Idade Mínima para Aposentadoria

Qual a idade Mínima para Aposentadoria INSS

Um dos assuntos mais debatidos hoje em dia é a reforma da aposentadoria, como ela vai se aplicar na prática e como ela vai nos afetar.

Mesmo parecendo algo sem importância uma reforma da previdência significa muito mais do que uma simples alteração, ela significa que os trabalhadores (sejam domésticos, servidores ou qualquer outra classe) deverá seguir aquelas regras caso queira se aposentar.

idade-minima-para-aposentadoria

É bom que saiba que calcular a idade mínima para conseguir a aposentadoria passou a ser uma tarefa um pouco complicada e também é agora separada entre homens e mulheres, no caso das mulheres a idade mínima para aposentadoria é de 52 (cinquenta e dois) anos, e referente aos homens à idade mínima para a previdência é de 57 (cinquenta e sete) anos.

Mas é bom que saiba para descobrir a idade mínima da previdência você se encaixa, você poderá calcular o tempo que lhe resta de contribuição, utilizando as regras atuais, e acrescentar uma espécie de “pedágio”, este será de 30%. Caso o resultado for maior de 20 (vinte) anos, você estará fora da transição.

Entretanto, como exemplo, ainda faltarem 8 (oito) anosde contribuição – mesmo com a soma do pedágio -, você deverá então procurar conhecer qual a idade mínima para a aposentadoria prevista para 8 (oito) anos, o que deve ser em 2026. É feito assim, pois essas regras irão começar a ser aplicadas a partir de 2018.

Outro caso exemplo, é que um homem tem 52 (cinquenta e dois) anos e seu tempo de contribuição dá 34 (trinta e quatro), assim que for aplicado as novas regras, este homem é obrigado a contribuir por mais um ano de pedágio, o que pode chegar a três meses e meio.

Confira:  Aposentadoria Por Tempo de Contribuição do Professor

Levando a regra em conta, seguindo o mesmo exemplo anterior, esse homem vai ter à idade mínima da aposentadoria quando atingir os 57 (cinquenta e sete) anos.

De uma forma mais prática, com a ideia de encerrar a transição, a mulher deverá possuir 15 (quinze) anos de contribuição no mínimo, e o homem tem que possuir 20 anos de contribuição.

Reforma da Previdência Social: Idade Mínima para Aposentadoria

idade-minima-aposentadoria-reforma-da-previdencia

É bom que você saiba que caso reste um mês para a sua aposentadoria, é apenas outro exemplo, com essa nova regra você deverá esperar possuir a idade mínima.

Existe ainda a questão do “ritmo de avanço” da idade mínima para a aposentadoria em relação a homens e mulheres, nada foi ainda muito concreto, mas o que sabemos é que em relação as mulheres a idade mínima terá um ritmo de 1 ano e 4 meses a cada biênio ( dois anos), vai ser assim até chegar aos 65 (sessenta e cinco) anos.

Em relação aos homens, ainda se tratando do ritmo biênio da aposentadoria, nada foi declarado, então apenas sabemos que pode haver um avanço de 10 meses em cada biênio, ou até mesmo um ritmo mais rápido, sendo então de 1 ano a cada 2 anos.

Vale lembrar que essas regras ainda estão em discurso no senado, algumas foram aceitas outras estão sendo estudadas e podem sofrer alguma alteração.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *