INSS Aposentadoria

Tudo sobre Aposentadoria do INSS

Você já está pensando em aposentadoria? Está no lugar certo! Aqui você vai encontrar tudo o que você precisa para se aposentar junto ao INSS, saberá todos os tipos de aposentadoria disponíveis e em qual delas você se encaixa, os prazos e requisitos para você se aposentar, dicas das melhores épocas para se aposentar com o melhor valor de benefício, continue navegando e tire todas as suas dúvidas sobre aposentadoria na Previdência Social de forma simplificada.

inss-aposentadoria

INSS Aposentadoria – Há um tempo mínimo de contribuição dos trabalhadores para a Previdência Social para que seja garantido direito à aposentadoria do INSS, esse tempo pode ser alterado em função da elevação da expectativa de vida da população brasileira, constatada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, para se aposentar é preciso contribuir por no mínimo 30 anos, para as mulheres, ou 35 anos para os homens. Já na aposentadoria por idade só é possível a partir dos 60 anos de idade (mulheres) ou 65 anos (homens), regra que também poderá ser alterada futuramente. Os segurados podem requerer aposentadoria quando completam qualquer uma das duas exigências básicas. Se for esperado o cumprimento das duas exigências, o valor do benefício fica mais alto.

O presidente do INSS disse que a uma necessidade de mudanças e grande porque já há contribuinte recebendo aposentadoria sem ter contribuído o tempo devido, não há nada decidido ainda, mas se a mudança for aprovada quem for entrar agora no serviço público deverá receber ao se aposentar o teto da Previdência.

O grande problema é que pessoas que poderiam ainda estar trabalhando já estão aposentadas, e isso se torna cada vez mais caro para a Previdência Social, principalmente os autônomos, já que não há um valor especifico de pagamento do INSS por mês.

Confira:  Declaração de Regularidade

As aposentadorias do INSS mais comum são Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Aposentadoria por tempo de contribuição e Aposentadoria especial.

Para saber um pouco mais sobre cada um dos tipos de aposentadoria, acesse abaixo:

Aposentadoria por Idade INSS

Aposentadoria por Invalidez INSS

Aposentadoria por Tempo de Contribuição INSS

Aposentadoria Especial INSS

Navegando pelos itens acima você saberá como se aposentar no INSS e vai tirar todas as suas dúvidas sobre os tipos de aposentadoria disponíveis para você. Esse é um direito de todos os trabalhadores que deram duro a vida inteira e agora devem ficar tranquilos com o benefício da aposentadoria, portanto se informe para ficar atualizado sobre a sua aposentadoria.

Agendamento Aposentadoria INSS

Para se aposentar, basta agendar um horário pela Internet para atendimento presencial em uma das sedes do INSS, é só ir para o site abaixo:

INSS AGENDAMENTO

Feito o seu agendamento online, você deverá esperar o dia e dirigir-se ao local com antecedência em termos de minutos para não perder a sua consulta. É necessário levar documentos como: CPF, RG, número do PIS, certidão de casamento ou nascimento, além de possíveis outros documentos pedidos no momento do agendamento pela internet, pois cada aposentadoria necessita de documentos diferentes.

Gostou? De um curtir:

161 Comentários em “INSS Aposentadoria

  1. gostaria de saber se tenho direito ao ajuste da aposentadoria, me aposentei em 14/10/1991 meu numero beneficio é 40/88.366432-1, obrigado

  2. eu gostaria de sabe se eu posso mi casa de novo seu eu vou perde o beneficio da miha aposentadoria eu sor viuvo o benificio era da minha mulher

  3. Dei entrada aposentadoria idade em 16/04/2012

    Até o presente momento não recebi noticias, informações.

    protocolo (beneficio) 159.722.450-0 – faixa:0354

    aguardo informações
    grata

  4. minha mãe tem 60 anos contribuio só oito meses ela pode se aposentar por idade o que devo fazer e que orgãos procurar

  5. fiz um pedido de contagem proporcional a mais ou menos um ano, através de um conhecido que providencia aposentadoria por conta própria, não tive retorno até hoje, gostaria de pedir ajuda, estou se noção de como fazer este tipo de pedido,pois estou morando ou estado de onde foi feito meu pedido, vou informar meu nit 12041414393, cpf 23617268668, identtidade m 1219471 sspmg endereço rua solano braga n 38 CIDADE MATIAS BARBOSA MG,cep 36120000, gostaria de pedir ajuda espero ser atendido o mais breve possível,acho que a pessoa a qual solicitei os seus serviços, não deu entrada neste pedido, agradeço desde já a atenção da pessoa a qual poderá me ajudar obrigado Sidiny

  6. Bom dia… tenho 53 anos de idade e 33 de contribuição e possivel eu pagar de uma só vez os 2 anos restante para completar os 35 anos e solicitar aponsetadoria

  7. -meu 1 emprego de carteira assinada: 01/10/84, e 1 ano e 11 meses, (metalmecanica industria e comercio, com ferro ) depois:
    hotel do frade:
    01/05/1993, e em 04/09/1997,sai ,,retornei em 01/06/1998.onde fiquei
    ate o dia 04/11/2009, e entrei em auxilio doenca o qual estou ate 30/11/2012.
    paguei o inss em carne tambem, mas foi pouco tempo.
    para me aposentar tenho que ter 30 anos pago ou posso me aposentar
    pela idade ?( 60) , Hoje tenho 58 anos.
    Obrigado pela atençao e aguardo resposta pelo email por favor!!!

  8. olha tenho 31 anos de serviços publico e 49 anos de idade meu salario hoje é de 3.500,00 eu gostaria de saber qual o salario mais ou menos, que eu ganharia se eu pedisse minha aposentadoria por tempo de serviço

  9. Gostaria de saber se a senhora Maria Luzia ieira de Assis esta aposentada pelo inss se sim qual a data de sua aposaentadoria.

    eu trabalhgo na profeitura do rio de janeiro, consta que a senhora maria luzia esta aposentada pelo INSS.

    grato pela atenção

  10. bom dia, antes de aposentar ganhava uma faixa de dez salario minimo. aposentei com teto máximo do INSS, só que agora meu salario já esta menos 1000.00 reais tem como corrigir o meu salario já que sou aposentado por tempo de serviço

  11. Boa Tarde!

    Aposentei, em 1996., algum tempo voltei a trabalhar e até hoje continuo contribuino com INSS, aproximadamente 12anos.
    Como é feito essa revisão?

    Campo Grande-MS, 06 de Setembro 2012

    Grt……..

    Francisco Jorge Souza Campos

  12. boa tarde sou antonio ribeiro da silva tenho 57 anos de idade em novenbroi completo 35 anos de carteira assinada tenho direito n a aposentadoria integral

  13. ola!estou tentando sem sucesso saber com posso cont
    tribuir para o inss como autonomatendo 57 anos e nunca ter trabalhad com v
    carteira assinada.mas ? onde encontro a resposta?alquem pode me ajuadar?pois moro noexterior e nao tenho acesso a nenhuma agencia para perguntar.Obrigada

  14. Bom dia,
    Tenho quase 51 anos e sou contribuinte do INSS desde 01/04/1979 e trabalho em uma instituição financeira.
    Gostaria de saber quanto tempo falta para mim me aposentar, integralmente ou parcialmente.

    Se possivel responder por e-mail.

    Saudações

  15. oi bom dia gostaria de saber se tenho direito a posentadoria pois fiz uma mastectomia na mama esquerda há dois anos atras e agora tenho que realizar o mesmo processo na mama direita trabalho e contribuo corretamnete fiquei afastada durante um nao mas deram alta mim provando apitidao pra trabalhar retornei ao trabalho e agora foi confirmado há realizaçao de uma nova cirurgia mim responda por favor.

  16. Olá,

    Tenho uma grande dúvida,contribuí no INSS uns 13 anos, sou funcionária pública há 9, vou ter que pedir exoneração, quero saber se posso averbar esse tempo de contribuição ao INSS, pois vou voltar a contribuir com o INSS até completar meu tempo para aposentadoria?Grata pela atenção.M.Luiza.

  17. DT. Eu Tenho 54 Anos 33 de Contribuição posso adquirir minha aposentadoria por tempo de serviço

  18. Gostaria de saber , com quantos anos a mulher se aposenta por idade , pois minha mãe ja contribuiu , quando ela trabalhava em uma empresa que faliu na época da borracha.

  19. meu pai tem 55 anos e trabalhou durante muitos anos de vigilante. gostaria de saber quais as chances dele ter direito a aposentadoria especial e como devo proceder para providenciar isso?

  20. oi,eu gostaria de saber, o meu tio a 1 ano parou de trabalhar por motivo de doença e agora ele teve derrame e não recebe neum beneficio, sera que ele tem direito a se aposentar mesmo estando muito tempo sem trabalhar?

  21. Bom dia,

    Consegui um emprego que a remuneração é menor que a anterior, gostaria de saber se posso adquirir a previdência complementar para que a contribuição se iguale a anterior?

  22. sou aposentada por tempo de serviço e continuo trabalhando e contribuindo para o INSS. Como faço para reaver estas contribuições. Posso entrar com um processo administrativo no INSS ou tenho que recorrer a justiça?

  23. ola!gostaria de tirar uma duvida sob meu beneficio sou aponsentada a 7 anos devido a um acidente(atropelamento) onde fikei sem alguns movimentos na mao e punho direito .na epoca recebia um x .mas com a aposentatoria aceita reduziu meu salario hj vivo com menos de um salario minimo devido alguns emprestimos .gostaria de revisar meu beneficio pois axo que tem descontos demais como faço p ver isto?e se tiver alguem para me orientar agradeço mt .sem mais mt obrigado

  24. Tenho 46 anos comecei a trabalhar em 1986 eu consigo aposentar com 75% não integral, obrigado.

  25. gostaria de fazer a simulação de minha aposentadoria. como proceder?

  26. tenho 65 anos, casada ,tenho direito a aposentadoria como dona de casa?
    saudaçoes.

  27. tenho 13 anos de contribuicao parei ja bastante tempo de trabalhar tenho 50 anos e gostaria de contribuir p/ mim aposentar gostaria de saber guanto tempo e p/ pagar p/ ter direito aposentadoria p/ pagar p/ ter direito a 2 salario minimo e quanto e para pagar mensalmente e guantos anos ou se e melhor pagar como dona do lar e mim aposentar e guanto vou receber. por favor qual e amelhor solucao mesmo eu pagando para fazer os 30 anos nao chegando os 60 eu mim aposento pois 1 salario minimo nao da nem p/ os remedio. obrigada urgente preciso desta resposta ate dia 12 pois tenho dia marcado no inss.

    1. trabalhei na roça dos sete aos 20 anos.Depois trabalhador urbano. E ao me aposentar o meu tempo rural não foi contado.Mas tive colega de trabalho que se aposentou primeiro e o tempo valeu para ele e no meu disseram que não valia mais, e assim eu fiquei prejudicado e me aposentei com 70%. Gostaria de saber se tenho como rever essa situação? Aposentei em 1997

      gostaria

  28. sofri um acidente de trabalho a cinco anos fiquei com sequelas irrevessivel perdir totalmente os movimento da mão e até hoje luto para conseguir o peculio ou aux acidente me ajudem por favor

  29. minha esposa tem 64 anos de idade, contribuio de 64 a 71 para o inns e parou para se casar, quantos anos ela precisa contribuir para se aposentar

  30. minha esposa contribuio com inss ,sete anos de 64 a 71, quanto tempo ela precisa contribuir para se aposentar, esta com 64 anos de idade ??

  31. Tenho por simulação 23 anos 6 meses e 29 dias de INSS pagos com registro emcarteira, tenho 9 anos em duplicidade. Tenho também um intervalo sem pagar de 1980 a 1989. Pois meu primeiro registro foi em 1979. Gostaria de saber se posso jogar essa duplicidade para contar o tempo em atraso? Ou se posso pagar o intervalo de tempo passado?
    obrigado

    1. gostaria de saber quantos anos de contribuição tenho,pois comecei a contribuir em 1974/1988 tive um intervalode até 1998.

  32. Bom Dia
    Tenho na carteira 10 anos de contribuição perdi minha carteira proficional
    com posso verificar os registros da minha carteira pa dar continidade aos meus
    registro já faiz 5anos que não trabalho com carteira assinada.

    obrigado

  33. Tenho 66 anos de idade e 32 anos de serviço, gostaria de saber se aposento com salário integral pelo regime geral da previdência. Grato

  34. Ola , tenho 47 anos e vou completar 35 anos de contribuição com 49 anos, gostaria de saber se tenho direito de me aposentar com essa idade,se tiver ,quais as vantagens e desvantagens.
    Ps:Contribuo sobre 10 salários mínimos.
    Agradeço desde já!

  35. Gostaria de dezarquivar meu processo de aposentadoria por tenpo de serviço e gostaria de uma explicação do inss porque recusou minha insalubridade atestado pelo proprio inss desde ja agradeço

  36. oi bom dia minha mãe tem 74 anos nunca contribuiu,mas recebe uma pensão do marido já falecido de um salário minímo eu gostaria de saber se ela pode se aposentar ou tem direito em alguma ajuda do governo e o que devo fazer e quais documentos levar .Muito obrigado e aguardo contato por favor tchau

  37. Olá!

    Eu já estou em atrazo na previdencia a + / – uns 5 ( cinco ) ,desde a demissão em uma determinada empresa.Por sua vez eu gostaria de atualizar o mesmo sendo que hoje eu trabalho de maneira informal ( pintor ) ,De quanto seria o valor para que eu acerte o que esta ematrazo e comesse a pagar os atuais.

    atenciosamente.

  38. meu cunhdo esta em beneficio por invalides de o dia 26/06/05,ele tem direito a aposentadoria,e que procedimento ele tem que fazer .

  39. Por favor, gostaria de saber o andamento do meu beneficio 160.674.534-1 emitido dia 12/06/2012 pois me falaram que um cartão iria chegar na minha casa até 20 dias.
    será que deu algum problema.
    grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135