INSS Benefício Habilitado – Prazo, Situação

Benefício Habilitado INSS

Você solicitou um benefício do INSS e está aguardando resposta? Ou recebeu como resposta que o benefício está habilitado? Não sabe o que isso significa? Saiba mais sobre o que é benefício habilitado, pré habilitado, prazos e demais situações que podem ocorrer nessas solicitações.

beneficio-habilitado-inss

Situação do Benefício INSS

Inicialmente se fez solicitação de um benefício junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o resultado apresentado é que o benefício foi habilitado, isto significa que seu pedido de benefício encontra-se registrado no sistema do INSS e aguarda análise. Significa também que você deu entrada ao processo de solicitação do benefício e que este se encontra em análise. Mas, mesmo estando em análise, isto não significa que você obterá ou não o benefício. Este se encontra pendente de verificação, principalmente do período apresentado, se seu pedido cumpre as determinações legais para que seja concedido o benefício.

Consulta Benefício INSS

Anteriormente, somente era possível a consulta de seu benefício somente indo a uma agência do INSS. Com o avanço das tecnologias e com o estilo de vida mais agitado e corrido das pessoas, os contribuintes podem consultar e tirar dúvidas pela internet sobre algum benefício ou solicitação feita perante o INSS. Pelo site é possível acompanhar a situação do pedido do benefício do INSS assim como também outros tantos tipos de consultas e informações.

Os benefícios que são mais procurados no site da previdência social são os de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, assim como outras muitas informações. Já para quem já solicitação de benefício e não sabe como consultar a situação do mesmo perante o INSS e deseja acompanhar o andamento do mesmo para isso acesse o site da Dataprev através do link https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml. Neste link, você preencherá alguns dados sobre o benefício solicitado: número do benefício (informando o número sem pontos ou barras) data de nascimento (informe sua data de nascimento com os 4 algarismos no ano, por exemplo, 25/02/1980); digitar o nome do beneficiário (o seu nome completo) e CPF (sem pontos, traços ou barras).  Finaliza com a digitação do código gerado no próprio sistema.

Confira:  DPVAT Indenização INSS - Valores, Informações

inss-beneficio-habilitado-consulta-prazos

Para saber sobre benefícios através do sistema do INSS é necessário que o segurado tenha em mãos o número de seu benefício perante o INSS. Este número foi criado como forma de segurança para o segurado evitando que outras pessoas que possuam seus dados pudessem consultar o mesmo. Através de seu número de benefício é possível à consulta de informações pessoais, fazer requerimentos, saber quais valores foram depositados, extrato do INSS, assim como muitas outras informações do beneficiário.

Também é possível através do site da previdência fazer o agendamento de atendimentos do INSS. Caso o segurado não saiba o número do seu benefício ou o perdeu, pode conseguir o mesmo pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais pelo link http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml, informando seus dados completos como nome, nome da mãe, data de nascimento, CPF e identidade. Depois digita o código da imagem gerado pelo sistema e selecionar “Confirmar”.

Por isso, não tem mais desculpa de não saber sobre seu benefício e também demais informações sobre benefícios do INSS.

Gostou? De um curtir:

19 Comentários em “INSS Benefício Habilitado – Prazo, Situação

  1. fez pedido de aposentadoria em 2016 ainda nao teve resposta

  2. Dei entrada no meu salário maternidade no dia 20 de junho e me deram o prazo até 20 de julho,se chegar essa data e continuar dando benefício habilitado o q devo fazer?

  3. Fiz uma perícia na justiça Federal em 16 de fevereiro de 2019 e ainda não obtive uma resposta o que posso fazer ?

  4. Boa noite! Tbem dei entrada na minha aposentadoria 26 02 18 e ate agora só habilitado , isso é um discado 30 anos de contribuição do Deus

    1. Então, minha mãe deu entrada em Setembro de 2017 e até agora está habilitado.
      Fui em Dezembro no Inss e disseram que estavam pagando quem tinha dado entrada no mês 5 e que era para aguardar. Absurdo, pelo visto só em 2019

  5. Fiz uma perícia na justiça Federal em 16 02 2019 é até o momento não obtive resposta o que devo fazer

  6. Bom dia meu beneficio esta habilitado a algum tempo como saber maiores informacoes

  7. dei entrada na minha aposentadoria em 05/10/2017 ate agora não sai o resultado o que fazer?

    1. dei entrada na minha aposentadoria em 27.03.2019, até agora nada ,algum problema?

  8. Me informem por favor dei entrada na aposentadoria em novembro de 2017 , já estamos em abril de 2019 , e continuo com a situação habilitado. Quanto tempo é recomendável para tal situação?

    1. ligue para 135 Central de atendimento do INSS e peça Cópia do processo e dê entrada na justiça Federal. Eu já liguei para o INSS peguei a Cópia de meu processo entreguei ao Advogado o mesmo já deu entrada na Justiça Federal,mas meu processo no INSS ainda consta como habilitado.

  9. Bom dia!
    Gostaria de saber quanto tempo demora um beneficio pré habilitado. pois já se passaram
    dois meses e não tenho nenhuma resposta até nesta data 04/02/18.

  10. DEI ENTRADA NO MEU BENEFICIO DIA 28 DE SETEMBRO DE 2017,TENHO 65 ANOS ,30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO .
    ATE MOMENTO NADA DE CONCEDER,CONSULTO NO SITE ,E DIZ BENEFICIO HABILITADO .
    ALGUEM AI SABE O PORQUE TANTA DEMORA? TENHO AMIGOS QUE COM 30 DIAS JA RECEBERAM O PAGAMENTO .
    JA VAI PRA 90 DIAS DE AGUARDO.
    SENDO QUE O PRAZO E DE 45 DIAS.
    ISSO E UM DESCASO ….

    1. O meu dei entrada em 1 de outubro e também até agora nada. Já faz mais de 100 dias.

    2. E’ bom ligar no 135..e’ demorado mesmo..mas como vi q demorando 4 meses, liguei e falaram prs eu ir na agencia, pq tinha uma pendencia..o prazo prs eu entregar a pendencia ja vencendo, consegui entregar 2 dias antes fo limite deles…agora, tou esperando a análise, apos 20 dias de entrega desse ultimo documento…observo q j tenho 32 anos contribuição, com 3,5 de insalubridade vai para 35 e pouco…e com 53 anos idade sexo feminino ja passei dos exigidos 85 do fator previdenciario…ja era pra eu ter aposentado ha uns 2 anos, mas sempre eles arrumam uma confusão nas contas e nos papeis, tanto que deu diferença de 5 meses em 2 processos diferentes…mas agora eu ja ultrapassei muito..estou aguardando também….tanto q falei q se tivesse dinheiro sobrando, ia desistir de aposentar, ou ia doar aposentadoria pra instituições de caridade, de tanta raiva s passei nessa saga Da aposentadoria….e’ o nosso Brasil, meu caro!!!

    3. Bom dia!!

      Sr. Laércio, liga no 135 e passa o numero do beneficio que eles vão te informar se tem alguma coisa pendente, e o senhor vai ter que comparecer no INSS.
      Infelizmente eles não avisam.

  11. Quero saber se vou receber o salário maternidade so mim falou que era para esperar por 30 dias que a cantar ir chegar na minha casa

  12. Salario matenidade ja foi no madarau esperar por 30dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135