Consulta Aprovação de Aposentadoria

Como consultar pedido aposentadoria no INSS

Os beneficiários da Previdência podem fazer consulta online sobre o seu pedido de aposentadoria INSS. A consulta é feita gratuitamente, pelo site de serviços da Previdência e também pelo número de telefone INSS 135.

O cidadão poderá verificar como está a consulta de aprovação de aposentadoria. Se existir algum problema ou a aposentadoria for negada, o INSS entrará em contato e os prazos para recorrer estarão vigentes.

consulta-aposentadoria-previdencia-social

É possível fazer consulta de aposentadoria por meio do número de benefício, que é o protocolo gerado quando a pessoa entra com pedido no INSS. Assim, guarde bem o número de benefício e mantenha seus dados atualizados, especialmente endereço, pois o INSS entra em contato por meio de correspondências oficiais.

Com o número de benefício é possível consultar aposentadoria pela internet ou pelo telefone 153 INSS.

Pedido aposentadoria negado

Caso haja alguma divergência na documentação ou falta de preenchimento de requisitos do INSS, você poderá fazer pedido de reconsideração ao INSS em até 30 dias.

Se não tiver sucesso e o pedido de reconsideração for indeferido, você pode recorrer.

Consultar status de Aposentadoria Online

Para realizar a consulta da situação do benefício pelo site da Previdência Social, é preciso ter em mãos o número do benefício do INSS. O mesmo deve ser feito para outros benefícios solicitados ao INSS, como nome de usuário, CPF e número do benefício.

Depois, é só acessar o site do INSS, clicar em “Consulta situação de benefício” do lado esquerdo da página e após clicar em “Acompanhar pedido”. Será mostrada uma nova página. Aí é só preencher dados, digitar captcha e ir a outra página com situação de benefício INSS.

Confira:  Consulta INSS Pago

É possível que a consulta de aprovação de aposentadoria mostre os seguintes resultados:

  • Habilitado: documentos estão no INSS, mas a análise não terminou
  • Deferido: pedido foi aprovado
  • Indeferido: documentos ou pedido não foram aceitos pelo INSS.

Muitas vezes por alguma divergência o INSS pede o encaminhamento de mais documentos para provar que a pessoa tem direito à aposentadoria. Tudo é feito por carta enviada ao endereço do beneficiário, como já mencionamos acima.

consulta-aprovacao-aposentadoria-inss

Como vimos também, se o pedido INSS foi negado, o beneficiário requererá à Junta de Recursos a revisão ou reconsideração do pedido de aposentadoria INSS. É sempre importante enviar todos os documentos que você puder, para aumentar as chances.

Prazo aposentadoria concedida INSS

O INSS tem até 45 dias para pagar aposentadoria concedida INSS. O prazo conta a partir da data de apresentação de documentos perante o INSS. Se o pagamento da aposentadoria atrasar, o INSS precisa fazer pagamento com valor corrigido pelo INPC –  Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Se o benefício for pago a menor ou houver contribuições INSS em atraso, tudo será trazido na carta de concessão de benefício, que é um documento onde vão constar todas as informações INSS, como cálculos, datas, bem como necessidades outras do INSS.

Extrato de Contribuições do INSS

Você pode fazer consulta INSS por meio do Portal Meu INSS. É só fazer o cadastro e validar a senha com seus dados pessoais pelo telefone INSS 153. Depois disso, você pode fazer consultas de extratos, histórico de benefícios, dentre outros documentos, e até fazer agendamentos para fugir das filas enormes do INSS.

consultar-aprovacao-beneficio-inss

O governo informatizou grande parte dos serviços INSS para melhor atender a população. No passado, era preciso que a pessoa fosse até a agência do INSS para ver esse tipo de informação, o que custava tempo e dava dor de cabeça. Ainda, o governo embora faça concursos para o INSS, mostra defasagem de pessoal.

Confira:  Seguro Desemprego 2019 - Consulta, Valor

Dessa forma, o atendimento online do INSS supre tanto a necessidade do cidadão, como do governo, dando mais agilidade nas informações.

Claro, alguns atendimentos, como perícias, devem ser feitos de  forma presencial pelo INSS, mas não obstando o agendamento feito por telefone ou pela internet, o qeu facilita a vida dos segurados do INSS.

O INSS é uma autarquia vinculada ao governo federal que visa administrar toda a questão que envolve a Previdência Social no Brasil. O INSS é custeado tanto por pessoas físicas, com carteira assinada ou não, obrigatórios ou facultativos, como por contribuição social paga pelas empresas.

O INSS atua com base no princípio da solidariedade, onde todos devem contribuir com o INSS para que possam receber seus benefícios. Assim, o pagamento que cai na conta do INSS hoje serve para custear os benefícios de quem já está os recebendo. Os próximos trabalhadores do futuro que entrarem no mercado de trabalho vão pagar a aposentadoria de quem precisar e assim por diante.

Gostou? De um curtir:

1 Comentário em “Consulta Aprovação de Aposentadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135