Exame Toxicológico Renovação CNH – Valor, Obrigatório

DETRAN Exame Toxicológico

Saiba tudo sobre a renovação do exame toxicológico do DETRAN acompanhando o texto a seguir.

exame-toxicologico-detran-renovacao-cnh

Exame toxicológico CNH DETRAN

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, com seus regulamentos, bem como a  Lei Federal  n° 13.103/2015 obrigam que motoristas que vão adicionar ou renovar tipos de habilitação de veículos para categorias, C, D e R façam exame toxicológico.

A medida serve para quem quer ter mais de um tipo de carteira de motorista, mudar de categoria ou renová-la. Segundo dados do governo, houve redução do pedido desse tipo de carteira de motorista, sendo que muitos pensam que o motivo para tanto é o exame toxicológico.

Como fazer exame toxicológico?

Exames toxicológicos DETRAN são feitos apenas em laboratórios conveniados com o DETRAN e que são divulgados pelo CONTRAN. A exigência é feita para reduzir o número de acidentes nas estradas.

Como funciona o exame toxicológico DETRAN?

O exame toxicológico DETRAN é capaz de detectar 5 tipos de drogas. Inclusive, pode detectar medicamentos com esse tipo de substâncias.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o exame toxicológico do DETRAN é feito por fio de cabelo, pois é o mais eficaz em relação ao tempo de detecção. Ou seja, pega mais tempo de uso de drogas, até 3 meses. Como o tempo é longo, é bem provável que fique mais difícil de os motoristas fraudarem ou mascararem o uso de drogas.

Isso foi necessário, pois essas categorias de carteiras são aquelas que dão direito a dirigir grandes veículos e aqueles que transportam diversas pessoas.

Exame toxicológico DETRAN renovação é obrigatório!

O exame toxicológico do DETRAN é obrigatório. Sem ele, não é possível renovar ou trocar a CNH.

Confira:  Denúncia Violência Doméstica contra mulher

Preço exame toxicológico DETRAN

Os exames toxicológicos do DETRAN, como já se salientou, são pagos e obrigatórios. Além disso, devem ser feitos em laboratórios cadastrados junto ao órgão estadual.

exame-toxicologico-valor-obrigadorio-cnh

Um dos pontos mais polêmicos é o preço do exame toxicológico DETRAN, que pode custar de R$ 200 a R$350 ou mais, a depender do laboratório escolhido e da região em que você mora.

Por isso é importante fazer uma pesquisa nos laboratórios cadastrados pelo DETRAN, para verificar qual o melhor local para fazer o exame, considerando o seu custo-benefício.

Quais drogas o exame toxicológico DETRAN detecta?

São detectáveis drogas como maconha, cocaína, heroína, metanfetamina, ecstasy, dentre outras várias, além de remédios que contenham substâncias lesivas à saúde e que se enquadrem em proibição do CONTRAN.

Frise-se que esse tipo de teste só é obrigatório para motoristas profissionais. O prazo para fazer o exame é de até 90 dias, conforme as novas regras.

O que acontece se teste toxicológico detran der positivo?

Primeiro, se você eventualmente usa algum medicamento por motivos de saúde, pode recorrer administrativamente da decisão do DETRAN ou até mesmo entrar com ação judicial para discutir o problema e informar o uso terapêutico.

Mas se você infelizmente faz uso de drogas, sua carteira de motorista não será renovada. Lembrando que existem falsos positivos, por isso não deixe de fazer um reteste.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *