ENCCEJA 2018 – Inscrições, Como Funciona

Inscrições ENCCEJA 2018

Para quem não conseguiu terminar os estudos durante o período regular, deve saber que nunca é tarde para estudar. Pensando nisso, o governo federal, a fim de verificar as competências dos alunos dos EBBEJA, criou o Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

encceja

Se você quer saber mais sobre como funciona o Encceja, acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas. Incumbe ao Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira todas as atribuições a respeito da organização, aplicação e realização do Encceja.

Para mais informações, você pode acessar o site do INEP ou acompanhar o texto a seguir, onde vamos tirar inúmeras dúvidas a respeito desse exame que é tão importante para milhares de brasileiros, que terão uma oportunidade ao ano de comprovar a realização e suficiência nos ensinos fundamental e médio. Vamos lá?

O que é Encceja?

O Encceja, como vimos, é um exame de certificação para pessoas que não concluíram seus estudos na idade comum. Em verdade, não há idade certa para concluir os estudos, já que muitas pessoas talvez não tivessem possibilidade de conclui-los antes, e só após adultos tiveram essa oportunidade.

Enfim, independentemente da sua história de vida, o Encceja pode te ajudar muito, pois é uma “ponte” para que você possa prosseguir nos estudos, como fazer uma graduação ou curso técnico, por exemplo.

Até pouco tempo atrás, era possível realizar a certificação Encceja por meio do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Contudo, alterações foram feitas nesse sentido.

Além de ser realizado no Brasil, o Encceja também é feito fora do País, a fim de certificar brasileiros que moram em outros países.

Confira:  INSS Pedido de Prorrogação de Benefício

Que tipo de certificação tem o Encceja?

O Encceja oferece certificações como ensino fundamental ou médio em programas de EJA, por meio de certificados de conclusão de Ensinos Fundamental ou Médio, ou, ainda, declaração de proficiência, declarando que o candidato cumpriu com disciplinas da grade curricular.

Quem pode fazer Encceja?

O Encceja pode ser feito por adolescentes, jovens e adultos que tem por escopo receber diploma de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. A idade mínima é de 15 anos até a data do exame, para o ensino fundamental, e de ao menos 18 anos para o Ensino Médio.

Como funciona a prova do Encceja?

A prova do enseja funciona como as demais elaboradas pelo Inep. Trata de certificar habilidades e competências, com base em matrizes de referência.

Português, matemática, história, geografia, ciências, linguagens, dentre outras disciplinas são cobradas na avaliação do Encceja.

A prova do Encceja tem 30 questões objetivas para cada um dos campos mencionados. Também é preciso que o aluno faça uma redação.

A distinção entre as provas do nível médio e fundamental, são basicamente na extensão das disciplinas.

encceja-prova-como-funciona

Como estudar para o Encceja?

Através de apostilas com o conteúdo da prova.

O INEP também disponibiliza gratuitamente um material para a preparação para o Encceja em seu site para quem está com a memória boa e lembra da maioria dos conteúdos do ensino médio, caso o contrário o melhor mesmo é uma apostila completa com todo o material necessário para estudar com mais rapidez e obter a aprovação com tranquilidade.

Encontre a melhor apostila acessando o site: www.encceja.net

Qual a nota mínima para passar no Encceja?

A nota mínima para o Encceja é ter pelo menos 100 pontos na prova objetiva, o que equivale a 50% de aproveitamento, mais 50% na redação, pelo menos.

Confira:  Extrato DAP - Consulta, Emissão, Como Tirar

Caso você não passe na prova do Encceja, poderá fazer uma nova avaliação para tentar a certificação. Mas se você for bem em determinada matéria, pode pedir um certificado de aproveitamento e abater essa matéria na próxima prova.

Em regra, é só apresentar o certificado perante a Secretaria de Educação do seu Estado, a fim de comprovar que você passou em determinada matéria.

Inscrição Encceja 2018

As inscrições Encceja 2018 abrem uma vez por ano e são feitas só pela internet, pelo site do Inep. A cada ano um edital é aberto e os prazos podem se alterar.

A inscrição Encceja é gratuita, e você pode fazer no site: www.enccejanacional.inep.gov.br

encceja-inscricoes

Resultado Encceja 2018

O resultado Encceja é disponibilizado em aproximadamente 3 meses, contados da data da prova, e são divulgados pela internet, na página do Inep.

Quem fizer Encceja fora do País também poderá ver o resultado do encceja pelo site do Inep, mas em área específica, usando usuário e senha cadastrados para ter acesso.

Para pegar os certificados você deverá entrar em contato com a Secretaria de Educação Estadual. Verifique na página da Secretaria da sua região qual o local exato e o telefone para fazer a solicitação.

Se restou alguma dúvida a respeito de sobre como funciona o Encceja 2018, não deixe de acessar o site do Inep. Lá você terá diversas informações relevantes a respeito do exame. E não deixe de fazer o encceja. Esse pode ser o início de um novo caminho a ser trilhado em sua vida, afinal de contas ter nível fundamental e o médio atualmente é o mínimo para que você possa conseguir um emprego e ter estabilidade financeira. Também será possível, por meio do certificado Encceja, fazer uma graduação ou completar o ensino médio, a depender do seu caso.

Confira:  INSS Belém - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Mais informações acesse: www.encceja.net


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *