Consultar Benefício do INSS

Benefícios do INSS Consulta

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, a exemplo de outros órgãos públicos, está disponibilizando grande parte dos serviços prestados aos contribuintes através da internet. Com o avanço da tecnologia, torna-se mais fácil para qualquer pessoa informar-se sobre o que precisa, evitando perder tempo em filas de espera ou para marcar um horário para ser atendido.

O INSS implantou a consulta online, onde o contribuinte pode receber informações sobre benefícios, aposentadoria, saldos, extratos, etc., sendo um serviço totalmente gratuito, bastando que o contribuinte acesse o site do órgão e informe seus dados.

consulta-beneficio-do-inss-300x260

A consulta aos benefícios do INSS agora pode ser feita pela internet no site da Previdência Social, outra coisa que pode ser feita agora também é o agendamento para a consulta dos benefícios pelo próprio site da Previdência, é só você escolher data, hora e local e agendar não vai precisar enfrentar fila, nem perde um tempão esperando ser atendido, o agendamento deixa a consulta rápida e fácil, poupando os beneficiários do INSS de muitos problemas.

Para consulta o seu beneficio do INSS basta acessar essa pagina da previdência social www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html e informar o número do seu beneficio (sem pontos, traços ou espaços), sua data de nascimento, nome e CPF (sem pontos, traças ou barras).

Os cidadãos que já deram a entrada na aposentadoria do INSS podem consultar também como está o seu processo e quanto tempo levara para ficar disponível. São quatro os tipos de aposentadorias permitidas pelo INSS, são elas:

Aposentadoria por tempo de contribuição (após o tempo determinado os contribuintes têm o direito de começar a receber o seu beneficio).

Aposentadoria por idade (homens após o 65 anos de idade e mulheres após os 55).

Confira:  Período de Graça INSS

Aposentadoria por invalidez (trabalhadores que por doença ou acidente, não podem mais trabalhar).

Aposentadoria especial (pessoas que trabalharam em condições prejudiciais a saúde ou a integridade física).

Como consultar a situação de um benefício do INSS Passo a Passo

1 – Para fazer a consulta de seus benefícios e direitos do INSS, você deve acessar a seguinte página: www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html;

2 – Inserir o número do benefício sem pontos, barras ou traços, somente os números;

3 – Informar a data de nascimento do Titular do Benefício;

4 – Inserir o nome completo e CPF do beneficiado. Você deve digitar apenas os números de seu CPF.

5 – E por fim adicionar o código de segurança que irá aparecer na imagem e clicar em consultar.

Para tirar outras dúvidas ou solicitar maiores informações, você pode ligar para a central de atendimento discando 135.

Benefício do INSS: direito do trabalhador

Mesmo o trabalhador desempregado mantém o direito a todos os benefícios do INSS, inclusive salário-maternidade, durante um período denominado “período de graça” que, em regra, é de 12 meses após o desligamento do emprego.

No entanto, se o contribuinte possuir mais de 10 anos de contribuição sem deixar de ser segurado, esse período de graça é de 24 meses, podendo ainda aumentar mais 12 meses se o trabalhador comprovar que esteve desempregado, por exemplo, no caso de recebimento de seguro-desemprego.

Os benefícios fornecidos pelo INSS, como auxílio-doença e auxílio-doença acidentário, tem o seu cálculo iguais, pela média do recebimento de salários. A única diferença entre eles é que, no auxílio-doença acidentário, ao retornar às atividades normais, o empregado tem garantia de emprego pelo prazo de 12 meses, ou seja, tem estabilidade no emprego pelo período de um ano. No período em que esteve recebendo benefícios, a empresa também tem a obrigação de fazer o depósito do FGTS.

Confira:  Pensão por morte

Essa situação não acontece quando o trabalhador está recebendo um auxílio-doença comum, que não seja provocado por problemas no trabalho. Ao retornar ao emprego, o trabalhador não tem estabilidade.

Procure conhecer todos os seus direitos como trabalhador. Como contribuinte do INSS, você deve estar por dentro desses direitos para manter sua sobrevivência nos momentos necessários.

inss-consulta-beneficio

Consultar Benefício do INSS

O INSS é o caixa da Previdência Social, sendo o órgão responsável pelos pagamentos de aposentadorias e outros benefícios aos contribuintes, exceção feita aos servidores públicos. Qualquer pessoa que esteja contribuindo regularmente para o INSS tem seu registro gravado, garantindo o recebimento de um benefício mensal, quando tornar-se necessário, mesmo que não esteja aposentado.

Para fazer a consulta de benefício do INSS online sobre seus dados, você deve acessar o site da previdência social, no endereço http://www010.dataprev.gov.br/contexto/consit/consit1.html, informando o número do seu benefício sem pontos e sem espaços ou traços, sua data de nascimento, nome e CPF, também sem pontos, traços ou barras. Além de consultas a benefícios da Previdência Social, o site também faz o agendamento, sem você precisar, marcando hora, data e local onde será atendido, sem precisar esperar em filas ou perder tempo esperando ser atendido.

Se você já deu entrada no pedido de aposentadoria, também poderá consultar o andamento do seu processo e o tempo que levará para que o INSS disponibilize o pagamento.

Outras informações sobre benefícios e aposentadorias poderão ser feitas através da central de atendimento do INSS, no número 135, que está disponível em qualquer lugar do Brasil.

Gostou? De um curtir:

83 Comentários em “Consultar Benefício do INSS

  1. Recebi o auxilio reclusão durante alguns anos, meu marido saiu da cadeia parei de receber, durante esse tempo que ele ficou na rua ele trabalhou registrado e pagou o carne, sem falhar, só que foi preso novamente. Para voltar a receber o beneficio novamente preciso dar entrada com outro numero de beneficio, ou o numero do beneficio continua o mesmo ?? Obrigada

  2. como faço para consultar o (número) do beneficio?estou tentando mas não consigo!

  3. meu nome e ivone de souza soares beneficio e 50042737620114047121desde outubro de 2011 estou esperando resposta e ate agora nada vou ter direito ao auxilio doença?

  4. gostaria de saber se vou ter direito de beneficio do inss numero do meu beneficio e50042737620114047121

  5. Como consultar no caso de ter esquecido o nº do beneficio?

  6. quero saber como anda o meu beneficio

  7. Minha esposa fez perícia dia 09/11/2012 o resultado dessa perícia já consta no site?

    Seu comentário está aguardando moderação. Volte em breve!

  8. Minha esposa fez perícia dia 09/12/2012 o resultado dessa perícia já consta no site?

  9. Meu nome é beatriz povoa barreto recebo o LOAS. 551981932-3. Meu NIT é:10018482217. Quero receber o PASEP
    !Qi
    uando recebi o beneficio , no começo de outubro , fui ao Banco do Brasil ag. central – faltava OUTRA certidão que demorou 15 dias para chegar! Voltei dia 1 11 e o BANCO não quer pagar!SOCORRO! O Que faço?

  10. Sobre os laudos de pericia médicas,sou radiologista Tecnólogo e trabalhei em unidades conveniadas ao I N S S,e nesse ínterim,descobrimos que os peritos recebiam uma prochoneta de R$300,00 para não emitir o laudo favoravel ao contribuinte que realmente
    necessitava de se aposentar sendo portadores de graves situações que impediam de contiuar trabalhando.Ai está o retrato do Carlinhos cachoeira.Corruptos e maldosos.

  11. meu pai morreu alguns anos e minha mae nao conseguiu pegar a pensao e estou desconfiado q a advogada deve estar recebendo este beneficio sem minha mae saber como faço pra saber se tem alguem recebendo no lugar do meu pai ou da minha mae

    1. Rogério dos Santos e Silva

      O primeiro passo é você ir no I.N.S.S. munido de documentos do falecido pai e da mãe
      inclusive o atestado de óbito, aí sim você vai ver se tem alguém recebendo. se for o caso /
      tem que colocar esse ou aquele atraz das grades que é lugar para bandidos

  12. Olá; Gostaria de saber quanto tempo leva pra eu começar a receber meu benefício apartir do dia que eu entreguei todos os documentos??

  13. Boa tarde,Pessoal!!
    Gostaria de saber porque e tão dificio um beneficio para um trabalhador que contribuiu tanto tempo hoje estou precisando muito já foi recusado duas vezes tenho varios problemas de saude fiz duas cirugia na coluna estou com problemas na cervical uma hernia disco tenho duas bursite tendinite não consigo fazer nem um tipo de serviço mesmo assim o perito não me deu o beneficio pra mim. paguei só 21 anos da minha vida a hora que mais nessecito não consigo que pais e esse, cheio de corrupção vcs deveria presta mais atenção pois sofremos muito com os direito que e do cidadão que só e no papel pra população.Conseguir algo e muito dificio.Parece que cada dia fica mais dificio pra nós enquanto só robalheira e corrupção no senada………….

  14. estou com isuficiencia renal cronica grave nao poso trabalhar e o medico perito me deu alta oqeu eu poso faser para continuar recebendo o beneficio? alguem pode me ajudar

  15. suo aposentado estadual e gostaria de saber se posso me aposentar pelo inss e que tipo de contribuicao devo fazer.bom dia

  16. Bom dia gostaria de saber de vocês se minha filha menor de idade tem direito a pensão por morte,ja fazem dois anos que o pai dela morreu e até agora não resolveram nada eu gostaria de saber de vocês se a Sra. Eva Silveira de Castro esta recebendo algum beneficio pois ela não habilitou minha filha no beneficio, o nome da minha filha é Ana Julia de Castro o pai falecido se chamava Pedro Silveira de Castro da cidade de Palmital Paraná . Fico no aguardo de uma resposta o mais breve possível, desde ja agradeço sua compreensão.

  17. ola meu vo foi aponsentado por idade onde ele morava so que ele pagou por 35 anos sobre 3 salarios ele tem direito de receber mais .

  18. adriana dos anjos guimaraes da silva disse:

    dei entrada no beneficio auxilio maternidade com o numero 161.3804137. gostaria de saber quanto tempo demora para ser analisado

  19. meu nome e santa divina carvalho da silva mae do tiago o tiago e falcemico eu gostaria de saber como eu faço pa requerer um beneficio para ele ele tem 14 anos faz tratamento no emorrio no emominas o q eu devo fazer

  20. Olá eu pago inss desde 96,parei por um período;em 2000 voltei a pagar procurei o inss para fazer uma pesquiza de contribuição fui informado, que não consta eu gostaria de saber quem é que está recebendo pois todo mês eu efetuo o pg. tenho todos os carnês do 1 ao último meu n- é 113981013091 inscrição. obg.

  21. Minha audiência de aposentadoria foi no dia 07/05/2012, passei na pericia e fui convocada para a audiencia em um mutirão não me aposentaram,me concederam o beneficio de auxilio doenças me encostando por um ano, e ate agora não recebi nada do inss, agora entrei na net para consultar meu auxilio e esta respondido como:

    Status da Situação: Solicitação negada-Pedido imcompreencivel

    Estou com uma duvida, pois minha audiencia se deu no dia 07/05/2012 . E la na resposta esta como
    Data abertura no dia 24/07/2012

    Presuponho que esta havendo um engano , só não sei onde esta o erro, que esta me causando bastante transtorno, ja que estou sem receber desde de maio, aquardando a carta do inss. E dependo do meu salario pra comprar meus remedios, sou portadora de depressão e fibriomialgia.

  22. tenho 23 anos de contribuição todos na area de pintura area insalubre tenho direito de aposentadoria proporcional por tempo de serviço?

  23. Boa tarde, eu estou afastado a 4 anos por invalides, e ainda não estou aposentado, comecei recebendo o teto máximo que na época era de R$2.680,00 que correspondia mais ou menos a 7 salários mínimos e hoje estou recebendo R$3.440,00 que corresponde a 5,53 salários mínimos. Será que tenho direito de estar recebendo correspondente aos 7 salários mínimos como começou o primeiro pagamento inicial?
    Aguardo resposta
    Desde já agradeço vossa atenção
    Att:José Carlos Hortense

  24. estou prestes a fazer uma cilurgia de abidomen por diagnostico grave ( ca ) e quero saber que beneficio do inss tenho direito, visto que tenho contribuiçaes feitas ao inss pela entidade que trabalho ( prefeitura m. senendor jose porfirio )

  25. Gostaria da ajuda dos amigos. Entrei c/pedido de aposentadoria p/contribuição, na oportunidade fui intormado que dentro de 45 dias teria uma resposta. Tem três meses e até agora nada. Tento consultar p/internet informo todos os dados requeridos e quando envio retorna a página solicitando tudo de novo. Tento na central, mesmo c/toda boa vontade da atendente ela informa que o sistema está lento e/ou não está disponível. Meu NIT é0010018803919 – Benefício 158.157.134-5. Agradeço as orientações.

  26. Dei entrada na minha aposentadoria no dia 17.01.2012 e gostaria de saber como esta
    o andamento da mesma, meu protocolo de beneficio é o seguinte 133.047.503-5 , meu
    CPF 145.753.024-49

  27. Dona Maria José Neves Ferraz precisa saber número de sua pensão para informar no seu recadastramtento, o nome do marido é José Soares Ferraz.
    Aguardo resposta.

  28. Eu nào sei o numero do meu beneficio, eu ja contribui por 10 anos e gostaria de fazer os calculos e voltar a contribuir . Aguardo resposta.

  29. saber sobre andamento de minha aposendoria

  30. Recebi a carta de beneficio concedido mas não veio falando em qual banco vou receber pode me infomar?

    1. vc tem q ir aonde vc fez a pericia
      aieles dao um papel p vc ir no benco
      bjss

  31. olá minha mãe faleceu dia 03/11/2011 e temos uma tia que minha mãe cuidava desde que minha vó morreu essa minha tia é deficiente fisica e ressebe um beneficio mas ela é analfabeta então minha mãe q recebia como devo fazer pra que possamos continuar recebendo esse dinheiro porq ela precisa ela usa fraldas e etc.. quais documentos vou precisar pra resolver é porq só tenho uma xerox da carteira de trabalho dela que minha mãe guardava
    serve se eu levar com, o atestado de obto da minha mãe???
    obrigada desde já
    aguardo a resposta!

  32. olá minha mãe faleceu dia 03/11/2011 e temos uma tia que minha mãe cuidava desde que minha vó morreu essa minha tia é deficiente fisica e ressebe um beneficio mas ela é analfabeta então minha mãe q recebia como devo fazer pra que possamos continuar recebendo esse dinheiro porq ela precisa ela usa fraldas e etc.. quais documentos vou precisar pra resolver é porq só tenho uma xerox da carteira de trabalho dela que minha mãe guardava
    serve se eu levar com, o atestado de obto da minha mãe???

  33. Quero saber quais documentos serão necessários para que meu sobrinho receba a pensão por morte de seu pai, já que o falecido exercia as atividades de agricultor e no entanto não atuava como contribuinte. Ele terá direito a receber o benefício mesmo sem provas?

    Obrigado.
    Aguardo respostas.

  34. Aposentei-me em 2004. O número do meu benefício é 131.827.267-7, cujo início foi em 09-07-2004.. O meu salário dava para sobreviver com dignidade ao me aposentar. Hoje, estou doente, diabético, hipertenso e tenho que optar entre tomar os remédios que necessito, ou cuidar da minha alimentação…Que sistema cruel e injusto, que País impiedoso com seus filhos que deram o sangue no trabalho, pois o salário do INSS é regressivo. Gostaria de saber se tenho direito ao reajuste e quando poderei recebe-lo, pois com os reajustes do salário mínimo assima de quem ganha um pouco mais, está reduzindo o benefício assustadoramente… tenham pena…senão vai começar a morrer aposentados de fome!…Espero pelo menos merecer uma resposta. Obrigado.

  35. gostaria de saber como faco para saber do extrato do emprestimo consiguinado

  36. gostaria de resosta.dei entrada no beneficio em2003 pensao ate hoge nao recebir carta nem resposta me ajudem

  37. boa noite amigo[a] eu trabalhei a 14 anos como motorista em varias empresa hoje trabalho autonimo presto serviço a uma empresa de alimentos com um caminhao toda vez quando recebo o frete vem discontado o inss eu gostaria de saber de vcs se estar sendo repasado por favor mim oriente o que devo fazer pois nunca trabalhei assim e nao quero parar de contribuir obs;nome ou razao social atacadao gb ltda cnpj ou cei 10.593.168/0001-01 numero inss 12532736099 cpf 88210553453 ind 3775908 sds pe porfavor gostaria dessa informaçao mais rapido porssivel para poder colocar endias muito obrigado fique com deus boa festa e um feliz ano novo 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135