FIES 2018 Inscrições, Quem Tem Direito

O que é o FIES?

Um dos maiores programas de financiamento estudantil do Brasil é o FIES, que ajuda milhões de estudantes todos os anos a terminar os estudos nas instituições privadas de ensino superior. Se você deseja ser um beneficiário do programa, está na hora de aprender como funcionam as inscrições do FIES 2018. Dessa forma, poderá se preparar para conseguir uma das vagas abertas.

fies

Saiba mais sobre o FIES

Primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre esse programa de financiamento. Os alunos beneficiados pelo FIES não precisam pagar as mensalidades durante a faculdade. O valor é pago pelo governo, de forma que o aluno pode estudar com tranquilidade. Após a conclusão do curso, o aluno tem prazo para começar a pagar os valores devido, sempre mensalmente.

Por que fazer FIES?

A realidade das instituições privadas de ensino superior é uma só: as mensalidades são muito altas, muitas vezes superior ao valor do orçamento dos alunos. Por isso, é comum que muitos desistam antes de concluir o curso. Pensando nisso, o Governo Federal criou um programa de financiamento. Quer saber quem tem direito ao FIES 2018? Fique atento.

Quem tem direito ao FIES 2018?

O primeiro grande requisito para participar das inscrições do FIES 2018 pela internet é estar regularmente matriculado em uma universidade de nível superior, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, não é possível pleitear uma vaga antes de ter conseguido passar na universidade. Pode ser que você tenha que pagar algumas mensalidades antes de conseguir o financiamento.

As inscrições do FIES 2018 online podem ser feitas por qualquer aluno matriculado em instituição privada de nível superior.

Confira:  CNH Popular 2018 - Inscrições

Mas, como as vagas são poucas, a preferência na distribuição das vagas é sempre para os alunos de baixa renda que tenham estudado em escola pública durante o ensino médio e ensino superior. Por isso, é fundamental fazer a inscrição de forma correta e dentro do prazo, para ter mais chances de ser aprovado.

fies-quem-tem-direito-selecao

Dessa forma, todos os interessados têm direito a se inscrever no FIES 2018, ficando a oferta de vagas condicionada à demanda existente, seguindo regras de prioridades informadas previamente pelo governo.

Diferença entre PROUNI e FIES

Logo, se você ainda não é inscrito na universidade deve procurar outras formas de custear a sua faculdade ou conseguir uma vaga em universidade pública, como o PROUNI. As bolsas do PROUNI são distribuídas conforme a nota do ENEM.

Diferentemente do FIES, no PROUNI você pode ganhar uma bolsa de estudos em universidade privada de 50% ou de 100%, a depender da sua nota e da sua renda familiar.

No FIES, porém, passado algum tempo da sua formatura, você terá que começar a pagar 50% ou 100% dos valores que pegou emprestado do governo federal para custear a sua faculdade.

Isso porque o governo federal entende que durante esse tempo você certamente já terá encontrado um trabalho e terá condições para pagar tudo o que é devido em relação aos valores que foram pagos na sua faculdade.

Entretanto, muitas pessoas acabam esquecendo disso e têm dores de cabeça, pois o valor das parcelas do FIES podem ser bem altas e comprometer todo o orçamento do jovem trabalhador.

Até por conta disso, inúmeras pessoas que conseguiram o FIES tentaram entrar com ações judiciais contra o governo federal e o MEC, a fim de não pagar ou de reduzir o valor das parcelas, mas até hoje ninguém conseguiu ter sucesso nessa ação.

Confira:  Cartão Reforma - Inscrições, Quem Tem Direito

Se você não pagar o FIES, pode ter sérios problemas, como inscrição em dívida ativa, sofrer execuções e até perder bens como casas e carros, caso estes estejam no seu nome. Assim, só contrate o FIES se tiver convicção de que vai, de alguma forma, poder pagá-lo no futuro.

Como se inscrever no FIES 2018?

As inscrições abertas do FIES 2018 podem ser feitas pelo site do programa. Acesse www.fies.org

fies-inscricoes

Agora que você já sabe tudo sobre quem pode fazer a inscrição nesse importante programa do Governo Federal, está na hora de começar a investir no seu futuro acadêmico.

Lembre-se de que o primeiro passo para conquistar uma das vagas é ser aprovado no processo seletivo da instituição privada, tendo em vista que o financiamento é concedido apenas para alunos devidamente matriculados em uma das instituições conveniadas.

Se você tem alguma dúvida sobre como se inscrever no FIES 2018, basta acessar o site do programa ou mesmo procurar a instituição de ensino superior em que está matriculado.

Os profissionais do setor financeiro são responsáveis por passar aos alunos todas as informações necessárias para que o processo junto ao FIES seja feito de forma adequada. Isso porque o programa funciona em sintonia com a universidade. Não perca mais tempo, faça já o seu financiamento estudantil e aproveite as vantagens oferecidas.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *