Fator Previdenciário – O que é e Como Calcular

Como Calcular o Fator Previdenciário do INSS

A partir da Lei Nº 9.876, foi aprovado no ano de 1999 o Fator Previdenciário, que foi criado tendo a finalidade de fazer com que fosse reduzido o valor dos benefícios previdenciários, durante a sua concessão, assim de maneira que fosse proporcional inversamente à idade do segurado em relação à aposentadoria. Isso significa que quanto menor for a idade de aposentadoria, maior será o redutor e, logo, o valor do benefício será menor. A seguir, confira mais detalhes sobre O que é Fator Previdenciário do INSS.

fator-previdenciario

O que é Fator Previdenciário?

Resumindo, o Fator Previdenciário funciona como uma análise dos seguintes fatores: tempo de contribuição do trabalhador para com o governo + sua idade + a expectativa de vida dele no momento de sua aposentadoria. O cálculo desses fatores é o resultado esperado pelo Fator Previdenciário, e o motivo para ele ter sido criado.

Como Calcular o Fator Previdenciário?

O cálculo do Fator Previdenciário inclui dois fatores fundamentais, que são:

Tempo de contribuição – que é bastante influente no resultado final, já que a regra do Fator Previdenciário é: quanto menor o tempo de contribuição, maior será o valor reduzido no valor do benefício, e quanto maior o tempo de contribuição, o redutor será menor o que aumentará o valor do benefício.

Expectativa de vida – que também tem bastante Influência no valor do benefício, já que as regras do Fator Previdenciário dizem que quanto maior a expectativa de vida do contribuinte, menor será o valor do benefício.

Aprenda Como Calcular o Fator Previdenciário:

restituicao-icms-energia-eletrica

O Fator Previdenciário (que no cálculo é o F) é calculado considerando as seguintes variáveis:

Id – que representa a Idade do contribuinte [no momento da aposentadoria];
Es – que representa a Expectativa de vida;
Tc = que representa o Tempo de Contribuição;
a = 0,31 que é a alíquota da soma da contribuição de empregado e empregador.

Confira:  Detalhamento de Crédito - Previdência Social

A fórmula para Calcular o Fator Previdenciário

F = Tc x  a  x  Id + (Tc x a)

Es              100 + 1

Recomendamos

63 Comentários em “Fator Previdenciário – O que é e Como Calcular

  1. tenho 54 anos e 26anos de contribuiçao ,quero saber quando aumentar o valor da contribuiçao ,para receber mais quando me aposentar.

  2. eu trabalho;desde 1984 trabalhei em poucas impresas; mais possivelmente a cada firma passei por muito tempo ex: 8;9;3;6;9;anos pra cada firma s/ contar horario noturno salubre p/ quem e´dessa ´´época hoje dizen que tem direito dias remunerado de contagem por dias a saber; que adianta o tempo trabalhado! minha duvida séria.?a idade eu hoje tenho 46 anos

  3. se tenho mais 45 meses para receber isto é de 1996 até 2000 salario mínimo estes seriam atualizados com o salario atual ou seria pago com o salario de 1996 até 2000?…gostaria de tiras esta duvida .. obrigado

  4. Tenho 50 anos, já contribui 33 ano, ganho R$ 5.100,00. Quanto daria a minha aposentadoria hôje?

    Obrigado!

    1. Bom dia!
      para fazer o calculo certinho, vc precisa dizer qnto tempo contribui.

  5. Trabalhei 10 meses 1982 numa firma em ,fui dispensada e depois m contraram novamente em 01 d agosto de 1989 onde trabalho ate hj,tenho 56 anos eu aposento com um salario que eu ganho agora a firma é Prefeitura mas sou auxiliar de enfermagem na UBS tenho insalubridade isso conta na aposentadoria?

  6. Minha insalubridade é desde 1994 espero receber a resposta atenciosamente

  7. Moro no exterior ha 21 anos.Como faco para saber wuantos anos eu tenho dde conttibuicso e a u a ntos anos falta para complet a r a minha sposentadoria.tenho o numeto do meu pis/pasep antigo

  8. Tenho 52 de idade e 31 de contribuição.
    Posso requerer minha aposentadoria por tempo de contribuição?

  9. tenho 51anos e 29anos e 3mes contribuiçaos falta quanto para aposentar

  10. tenho 49 anos contribuir 30 anos meu salario é 5450,00 quero saber quanto vai ser o meu salário se me aposentar hoje?

  11. Como poderei saber o quanto receberia hoje caso resolvesse aposentar-me, sabendo que já tenho tenho tempo suficiente em contribuição previdenciária e idade já que estou com 62 anos e ter trabalhado no B.do Brasil por 24 anos e 05 meses e atualmente tenho contribuído por 16 anos no TJPB com a previdência estadual?

  12. Tenho 57 anos e 36 de contribuição. Não requeri a minha aposentadoria ainda. Considerando as futuras mudanças, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria integral.

  13. Boa noite,

    Solicitei a aposentadoria e ao ser concedida observei que houve a incidência do fator previdenciário.
    O total do tempo de contribuição junto com a minha idade foi de 85 pontos, ou seja, a soma de 30 anos, 4 meses e 22 dias de contribuição com a idade de 54 anos e 9 meses.
    Eu pergunto a vocês se o fator previdenciário incidiu sobre o valor da aposentadoria pelo fato de eu não ter 55 anos completos.
    Pergunto também se não está errado haver incidência do fator, uma vez que atingi os 85 pontos.
    Obrigada

  14. Trabalhei num empresa dez meses eles contriuia 11%em sima do que eu ganhava que era 240 R$$ quero saber quanto tem que pagar a diferencia para ter direito o salario maternidade

  15. Tenho 49 anos e 31 anos e 4 meses de contribuição. Gostaria de saber se poderei me aposentar pela nova lei do Temer assim que for aprovada e como é feito o cálculo?

  16. Bom Dia!
    Tenho 46 anos e 25 anos de contribuição, posso solicitar aposentadoria proporcional.
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *