Formulário GPS INSS Como Preencher

Como Preencher Formulário GPS INSS

Para todos que contribuem de forma autônoma para a Previdência Social, a GPS (Guia da Previdência Social) é um documento extremamente importante.

É através do Formulário GPS INSS que os contribuintes podem fazer o recolhimento mensal e ficar em dia com suas contribuições previdenciárias. Descubra agora tudo sobre esse documento da previdência.

como-preencher-gps-formulario

Por que preencher o formulário GPS INSS é importante?

É muito importante que você não atrase a sua contribuição para com a previdência social. Isso porque para que você receba alguns benefícios, quando precisar ele pode ser negado.

Para alguns benefícios do INSS não há necessidade de que todas as contribuições tenham sido pagas. No caso da aposentadoria, por exemplo, isso não se aplica. Futuramente, quando você quiser se aposentar, terá que pagar os valores atrasados e mais penalidades, além de atrasar um pouco mais a sua aposentadoria por falta de pagamento da guia do INSS.

Desse modo, é evidente a importância do formulário GPS INSS, o qual deve ser devidamente preenchido e pago para que você não venha a ter problemas e dor de cabeça quando precisar do INSS.

Mas muitas pessoas não sabem como preencher o Formulário GPS INSS. Se esse é o seu caso, está na hora de aprender algumas dicas úteis que vão ajudar em muito na hora de lidar com esse documento. Primeiro, vamos falar um pouco sobre o que é a GPS e quem deve preencher esse documento para fins previdenciários.

Como preencher o Formulário GPS INSS

Muitos trabalhadores têm o INSS recolhido diretamente na folha de pagamento, o que significa que o desconto ocorre de forma automática. Mas quem é empresário, autônomo, contribuinte individual ou facultativo deve recolher de forma manual, todos os meses. É possível preencher o Formulário GPS INSS pela internet, sem burocracia.

Confira:  Como fazer Contribuição INSS Autônomo

como-preencher-formulario-guia-inss-gps

Dessa forma, você contribuinte do INSS deve informar os seus dados no sistema e emitir a guia de recolhimento, que pode ser paga em agências bancárias, pela caixa econômica federal, casas lotéricas, correspondentes bancários ou mesmo através do débito automático. Se você tem alguma dúvida sobre como preencher o Formulário GPS do INSS pelo site, é só seguir alguns passos simples.

O primeiro deles é acessar o site da Previdência Social pela internet e clicar no campo respectivo ao GPS (Guia da Previdência Social).

Feito isso, será necessário preencher o formulário com os seus dados e rendimentos. Após o preenchimento completo, o sistema libera a emissão de uma guia de recolhimento, onde constam todos os valores que devem ser pagos. Todo contribuinte pode preencher o Formulário GPS online, sem custo.

Formulário GPS INSS pela internet

Mesmo se as suas parcelas estejam em atraso, poderá fazer o cálculo através do preenchimento do Formulário GPS INSS.

O sistema faz a computação de todos os juros legais devidos, com base no número de parcelas em atrasos devidas pelo contribuinte. Importante lembrar que o pagamento em dia do INSS é a única forma de garantir todos os benefícios concedidos pelo órgão.

Se você estava se perguntando onde preencher o Formulário GPS INSS, agora já sabe que tudo pode ser feito de graça pela internet, de forma rápida e fácil.

Modelo Formulário GUIA GPS INSS

Separamos um modelo para você preencher: Modelo GPS – Como Preencher Formulá

Com a guia em mão, o contribuinte pode efetuar o pagamento, comparecendo a uma instituição bancária ou entidade conveniada. Outra opção é programar o débito automático em conta, para não ter que pagar todos os meses de forma mecânica.

Confira:  INSS Baixa Renda - Valor, Contribuição, Direitos

Agora que você já sabe tudo sobre como preencher o Formulário GPS INSS em casa, está na hora de acessar o site e deixar todos os seus pagamentos em dia.

Se tiver dúvidas a respeito da regularidade das suas contribuições do INSS, ou seja, se todas as contribuições do INSS estão em dia, não deixe de acessar o site do INSS ou o aplicativo pelo celular ou, ainda, o Portal Meu INSS e tenha tire um extrato de contribuição.

Desse modo, caso haja algum problema você poderá resolvê-lo sem ter tanta dor de cabeça ou comprovar alguma contribuição já paga, mas que não aparece no sistema do Dataprev.

gps-formulario-preenchimento

O INSS tem seus problemas, mas estar em dia com ele pode ser a única renda que muitas pessoas vão ter ao se aposentar ou alguma situação hostil infelizmente ocorra com elas.

De auxílio-reclusão à auxílio-doença, caso você preencha os requisitos para recebimento desses benefícios, pode tardar, mas o INSS certamente irá lhe pagar se você tiver preenchido e pago o formulário GPS INSS corretamente e dentro dos prazos.

Para regularizar situação perante o INSS, não deixe de fazer um agendamento pelo telefone INSS e de comparecer no dia e hora marcada em posto de atendimento do INSS.

Evitar atrasos é essencial para não correr o risco de ter um benefício previdenciário negado pelo órgão. Com o pagamento, o contribuinte tem direito a aposentadoria, auxílio doença e vários outros que ajudam o trabalhador nos momentos em que ele mais precisa.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *