INSS Baixa Renda – Valor, Contribuição, Direitos

Contribuição e Aposentadoria INSS Baixa Renda

O Instituto Nacional da Seguridade Social é um dos principais órgãos quando o assunto é benefício previdenciário. Ele paga aposentadorias, auxílio doença, pensão por morte e vários outros. O valor do INSS de baixa renda é aplicado aos casos de pessoas que não possuem condição de arcar com a alíquota máxima da previdência.

inss-baixa-renda

Isso porque custear os valores de contribuição mínima do INSS pode ser bem custoso para a maioria dos brasileiros. Aliás, ao se somar imposto de renda com o INSS grande parte dos trabalhadores acabam arcando com altos valores ao final do mês.

Mas, de outro lado, esse tipo de custeio não pode afetar eventual possibilidade de aposentadoria ou de recebimento de direitos pelas pessoas que, em regra, mais vão precisar disso, não é?

Assim, o governo teve que pensar em novas estratégias para evitar com que as camadas sociais mais vulneráveis piorassem as suas situações quando se deparassem com idade mais avançada ou, ainda, em situações que exigissem ajuda financeira e uma delas é o INSS Baixa Renda.

Quer saber mais sobre esse benefício? Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre INSS baixa renda!

Quem tem direito ao INSS baixa renda?

Você sabe quem tem direito ao INSS baixa renda? Se a resposta for não, está na hora de ficar por dentro das regras da instituição para o pagamento das alíquotas. Todos os trabalhadores de baixa renda, como donas de casa (e homens que atuem na mesma função), camelôs e outros poderão optar por contribuir com uma alíquota de 11% sobre o valor do salário mínimo.

inss-baixa-renda-direitos-valor

Os direitos do INSS Baixa Renda são todos aqueles oferecidos pela previdência, como aposentadoria, auxílio doença igual a um salário mínimo mensal, aposentadoria por idade e também por invalidez. A única diferença fica por conta do valor do benefício, que é bem menor quando comparado a quem contribui com alíquotas maiores.

Confira:  Declaração de Regularidade

Como funciona a contribuição do INSS Baixa Renda?

A contribuição do INSS Baixa Renda segue o mesmo procedimento para os demais contribuintes. Basta acessar a guia de recolhimento e efetuar o pagamento dos valores devidos periodicamente. Vale lembrar que o pagamento regular da contribuição é fundamental para que benefícios futuros sejam requeridos pelo contribuinte. Há algumas situações em que o INSS até não exige contribuições seguidas. Entretanto, é bom não arriscar e pagar em dia o valor dessas obrigações.

Qual o valor do INSS Baixa Renda?

Para saber o valor do INSS Baixa Renda, basta fazer um cálculo simples, já que a alíquota é de 11% sobre o valor do salário mínimo vigente. Como o valor do salário mínimo no Brasil aumenta todos os anos, geralmente no mês de janeiro, o valor devido também sofre reajuste. Mas o aumento costuma ser bem pequeno, mudando pouca coisa na vida do contribuinte.

Como contribuir o INSS Baixa Renda?

Agora que você já sabe como contribuir no INSS Baixa Renda, está na hora de procurar saber se você tem, direito a essa modalidade de alíquota.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *