Folha de Pagamento INSS

INSS Folha de Pagamento

Para quem trabalha com carteira assinada, sabe muito bem que o INSS vem descontado na folha de pagamento. O mesmo acontece com o Imposto de Renda. Desse modo, saiba como identificar o desconto na folha de pagamento INSS e porque você deve ficar atento a isso.

Como veremos, há uma razão para que o INSS seja descontado da folha de pagamento. O valor pago ao INSS está baseado em algo que se chama “princípio da solidariedade”. Assim, as contribuições de que está trabalhando hoje em dia certamente estão pagando a aposentadoria daqueles que já estão fora da ativa, e assim sucessivamente.

folha-de-pagamento-inss

Atualmente, segundo informações do governo federal, o INSS não tem nenhuma reserva, pois o que já entra em caixa já sai. Logo, a importância das contribuições é extremamente importante para que milhares de brasileiros possam receber suas aposentadorias em dia.

Afinal de contas, no futuro, quando você se aposentar, certamente vai querer receber a sua aposentadoria e, da mesma forma, deverá contar com a contribuição daqueles que já estão trabalhando.

É possível, desse modo, observar a importância de que as contribuições do INSS sejam descontadas da folha de pagamento dos trabalhadores, pois é melhor descontar todo mês um pouco do que ter que regularizar sua situação perante o INSS mais tarde, tendo que pagar valores mais altos ou, ainda, diante de um problema, ficar sem seu benefício porque deixou ou esqueceu de contribuir.

INSS Folha de pagamento

As contribuições previdenciárias do INSS são descontadas da folha de pagamento já para que o governo consiga ter certeza de que o valor realmente vai ser retido pelo empregador e repassado ao governo.

Confira:  MEI Auxílio Doença - Tem Direito? Carência

Isso porque haviam muitos casos em que as pessoas esqueciam de recolher as contribuições do INSS ou até mesmo deixavam de fazer isso, o que impedia a concessão de benefícios e de futura aposentadoria.

inss-folha-de-pagamento-dataprev

Para garantir que todos os brasileiros que trabalham com carteira assinada efetivamente contribuam para o INSS, já que isso é obrigatório, é por isso que um percentual do INSS é descontado da folha de pagamento.

Além disso, outros descontos como contribuições sindicais e imposto de renda são “retidos na fonte”, pelas mesmas razões.

Que valor é descontado de INSS da folha de pagamento?

Em regra, existem três faixas de desconto do INSS na folha de pagamento, como veremos a seguir:

SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO (R$) ALÍQUOTA / RECOLHIMENTO DO INSS
até 1.659,38 8%
de 1.659,39 até 2.765,66 9%
de 2.765,67 até 5.531,31 11%

*Você deve sempre verificar a tabela de salário e contribuição atualizada

Como identificar o desconto do INSS na folha de pagamento?

Para identificar o desconto INSS na folha de pagamento é só pegar o seu contracheque e procurar “Contribuição do INSS”. Como você poderá observar, esse valor já estará deduzido do importe bruto da sua remuneração mensal.

Tirou todas as suas dúvidas a respeito do desconto do INSS na folha de pagamento? Se não, você deverá entrar em contato com o INSS, seja pelo telefone 153, nas agências do INSS ou pelo site da internet, no Portal Meu INSS.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *