiquei em tratamento (+-)6 anos aí parei porque não teinha condições pagar inss, como fica minha situação ainda estou desempregado?opções que tenho para me aposentar ? ou começo novamente a pagar, ou pago como autonomo daí em diante+- pagava sobre 5 salários na época, ou pago tudo de uma vez para pode me aposentar?? me de uma sugestão??

  6. MINHA MÃE TEM 62 ANOS,E +OU-10 ANOS DE INSS JA PAGO. SERA QUE ELA PODE SE APOSENTAR COM ESSES 10 PAGOS E CONTINUAR PAGANDO O RESTANTE DO TEMPO QUE FALTA. ESPERO ANCIOSA PELA RESPOSTA. MUITO OBG.

    1. Minha esposa quando solteira trabalha na cidade de Bauru e contribuia com o INSS, inclusive quando casou retirou o beneficio do PIS.Entretanto depois que casou não mais trabalhou e a sua carteira de trabalho foi desviada, não tendo mais nenhuma prova dos tempos em que recolheu os beneficios.Gostaria de saber se ela pode contar com esse tempo afim de se aposentar agora e como faria para conseguir esse tempo.Hoje ela tem 63 anos e é domestica(do lar). Necessario se faz esse beneficio por menor que seja pois ela apresenta problemas de saude.Aguardo resposta pelo e-mail sobre o que fazer.

  7. conheço um senhor que sofre com os danos causado pelo AVC e nao consegue a aposentadoria, tambem conheço uma mulher que de tão ruim, é reconhecida como louca pela justiça, e recebe aposentadoria, mas engraçado lugar de louco e no hospicio, e louco não pode dirigir não é! agora , essa minha conhecida dirige e muito bem por sinal! e tem uma saude para arrumar confusão com os vizinhos

  8. minha mae trabalha em uma casa de família a muitos anos e ja tem direito a aposentar por contribuiçao mas descobrimos que a padroa dela nunca pagou os descontos e a agora oque fazer

  9. vou completar 60 anos agora no proximo ano oi oi 2013 tenho quase 13 anos contribuidos como devo proseder para da entrada para eu me aposentar por idade? obrigada

  10. Gostaria de saber como faço pra contribui pra me aposentar sou autônomo?

  11. Tenho 62 anos, 3 anos de trecho e 22 anos de serviço público. Ganho 2.500,00. Com que idade vou poder aposentar sem perda no salário?

  12. Minha mãe recebe a pensão de viúva, na epóca ela conseguiu pelo funfo rural, agora ela completou 60 anos de idade, gostaria de saber se tem direito a aposentadoria por idade. Aguardo resposta.

  13. Comecei a trabalhar com 14 anos na fazenda do meu pai, sem carteira assinada. Trabalhei 18 anos sem carteira, em 1988 vim trabalhar na Copasa, portanto irei fazer 25 anos e carteira assinada em fevereiro, queria saber como faço para contagem de tempo destes anos que trabalhei sem carteira e se tem como me aposentar

  14. Senhores, como nós do Brasil temos muito medo das maracutaias nesses orgãos públicos? Pois veja: Tenho um irmão que completou 65 NOS EM 29 DE AGOSTO dESTE ANO. E ele está feito barata tonta na cidade em que mora em Petrolina-pernambuco, e nas cidades vizinhas e os funcionários do inss dizem que ele precisa ter carteira assinada, outros dizem que ele não pode por que a mulher tem uma empresa com cnpj, outro do inss diz que não pode por que ele precisa ter comprovante que é separado da mulher, outro pede a conta da luz e de agua e diz que a conta e muito alta, e ue ele tem que comprovar que não tem renda ( pelo que sei nAõ há clausula no inss dizendo que a pessoa tem que ficAr no escuro e com as torneiras sem agua para poder ter o direito a aposentadoria por idade. Minha gente, eu vou espeArr a resposta desse e-mail, depois vou partir para radio e televisão, que acHo isso uma humilhação, e falta de respeito as leis do nosso Brasil. ObGDA

  15. tenho carteira assinada e contribuo desde os 15 anos agora tenho 42 anos e 3 anos
    de lavoura comprovados me informe se é possivel já encaminhar os documentos
    att.
    obrigado

  16. Trabalho desde 1970, meu primeiro registro foi 1972 ,até 1989 como empregado, no período mês marco 1989 até 1997 recolhi como autonomo ate mes de abril 1997, no mês de abril de 1997 voltei trabalhar como empregado novamente até que sofri um acidente início 1998 dai então estou recebendo o seguro acidente até hoje , mas voltei a recolher inicio de 2009 até agora , eu queria saber se esse tempo de 1998 até 2008 que não recolhi ,se este período que não recolhi entra nos cálculos para que eu possa aposentar por tempo máximo que é de 35 anos ? obs; tenho 57 anos.

    1. compremento de dados RG.8.379.182.6 – CPF. 879.419.888.87

  17. Comecei a trabalhar com 20 anos, tenho a carteira assinada com alguns intervalos de um emprego para outro, e tem 10 anos que trabalho sem carteira assinada em uma instituição militar, que é por contrato,gostaria de saber como faço para contagem de tempo.
    Muito obrigada

  18. O INSS aposenta com muita facilidade sabe quem: Os deputados, os Senadores emfim, os políticos etc etc etc. Quem trabalhou na lavoura por um longo período e quer somar com o tempo de contribuição ao “INSS”, encontrará um enorme borocracia e o próprio INSS instrui seus fiscais para levar (enrolar) até o máximo de tempo em não conceder a aposentadoria, muito embora o cidadão tenha direito. Inventam 1001 leis, desconversam tudo e não concedem e ainda condenam o requerente a pagar honorário advocatícios. É UMA VERGONHA e a mais pura realidade.

  19. Boa tarde!!
    Minha mãe faleceu e pagava INSS como autônoma, como que eu devo proceder para que o meu pai possa receber o benefício e quais os documentos necessários.
    Desde ja agradeço!
    Obrigado.

  20. me aposentei com trinta e dois anos de conttribuiçâo mais continuo trabalhando gostaria de saber se vou poder agregar anos para completar trinta e cinco anos

  21. Olá. Minha mãe tem 56 anos e tem problema na coluna, ela toda vida trabalhou na roça sem registro na carteira, como faço para ajudar ela aposentar, ela consegue aposentar com uma carta do dono do sitío comprovando o tempo de serviço?

  22. tenho 55 anos 19 an0s e nove meses de contribuição posso me aposentar

  23. gostaria de saber se posso entrar aposentadoria breve tenho 23 anos de carteira só que trabalhei firma tinha insalubridade tenho 43 anos me informa .

  24. De acordo com orientação que tive do INSS da minha cidade, devo poder me aposentar em 2014. Como ainda faltam dois anos, gostaria de saber se posso pagar estes dois anos e me aposentar ainda este ano.
    Desde já agradeço se puderem me responder

    Atenciosamente
    Cinthia

    1. Cinthia, na verdade, não há possibilidade dee voce recolher o inss antecipado. Deverá recolhê-lo mes a mes até completar os dois anos. Após isto,sim, voce poderá dar entrada em sua aposentadoria. Abraços.

  25. estou com 51 anos de idade se eu perder o emprego,e não conseguir um outro por causa da idade. como posso pagar o INSS.
    Existe alguma maneira que vocês possa me informar

  26. Noa sei , ma gostaria de saber. trabalhei quando jovem na lavoura em teras do meu pai dos 14 ao 18 anos, depois disso estudei e ja contribu diretamente ha 27 anos, eu tenho o direito de somar trabalho rural e mais contribuição chegando a 35 anos,de contribuiçõ, lembrando que tenho 53 anos de idade.

  27. Estou prestes a me aposentar por idade, porém trabalhei em uma empresa que foi desativada pelo Governo aqui em Brasília ( ICS), e que não recolheu as contribuições devidas, como devo proceder?

  28. Aina tem a dos 70 anos de quem nunca contribio para a previdencia e não tem renda nenhuma !!!!

  29. Uma pessoa que contribuiu a mais de 10 anos e que tem 60 anos de idade sexo feminino podera se aposentar.

    aguardo resposta

    1. só com 15 anos de contribuição, caso tenho uma inscrição em aberto é só recolher os atrasados sobre 11% do salario minimo atual.

  30. eu queria saber se o tempo de comtribuçao da roça junta com o tempo de carteira assinada gostaria de uma resposta obligado.

    1. sim mas vc tem q comprovar as vezes e marcado entrevista rural

  31. trabalho com dentista manipulo materias usados nos procedimentos,bem como ,atendo a quatro maos, sangue saliva agulhas descartaves no entanto, alem de nao consideral a minha insalubridades nao deram a aposentadoria em cima da que contribuir 30 anos.

  32. comecei a trabalhar 30 maio 1979 e fiquei sem contribuir de 1991 ate 2000 o restante esta atualizado e gostaria de conseguir aposentadoria por tempo contribuido ate dar os 35 anos sera que consigo; me responda no meu email.

  33. SOU FUNCIONARIA DA CAMARA DE VEREADORES , GAMNHO UM MIL REAIS, TO COM 33 ANOS DE SERVIÇO E 52 ANOS DE IDADE, TO QUERENDO ME APOSENTAR , COMO FICA MINHA SITUAÇAO, EU VOU CONTINUAR GANDO UM MIL REAL , OU O FATOR PRESIDENCIARIO ENTRA AI PARA DIMINUIR MEU SALARIO.

  34. trabalhei como caminhoneiro p/88/89/95/96/97/98,tenho 34 anos inss pago e 55 idade posso me aposentar integral? sei q n~~ao terei resposta, pois, é pessimo o atendimento do inss mesmo assim me aventuro.

  35. Já venci o tempo de contribuição de 35 anos neste mes, que tipo de documentação devo levar para requerer a minha aposentadoria? E estou residindo em Piabetá, Magé, será que posso me apresentar no inss de Magé?, Sendo só para o momento desejo felicidade a vcs do inss.

    Abraços
    JOSE VALENTE DE SOUZA -reg.11719732439

  36. Eu gostaria de pagar o inss, queria muito de fazer um cadastro pela internet mas não sei como.

  37. Peço por gentileza, se possivel, nos informar, se há algum beneficio em nome da minha sogra,pois ela é analfabeta, e deu entrada no pedido de aposentadoria por idade, ja algum tempo, e como moramos em Portugal, nao sabemos de nada e até essa data ela ainda não recebeu nada.

    Nome : Alzeni Euvira de Souza
    End : Av Antonio Grendene, 161
    Cidade : Nova Londrina Pr
    CEP : 87970-000

    1. Rubens Francisquetti, As informações dos segurados do Inss são sigilosas. Você deverá ir á uma agência da Previdência Social junto com sua sogra ou ir com uma procuração, e lá pedir esta informação. O sistema da previdência é restrito á funcionários.

  38. Gostaria de saber como0 aposentar sendo que nunca trabalhou regostrado e já tem 60 anos, entao nunca pagou inss, tem condições so pela idade não pela contribuição?

    1. tenho 43 anos nunca contribui para inss,porque nao sou registrada qunto tempo que tenho que pagar para me aposentar

    2. só com 65 anos homem e mulher ou 15 anos pagos/contribuidos sendo 60 mulher e 65 homem.

    3. faço 60 anos em março ,mas vai faltar uns 3 meses para completar os 15 anos de contribuiçao.gostaria de saber se posso pagar esses meses que faltam e me aposentar agora.

  39. Comecei a trabalhar com carteira assinada com 16 anos e hoje tenho 36, mas nesses 20 anos trabalhei alguns anos sem registro o que faço para contribuir os anos que faltarão, se puderem me responder ficarei agradecida obrigada.

    1. os anos q faltaram não são possíveis, só se vc tiver uma inscrição como autônoma ou empresaria., aí sim vc consegue, fora isso só os ultimos 6 meses por facultativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135