Doenças que dão direito ao Auxílio Doença

Auxílio Doença – Doenças que dão Direito

O Auxílio Doença é um direito de todo trabalhador que esteja em dia com as suas obrigações previdenciárias. Existem doenças que dão direito ao Auxílio Doença. São aquelas que impedem o trabalhador de exercer normalmente as suas atividades. Nesses casos a previdência social fornece ao segurado uma renda mínima mensal.

doencas-que-dao-direitto-auxilio-doenca

O valor concedido pelo INSS deve ser suficiente para que o segurado sustente a si e a sua família. Se você quer saber quais doenças dão direito ao Auxílio Doença, fique atento. É preciso avaliar caso a caso, pois a lista de doenças é grande. E se você estiver dentro das exigências do INSS, poderá receber um salário mensal.

Receber o Auxílio Doença é uma garantia prevista no Direito brasileiro. Se você não está em condições de trabalhar, exija do INSS que lhe seja concedido o benefício previdenciário. Sem essa garantia o trabalhador estaria desprotegido. Se a sua doença está te impedindo de trabalhar, está na hora de lutar pelos seus direitos.

Receber o Auxílio Doença

Se você quer saber quais doenças recebem o Auxílio Doença, pode consultar agora mesmo no site da previdência social. Consulte a lista de doenças que dão direito ao Auxílio Doença. O INSS considera apenas as doenças mais graves para conceder o benefício. Se esse é o seu caso, procure agora mesmo a previdência.

Para comprovar que a sua doença dá direito ao Auxílio Doença, é preciso passar por uma perícia médica. A perícia é agendada pelo Instituto Nacional da Previdência Social (INSS). Você deve comparecer no dia marcado, levando todos os seus documentos pessoais e também os laudos que atestam a sua doença.

Confira:  Pedido de Prorrogação Auxílio Doença

Além de comparecer à perícia médica, é preciso que você esteja em dia com os pagamentos do INSS para poder receber o Auxílio Doença. Se a sua doença está te mantendo afastado do trabalho, exija do INSS um salário mínimo mensal para garantir o seu sustento e também da sua família.

Lista de Doença Auxílio Doença

A lista de doenças que dão direito ao Auxílio Doença é muito grande. Isso ocorre pelo fato de que todas as doenças podem gerar esse direito. O que determina se ele será concedido ou não é a gravidade da doença. Ou seja, pode ser que uma doença seja considerada grave em uma pessoa e leve na outra.

auxilio-doenca-doencas-solicitar

Você pode consultar as doenças que dão direito ao Auxílio Doença diretamente na página do INSS na internet. O órgão mantém informações atualizadas sobre todos os procedimentos necessários para que você comece a receber o benefício. Atualmente o valor do Auxílio Doença é de um salário mínimo, mas com as novas reformas na previdência esse valor pode ser reduzido.

É importante que você faça todos os exames e tenha posse de documentos que confirmem que a sua doença dá direito ao Auxílio Doença. Se os documentos forem fortes, a perícia do INSS será obrigada a te conceder o benefício.

Doenças que dão Direito ao Auxílio Doença – Lista

Lista de Doenças que dão direito ao Auxílio Doença

Em alguns casos o INSS se recusa ao pagamento, alegando que a doença apresentada não é grave, apesar de constar na lista de doenças que dão direito ao Auxílio Doença acima. Se isso acontecer, faça um recurso.

Confira:  INSS Belford Roxo - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento
Gostou? De um curtir:

9 Comentários em “Doenças que dão direito ao Auxílio Doença

  1. tenho uma merda de um tumor no cerebro era contribinte do inss e sabe o que aconteceu,me derão alta,voltei para a empresa ve 3 meses depois de trabalhar sem rendimento a empresa me demitil…e agora não posso mais requerer nada pois estou no tratamento sem dinheiro para pagar onibus,sem dinheiro pra comprar o que comer e chamão isso de auxilio…auxilio do que de pessoas que não tem nada e recebem milhões….Deus tenha piedade de todos que usam esse beneficio sem prescisão.. minha doença chama-se…neoplasia maligna do encefalo,cid10c71 e espero muito que o Brasil vire um pais que acolha de verdade seus moradores

  2. Estou desempregado a 1 ano, vou fazer uma cirurgia, tenho direito ao auxilio doença.

  3. Em novembro descubri quê estou com tuberculose e só tenho tres meses de carteira registrada foi meu primeiro registro dê carteira registrada em uma indústria dê lá pra cá eu fiquei enternado e já tentei trabalhar mais por causa dá doença eu não consigo canço facil eu só queria saber se tenho direito de um auxílio doença espero um retorno por favor obrigada

  4. Tenho uma doença chamada encefalite erpletica (viros da herpes no cérebro)problema no coração. .no pulmão…um problema na rótula dos joelhos não posso trabalhar por conta de crises convulsivas há 4 anos cortaram meu benefício e vivo a base de ajuda de familiares para sobreviver com meus filhos absurdo esse país cadê a lei q fala q as pessoas q realmente precisam iriam ganhar o benefício. .. ja fui várias vezes fazer perícia o q me falam é q eu posso trabalhar q isso nao é nada tenho vários exames q comprovam e atestados tbem

  5. Meu filho foi diagnosticado com a toxoplasmose congênita e tem uma lesão no olho direito tem que fazer o tratamento mas eu não tenho condições de comprar a medicação e muito caro e a médica disse que o tratamento e um ano como faço pra conseguir um benefício para manter essa medicação.

  6. Meu nome e jose carlos cardoso…preciso agendar pra consehuir auxilio doença..tenho os laidos medicos em maos..mi ajudem..obrigado.

    1. Bom dia seu José, basta ligar para 135 e tenha em mãos documentos pessoais (cpf e rg). Agende o quanto antes.

  7. Min ajudem a conseguir meu auxilio doença..trabalhei a vida toda hje to com cirrose…nao to em comndiçoes de trabalhar. Tenho 56 anos..

  8. Eu to muito doente..invalido..com cirrose .dagnosticado como HEPATOPATIA CRONICA..CIRROSE..como eu faço pra receber auxilio doença..trabalhei. Com csrteira assinada varios anos..ultimamente trabalhava fazendo alguns serviços gerais sem assinar minha carteira..devido ja estava doente e nao conseguia rabalhar tdos os dias..sou alcoolatra..tentando deixar de beber…preciso ter esse auxilio doença pra comprar meus remedios..
    Nao to aguentando mais trabalhar..por favor mi ajudem..obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135