Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Financiamento de Carros para Aposentados 2024

Por que aposentados tem vantagens com os bancos?

Inúmeros bancos e outras instituições financeiras dão descontos e juros especiais para aposentados e pensionistas. Isso acontece porque, em regra, aposentados e pensionistas têm renda fixa, paga pelo governo federal.

aposentados-inss-financiamento-veiculo

É bem difícil, senão impossível, que o dinheiro da aposentadoria não seja pago para aposentados e pensionistas. É por isso que as instituições financeiras têm mais confiança ao realizar financiamentos de casas e carros, bem como empréstimos para aposentados e pensionistas.

O banco trabalha com riscos. Logo, quanto menor for o risco para que uma instituição financeira, melhor são as possibilidades de crédito. É o caso dos aposentados.

Como o INSS realiza diretamente o desconto de financiamento de veículos e de crédito consignado, por exemplo, diretamente da folha de pagamento do aposentado ou pensionista, a probabilidade de que o valor dado seja pago é de quase 100% de certeza.

Assim, não havendo risco de inadimplência, o financiamento de carros para aposentados é muito vantajoso, tanto para o banco, como para aposentados.

Muitas concessionárias e lojas dão descontos para aposentados com problemas de locomoção, aliás, para que o veículo seja adquirido sem o pagamento de impostos. Isso, por si só, já é um grande desconto.

Financiamento de veículo ou empréstimo consignado por aposentado?

No entanto, antes de realizar o financiamento de veículos, é bom que o aposentado verifique se não é mais vantajoso, por exemplo, realizar empréstimo consignado, que pode ter uma taxa a partir de 2%. Em compensação, o valor de financiamento de veículos pode ser mais caro do que isso, e partir dos 2,5% para mais.

Confira:  PIS para Aposentados

financiamento-de-carros-para-aposentados

Aposentado com nome sujo pode fazer financiamento de veículo?

Também deve se levar em consideração no financiamento de veículos por aposentado, se este está com o nome limpo. Em regra, se o aposentado tiver o nome sujo, o financiamento de veículos pode ficar mais complicado, tanto pela negativa dos bancos, como pelo aumento da taxa de juros.

Os bancos, como já dissemos, trabalham com uma lógica de risco. Assim, eles entendem que quem está com o nome sujo é porque deixou de pagar alguma dívida. Logo, as chances de que uma pessoa venha a ser recorrente na inadimplência é maior.

Margem de renda do INSS para aposentados

Finalmente, antes de fazer qualquer dívida, é interessante que o aposentado verifique sua margem de renda disponível. Isso significa que muitos bancos e o INSS entendem que uma pessoa pode ter, no máximo, 40% do valor de sua renda bruta comprometida com empréstimos e outras prestações que são retiradas diretamente da folha de pagamento. Logo, como todos os dados bancários são cruzados (salvo o dinheiro da poupança) o financiamento de veículo por aposentado deve observar essa questão da margem de renda disponível.

E sempre se lembre: embora haja vantagens para empréstimos e financiamentos por aposentados, o melhor mesmo é tentar pagar todas as suas obrigações à vista, pois financiamentos, se não cumpridos, podem se tornar bem caros e vetar a subsistência do aposentado.

Confira:  Aposentado viaja de Graça de Avião?

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: