CPF 2 Via – Emissão, Imprimir, Consulta

CPF Emissão 2 Via

O Cadastro de Pessoa Física – CPF é documento nacional expedido pelo Ministério da Fazenda, com base em banco de dados da Receita Federal.  O CPF tem como finalidade cadastrar o cidadão com finalidade de identificação e, claro, para recolhimento de tributos.

Embora o CPF não seja obrigatório para todas as pessoas, ele é de grande uso no cotidiano dos brasileiros.

cpf

A diferença entre o CPF e o RG é que o primeiro não tem foto, mas serve em todo o território nacional. Já o RG tem numerações expedidas por Estado e é um documento completo e, por isso, tido como um documento básico e oficial de todo o cidadão.

Não há idade mínima ou máxima para fazer CPF. De bebês a idosos, todos poderão ter CPF.

Você verá a importância do CPF nos tópicos a seguir, além de ressaltar como deve fazer para emiti-lo, além de imprimir a declaração de regularidade do CPF. Vamos lá?

Como emitir 2 via CPF?

Há algumas formas para emitir a 2 via do CPF, como nas agências dos correios, Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Há o pagamento de taxa para que o documento possa ser emitido, que é pouco mais de R$ 20,00 (vinte reais).

Documentos para emissão de CPF

Para emitir o CPF você precisará de:

  • RG, certidão de nascimento (menos de 16 anos.
  • Título de eleitor (de 18 a 69 anos de idade).

Cada pessoa terá até o fim da sua vida apenas um número de CPF no Brasil. Tanto é que uma das causas de cancelamento do CPF é a duplicidade do documento. As outras são morte ou requisição judicial.

Se alguém usar o seu CPF não deixe de fazer um boletim de ocorrência comunicando o fato.

Confira:  INSS Belém - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Consultar situação do CPF

A situação do CPF é algo bem importante. Desde para fazer compras, financiamentos, contratos, dentre outras inúmeras ações (até concursos públicos) é recomendável estar com o CPF com situação regular.

Situação regular do CPF significa que você não tem nenhuma pendência com a receita federal. Algumas lojas do comércio usam a consulta ao CPF para averiguar a situação de histórico de pagamentos e de créditos do CPF.

O CPF pode estar irregular. Isso acontece quando houve algum problema na declaração do imposto de renda, por exemplo, ou outras situações. Para que ele fique regular e que você não perca oportunidades, verifique se não há qualquer problema de pendência com a receita federal e não deixe de resolvê-lo.

Também poderá aparecer que o seu CPF está suspenso, cancelado ou que é nulo.

cpf-consulta

Imprimir situação do CPF

Você poderá consultar o seu CPFpelo número, no site da receita federal. Se quiser, pode comprovar o cadastro no CPF ao imprimir a situação do CPF.

Se você é isento de apresentar a declaração de imposto de renda, pode realizar a impressão simplificada.

Já se você a apresentou nos últimos 2 anos, deve imprimi-la pelo atendimento virtual e-CAC.

Finalmente, se você pediu a emissão do seu CPF nos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal ou, ainda, em representação diplomática do Brasil fora do País, deve imprimir o cadastro do CPF pelo número do código de atendimento.

É simples emitir o CPF, como você pode observar.

Emissão do CPF

A título de curiosidade, se você ainda não tem CPF, poderá emiti-lo. Quem tem entre 16 e 25 anos e já tem título de eleitor, pode expedir o CPF no banco do brasil, caixa econômica federal ou em entidades públicas conveniadas e que realizam o serviço de graça.

Confira:  INSS Nova Iguaçu - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

cpf-2-via-imprimir

O CPF é um documento importantíssimo. E o melhor, também é possível, a depender da Secretaria de Segurança Pública do seu Estado – que é a responsável por expedir a carteira de identidade – incluir o número do CPF no seu RG, caso venha a fazê-lo recentemente.

Isso já facilita muito a vida das pessoas. O cartão o CPF, com o tempo, vai perdendo a cor dos números e vira até inservível. Você também não precisa ter o cartão CPF. Em todos os lugares a mera declaração de cadastro no CPF, que demonstra a situação do documento, já é suficiente para que você possa realizar diversos atos da sua vida civil.

Em quase todo lugar, o CPF é de indispensável apresentação, como para realizar contratos de financiamento, de crédito, de aluguel, fazer cartão de crédito, dentre outras inúmeras funcionalidades.

Por isso mesmo é bom observar a emissão do CPF, para que você não tenha que fazê-lo às pressas caso necessite com urgência, por exemplo.

Caso não tenha tirado todas as dúvidas sobre o CPF, acesse o site da Receita Federal ou da Procuradoria da Fazenda Nacional e tenha mais informações a respeito do CPF.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *