e-Recursos Consulta

e-Recursos Previdência Social

O e-Recursos é uma plataforma onde é possível consultar recursos interpostos na Previdência Social.

O sistema e-recursos se presta a consultar processos do INSS. Além de célere, ele agiliza a tramitação de processos e está disponível em aplicativo ou online, pela internet.

e-recursos-inss-consulta

Consulta e-Recursos INSS

O e-recursos é uma ferramenta do INSS para acompanhar todo o processamento de recursos administrativos apresentados contra o INSS.

Além de deixar mais simples o acesso da pessoa que entra com recurso contra negativa do INSS, tudo isso traz economia aos beneficiários e também para o INSS.

Antes, todo o processo era feito com processo físicos, ou seja, em papel. O e-recursos foi implantado no ano de 2012 justamente para facilitar toda essa tramitação.

Como protocolar e-recursos INSS

Para protocolar e-recursos é só usar apps da playstore ou da apple. É só ter um celular com versão Android. É possível, ainda, receber notificações automáticas dos processos, caso haja o cadastramento.

O sistema é o mesmo que as agências da previdência social usam para atender seus segurados. No entanto, o sistema ainda não está disponível em todas as agências do Brasil.

Benefício do e-recursos

O e-recursos INSS só trouxe benefícios às pessoas. Antes, quando o processo era físico, o prazo para uma decisão final era de quase 90 dias. Atualmente, o prazo diminuiu para menos de 30 dias, o que é uma diminuição considerável.

O prazo recurso INSS diminuiu porque o processo digital é muito mais rápido. Não há mais papel. No entanto, mesmo assim, boa parte dos beneficiários acabam procurando o poder judiciário, o que sempre é recomendável se a parte entende que a decisão poderia ser diferente.

Mas atenção: é sempre importante tentar protocolar o recurso INSS no prazo e aguardar a decisão, para só então acionar o poder judiciário. Isso porque ao protocolar ação judicial contra o INSS, entende-se que houve desistência do recurso administrativo.

Confira:  Consulta INSS Pago

e-recursos

Vale a pena protocolar recurso no INSS?

Sim, quase sempre vale a pena. Isso porque com o recurso é possível ter mais uma chance de decisão favorável e, depois, tentar entrar com ação judicial. Mas nada impede que o interessado entre com ação sem interpor recurso.

Quem quiser recorrer no INSS pode procurar uma agência da Previdência, agendando horário pelo telefone 135 INSS ou pelo site.

Conselho de Recursos INSS

Os recursos INSS vão para o conselho de recursos, um órgão composto de diversas pessoas, e que faz parte do Ministério da Previdência. É como se fosse um tribunal administrativo, que tem por função rever as razões de recurso e alterar ou manter a decisão inicial.

Há uma estimativa de que em até 20% dos recursos o INSS dá ganho de causa para os interessados. Assim, quase 80% dos recursos INSS são negados. No entanto, tudo vai depender de caso para caso. Não há uma certeza ou não se o recurso não vai ser negado. Logo, é sempre bom procurar um advogado previdenciarista de confiança para assessoria.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *