Doação de sangue – Requisitos, Atestado, Como e Onde Doar

Como funciona a doação de sangue?

Sempre vemos inúmeras campanhas de doação de sangue, mas para que serve exatamente? A doação de sangue é nada menos do que a transferência e sangue, por meio de uma bolsa onde ele é coletado, e que irá para outro paciente com problemas de saúde.

doar-sangue

O sangue é algo insubstituível para o funcionamento do corpo. Tanto é que quem não consegue produzi-lo ou perdeu muito sangue pode até mesmo chegar ao óbito. Assim, é possível doar sangue para ajudar essas pessoas.

Mas os seres humanos são diferentes e há diversos tipos de sangue, como A+, O+, B+, O-, A-, AB+, B- e AB-. Aqui os tipos foram apresentados dos mais comuns para os mais raros.

Em algumas doenças, como câncer, queimaduras, transplantes, hemorragias etc., a necessidade de sangue é alta e determina a vida e a morte das pessoas. Afinal de contas, ninguém consegue sobreviver sem sangue correndo pelas veias.

Contudo, muitas pessoas têm medo ou receio em doar sangue, mas o procedimento é bem simples e também tem requisitos para serem preenchidos, pois nada adianta ajudar um paciente e deixar o doador doente.

Abaixo, separamos alguns requisitos para doação de sangue e que são universais, ou seja, são observados no Brasil e no mundo. Vamos ver quais são esses requisitos para doar sangue?

Requisitos para doar sangue

Será que todo mundo pode doar sangue? Há requisitos para doar sangue, pois se trata de uma situação delicada, onde certamente a pessoa que vai recebe-lo está doente. Assim, pessoas saudáveis podem doar sangue. Há também idade limite para doar sangue, que é entre 16 e 69 anos de idade. A pessoa também deve pesar mais de 50kg, respeitar intervalos de doação (para não ter problemas de saúde).

Confira:  TáxiGov Cadastro, Como Funciona

doacao-de-sangue-atestado-requisitos

Quem não pode doar sangue?

Não pode doar sangue quem tiver menos de 50kg, ter doenças como anemia, problemas cardiovasculares, febre, estar grávida ou amamentando. Também quem tem de 60 a 69 deve ter doado com pelo menos 60, senão não poderá doar.

Adolescentes precisam estar junto dos pais para doar sangue. Pessoas que tomaram vacinas em 48 antes da doação, apresentem diarreia, gripe, conjuntivite, tratou infecções, teve caxumba, catapora, teve dengue, doou sangue com menos de 12 a 24 semanas para mulher, a depender do caso, abortou, tenha realizado algum outro procedimento cirúrgico, tenha herpes, tenha colocado piercing ou feito tatuagem recentemente, tenha recebido transplantes, fez sexo sem proteção, usou drogas, tenha HIV, hepatite, sífilis ou outra doença sexualmente transmissível, presos, tuberculose, malária, recebeu enxertos, diabetes, dentre outros impedimentos.

Frise-se que alguns impedimentos são temporários e outros definitivos.

Como funciona doar sangue?

O doador de sangue deve se alimentar muito bem antes de doar sangue, evitar exercícios físicos, medicamentos desnecessários, etc.

Mas onde doar sangue? A pessoa pode procurar hospitais, unidades de saúde ou os chamados hemobancos para doar sangue. Primeiro, é preenchido formulário, depois é feito um breve exame de saúde. Mais tarde, a doação de sangue é realizada e oferecido lanche para doador. Doar sangue dura mais ou menos uma hora.

Depois da doação é preciso que a pessoa faça repouso de pelo menos 15 minutos, beba água e evite cigarros, por exemplo. O curativo deve ser mantido por algumas horas para estancar o sangue.

Como Doar Sangue?

como-doar-sangue

Sintomas doação de sangue

Após a doação de sangue sintomas podem aparecer como suor, vômito, desmaio etc. O sangue doado ficará no aguardo de alguém que dele precise. Mas antes disso ele será testado por laboratórios para verificar se não há nenhuma doença que possa colocar a pessoa que vai usá-lo em algum risco.

Confira:  INSS Campo Grande - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Posso doar sangue sempre?

Não é possível doar sangue toda a semana. Para homens, deve haver intervalo de 2 meses, e para mulheres, de 3 meses.

Doação de sangue Atestado

Se você trabalha ou faz alguma atividade importante, pode pedir atestado médico para doação de sangue. Todas as empresas são obrigadas por lei a aceitar o documento.

Vantagens doação sangue

A doação de sangue traz vantagens para os doadores como: atestado médio, descontos em eventos e shows, vantagens em concursos públicos, dentre outros.

doacao-de-sangue

Ainda, é claro, doar sangue é um gesto de amor pelo próximo. Você poderá até mesmo salvar uma vida de uma pessoa doando sangue. Esse é um ato muito importante e do qual você pode infelizmente precisar algum dia da sua vida. Desse modo, doar sangue é cidadania.

Onde doar sangue?

Há muitos locais para doar sangue. Verifique junto ao hemocentro mais próximo da sua casa sobre como proceder.

Se ficou alguma dúvida sobre doação de sangue, não deixe de contatar qualquer hospital da rede pública de saúde ou o hemocentro mais próximo da sua casa. Doar sangue é ser solidário sem olhar para quem você faz isso.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *