Datasus CNES Consulta

CNES Consulta

Sabe o que é CNES ou o Datasus?  O CNES é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde que é a base para operacionalizar os sistemas de informações em saúde, sendo estes imprescindíveis para um gerenciamento feito de forma eficaz, confira como fazer a consulta do CNES Datasus.

cnes-datasus

A inscrição no CNES que é o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde é determinada pelo Ministério da Saúde para todos os estabelecimentos de saúde, desde os públicos aos privados que prestam assistência à saúde. Através desta inscrição, os estabelecimentos registrados fornecem ao Ministério da saúde os dados referentes ao seu estabelecimento e recebem um código numérico que atestará a regularidade do local de atendimento. No caso dos estabelecimentos de saúde que atendam por planos de saúde este número deve ser fornecido aos planos de saúde para que estas também cumpram os procedimentos determinados pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Desta forma, torna a assistência à saúde eficaz no país, pelo menos deveria ser na prática.

No caso de ter algum estabelecimento de saúde e não sabe como fazer seu cadastro no Cnes Datasus? No caso, o estabelecimento deve primeiramente entrar em contato com o gestor local que pode ser a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde. Cabe a um desses que seja feita seu cadastro junto a CNES. Agora você precisa do número do seu cadastramento perante o CNES pode obter pelo link http://cnes.datasus.gov.br/Mod_comprovante_de_cadastro.asp e informar o número do CNES que irá lhe informar este numero e através deste procedimento você garante que o seu estabelecimento de saúde foi devidamente recebido e carregado na base de dados federal.

Devem realizar o cadastro no CNES todos os estabelecimentos de saúde vinculados ou não ao SUS desde hospitais como estabelecimentos de saúde ambulatoriais, aqueles destinados a realização de ações e /ou serviços de saúde, coletivo ou individual qualquer que seja o porte ou nível de complexidade.  Entre os dados que devem ser fornecidos ao CNES estão os referentes aos aspectos físicos, recursos humanos, equipamentos e serviço ambulatoriais e hospitalares.

Já o DATASUS é o Departamento de informática do SUS (o Sistema Único de Saúde) que é que é o sistema de informação do SUS que tem como um dos seus objetivos fomentar, regulamentar e avaliar as ações de informatização do SUS, entre outras funções visando dispor das informações necessárias às ações de saúde. Este sistema ainda fornece informações sobre saúde de usuários credenciados, ou seja, os estabelecimentos de saúde e todo o perfil deste estabelecimento. Isto é útil também para os usuários do SUS assim como demais usuários da saúde, maiores informações acesse datasus.gov.br.

Está ficando careca? Recupere a auto confiança com o segredo para aumentar o volume de cabelos

Como não ter as pernas amputadas por causa do diabetes. Aprenda a dominar o diabetes

Truque para perder a barriga, perder peso e eliminar a pelanca, comece já a perder peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *