Hérnia de Disco tem direito a aposentadoria do INSS

Aposentadoria e hérnia de disco

A hérnia de disco é uma doença cada vez mais frequente. Isso porque por conta da correria do dia a dia muitas pessoas acabam dormindo, sentando, realizando atividades diversas com má postura. Sabia que a hérnia de disco é uma das doenças que mais afastam pessoas pelo INSS?

Mas será que hérnia de disco aposenta? Confira a seguir maiores informações sobre o assunto.

hernia-de-disco-tem-direito-aposentadoria-inss

Hérnia de disco aposenta?

Caso o trabalhador consiga provar que tem hérnia de disco e que se continuar laborando terá agravamento da doença, poderá ser aposentado por invalidez. Coisas comuns, como uma cadeira ou posição para trabalhar podem agravar a condição médica e trazer problemas muitas vezes irreversíveis.

Aí é sim possível conseguir aposentadoria por invalidez por hérnia de disco no INSS.

O que é aposentadoria por invalidez? Como funciona?

A aposentadoria por invalidez é benefício bem importante para todos os trabalhadores que não têm condições de trabalhar. Assim, se o perito identifica incapacidade temporária, pode conceder a aposentadoria por invalidez.

Mas há previsão na lei de que a aposentadoria por invalidez pode ser revista a cada 2 anos pelo INSS. Pessoas com mais de 60 anos, porém, não precisarão fazer novas perícias.

Quem tem direito à aposentadoria por invalidez por hérnia de disco?

Terá direito à aposentadoria por invalidez por hérnia de disco quem realmente não tenha capacidade de trabalhar. Não basta ter o problema, mas sim que ele realmente seja incapacitante.

Tanto é que o perito deve constatar aposentadoria por hérnia de disco e que tal incapacidade não pode ser suprida pelo fato de o trabalhador trocar de emprego ou função, por exemplo.

Confira:  Teto Máximo INSS - Valor

Antes de ir à perícia do INSS, é imprescindível ter exames que atestem a gravidade da hérnia de disco para aposentadoria do INSS.

Quem não tem direito à aposentadoria por hérnia de disco?

Não terá direito à aposentadoria por invalidez por hérnia de disco quem começar a pagar INSS sabendo que já tem a doença e que receberá o benefício por isso, a não ser que, em já tendo, a doença se agrave muito mais.

Não será mais devida aposentadoria se o beneficiário se recuperar.

hernia-de-disco-aposentadoria-inss

Acompanhante perícia INSS

Sabia que você pode levar acompanhante – seja familiar ou médico – durante a perícia do INSS? É só preencher o formulário específico e levar a pessoa junto com você no dia em que for marcada a perícia.

O perito do INSS pode, contudo, negar o pedido.

Aposentadoria por hérnia de disco negada: o que fazer?

Se a aposentadoria por hérnia de disco for negada, você poderá recorrer administrativamente, no próprio INSS, ou entrar com ação judicial. No entanto, em casos bem graves de hérnia de disco a aposentadoria por invalidez é, no geral, concedida.

Logo, para evitar futuros agravamentos da doença é necessário que uma pessoa seja diagnosticada corretamente. Tirou suas dúvidas a respeito da aposentadoria de hérnia de disco? Caso tenha restado algo, contate o INSS ou se preferir um advogado de confiança.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *