Financiamento de Carros para Aposentados

Por que aposentados tem vantagens com os bancos?

Inúmeros bancos e outras instituições financeiras dão descontos e juros especiais para aposentados e pensionistas. Isso acontece porque, em regra, aposentados e pensionistas têm renda fixa, paga pelo governo federal.

aposentados-inss-financiamento-veiculo

É bem difícil, senão impossível, que o dinheiro da aposentadoria não seja pago para aposentados e pensionistas. É por isso que as instituições financeiras têm mais confiança ao realizar financiamentos de casas e carros, bem como empréstimos para aposentados e pensionistas.

O banco trabalha com riscos. Logo, quanto menor for o risco para que uma instituição financeira, melhor são as possibilidades de crédito. É o caso dos aposentados.

Como o INSS realiza diretamente o desconto de financiamento de veículos e de crédito consignado, por exemplo, diretamente da folha de pagamento do aposentado ou pensionista, a probabilidade de que o valor dado seja pago é de quase 100% de certeza.

Assim, não havendo risco de inadimplência, o financiamento de carros para aposentados é muito vantajoso, tanto para o banco, como para aposentados.

Muitas concessionárias e lojas dão descontos para aposentados com problemas de locomoção, aliás, para que o veículo seja adquirido sem o pagamento de impostos. Isso, por si só, já é um grande desconto.

Financiamento de veículo ou empréstimo consignado por aposentado?

No entanto, antes de realizar o financiamento de veículos, é bom que o aposentado verifique se não é mais vantajoso, por exemplo, realizar empréstimo consignado, que pode ter uma taxa a partir de 2%. Em compensação, o valor de financiamento de veículos pode ser mais caro do que isso, e partir dos 2,5% para mais.

financiamento-de-carros-para-aposentados

Aposentado com nome sujo pode fazer financiamento de veículo?

Também deve se levar em consideração no financiamento de veículos por aposentado, se este está com o nome limpo. Em regra, se o aposentado tiver o nome sujo, o financiamento de veículos pode ficar mais complicado, tanto pela negativa dos bancos, como pelo aumento da taxa de juros.

Confira:  Aposentado Pode Trabalhar?

Os bancos, como já dissemos, trabalham com uma lógica de risco. Assim, eles entendem que quem está com o nome sujo é porque deixou de pagar alguma dívida. Logo, as chances de que uma pessoa venha a ser recorrente na inadimplência é maior.

Margem de renda do INSS para aposentados

Finalmente, antes de fazer qualquer dívida, é interessante que o aposentado verifique sua margem de renda disponível. Isso significa que muitos bancos e o INSS entendem que uma pessoa pode ter, no máximo, 40% do valor de sua renda bruta comprometida com empréstimos e outras prestações que são retiradas diretamente da folha de pagamento. Logo, como todos os dados bancários são cruzados (salvo o dinheiro da poupança) o financiamento de veículo por aposentado deve observar essa questão da margem de renda disponível.

E sempre se lembre: embora haja vantagens para empréstimos e financiamentos por aposentados, o melhor mesmo é tentar pagar todas as suas obrigações à vista, pois financiamentos, se não cumpridos, podem se tornar bem caros e vetar a subsistência do aposentado.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *