INSS Benefício Maternidade

Benefício Maternidade do INSS – Consulta

Além de mulheres gravidas que estão empregadas, outras também podem solicitar o Auxílio Maternidade em alguns casos, pois possuem o mesmo direito. O direito do Auxílio Maternidade no Brasil.

A maioria das empresas brasileiras imagina que, o Auxílio Maternidade é algo que somente as mulheres grávidas empregadas possuem direito. Na verdade esse direito é expandido também para outros casos, onde não envolve diretamente uma gestação. As mulheres que adotam uma criança, ou ganham a guarda em algum processo judicial também possuem acesso ao direito.

inss-beneficio-maternidade-300x121

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criado em 26 de março de 1988, é uma autarquia do Governo Federal do Brasil que recebe contribuições para manutenção da previdência social, sendo responsável pelo dinheiro destinado a aposentadoria, pensão pós-morte, auxílio-doença, auxilio-acidente, entre vários outros benefícios previstos pela lei.

Salário maternidade

O salário maternidade do INSS é pago às contribuintes individuas, empregadas domésticas, trabalhadoras avulsas, seguradas empregadas, facultativas e seguradas especiais, por ocasião de parto, inclusive o natimorto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Duração do beneficio Salário Maternidade do INSS

As trabalhadoras que contribuem para a Previdência Social têm o direito ao salário-maternidade durante no máximo 120 dias, em que ficam afastadas do emprego por causa do parto. O benefício foi estendido também para as mães adotivas. O beneficio pode ter início ate 28 dias antes do parto. Se o benefício for iniciado antes do nascimento da criança, a forma de comprovar é o atestado médico. Por outro lado, se foi depois do parto, apenas a certidão de nascimento.

Confira:  Pensão por Invalidez INSS - Valor, Quem tem direito

Como requerer ao salário maternidade do INSS?

O beneficio pode ser solicitado pelo portal da Previdência Social, ligando 135, nas agencias da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais ou pelo site http://www.dataprev.gov.br/servicos/salmat/salmat.htm.

De acordo com Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) valem para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Da mesma forma, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS.

As informações sobre os dados no CNIS poderão ser obtidas na Agência Eletrônica de Serviços aos Segurados no portal da Previdência Social, na opção “Extrato de Informações Previdenciárias”, mediante senha de acesso obtida  através de agendamento do serviço pelo telefone 135 ou solicitada na Agência da Previdência Social de sua preferência.

A duração do beneficio salário maternidade do INSS será diferenciado da seguinte forma:

– 120 dias, se a criança tiver até um ano completo de idade.

– 60 dias, se a criança tiver de um ano até quatro anos completos de idade.

– 30 dias, se a criança tiver de quatro anos até os oito de idade.

Gostou? De um curtir:

122 Comentários em “INSS Benefício Maternidade

  1. Olá !
    Gostaria de saber se dou entrada do auxilio maternidade na empresa ou no INSS, e quem
    paga , vou ganhar meus bebês este mês e até agora não sei o que fazer

  2. olá gostaria de saber se tenho direito auxilio marternidade pois trabalhei de carteira assinada na grendene 1 ano e 5 meses e estou com 1 mes que guanhei bebé ,obrigada

  3. Olá gente. preciso saber onde tenho que ir e que documentos levar pra dar entrada no salario maternidade,estou gravida de 7 meses, sou MEI e o q devo fazer.Obrigada se puder me ajudar.

  4. olá trabalhei registrado no periodo de 5 anos . meu ultimo pagamento de inss foi mes de junho de 2011 estou gravida irei ter bebe em outubro teria como ter direito de salario maternidade ? o q fazer ?

  5. ola, gostaria de saber se eu tenho direito ao salario maternidade mesmo se a empresa que eu trabalho disser que vai pagar meu salario durante minha licença.
    obrigada, aguardo respostas

  6. Por favor me respondam
    estou gravida de 8 meses e estou desempregada,mas já tive carteira assinada eu tenho direito ao beneficio?

  7. estou gravida de 8 meses e ainda não tinha ouvido sobre esse beneficio mais tive 3 meses de carteira assinada..
    Eu ganho esse beneficio?

  8. Olá
    eu dei entrada no meu beneficio maternidade .tenho mais de um ano de carteira e fui mandad em bora do meu servico . depois de 2 meses eu engravideii . fui até o inss e dei entrada . A moca me enformou qu eu iria resceber um documento pelo correio na minha casa com a liberacao do pagamento .mas já faz mais de um mes e eu nao rescebi nada ainda o que eu tenho que fazer ?

  9. oi estou gravida de 6 meses e o meu bebe encaixou trabalho no comercio e naum tem outro cargo para mudar estou de repouso absoluto quero saber se eu afastar d aempresa agora vou perder no meu tempo na licença maternidade

  10. Estava trabalhando de contrato no estado, não renovaram meu contrato pq estava grávida …!Segunda feira agora dia 30 o bb nasce, o que preciso para dar entrada no inss??
    quero separar já os documentos necessários..obrigado!

  11. já fás 6 meses que eu pedir a conta na empresa que trabalhei e estou grávida de 3 meses quero saber se eu tenho ainda o direito maternidade. por favor tire as minhas dúvidas
    obrigada.

  12. Oi.dei baixa na carteira dia 14de marco de 2011.e meu nene nasceu dia 8 d marco dese ano.sera q tenho direito ao auxilio maternidad?

  13. Boa Tarde!!! eu fui afastada da empresa em março de 2012 e engravidei em abril eu tenho direito ao salario maternidade, pois estou desempregada ou tenho que contribuir individual para ter direito neste ultimo emprego trabalhei durante 17 meses.

  14. Boa noite minha filha nasceu de 6semanas e meia viveu 14 dias mas infelizmente faleceu devido a uma infecção minha esposa tem o direito da licença maternidade pois ela trabalha registrada a 12 anos

    obrigado

  15. Olá estou desempregada faz 3 anos, estou com 6 meses de gestação tenho direito a um salario do inss como faço para saber e poder dar entarda.

    1. olá tenho uma filha de 2 anos e sou agricultora como faço para poder dar entrada

  16. Bom dia!
    gostaria de saber se alguém já ouviu falar em auxílio bebê?
    pagamento feito pelo INSS.

  17. ENCAMINHEI MEU SALÁRIO MATERNIDADE 19/04/12 E A MOÇA QUE ME ATENDEU LÁ DISSE QUE EU IA RECEBER RETROATIVO DESDE O DIA EM QUE AGENDEI O ATENDIMENTO MAS FUI CONFERIR NO SITE DO INSS E NA VERDADE O QUE TEM COMO EXTRATO DE PAGAMENTO UM VALOR COM DESCONTOS E SÓ ESSE MES DE ABRIL MAS EU GANHEI MINHA BEBÊ EM FEVEREIRO.GOSTARIA DE SABER O CERTO POR GENTILEZA .

  18. Boa tarde! Apos meu parto, meu filho foi morar com o pai dele em outra cidade, Preciso voltar trabalhar por causa da diferença do salario que recebia e que o Inss paga, ja pedi a alta medica ao medico para que eu pudesse voltar trabalhar , mas ele se recusou a conceder.

    Não estou com meu filho, e QUERo voltar ao trabalho, como posso conseguir isso?

    Obs. Meu patrão não aceita que eu volte enquanto não tiver um documento que me libere para o retorno.

    Não acho correto eu estar recebendo um benefício destinado ás maes que estão cuidando de seus filhos, quando na verdade estou em casa sem fazer absolutamente nada.

    Por favor, me respondam obrigada

  19. Ola estou desempregada e tenho um filho de 1 ano e 9 mese antes de eu ganhar ele trabalhei 9 meses registrado e depois disso trabalhei em outra empresa por 2 meses e meio e tive outro filho depois q sai da segunda empresa e ele tem 25 dias
    queria saber se tenhu direito do beneficio pros dois filho?
    e quantas parcela eu pego se tive direito?
    Aguardo resposta Obrigado!!

  20. Boa tarde..gostaria de saber o que fazer no meu caso…Eu recebi o salário maternidade durante 4 meses e nenhuma das vezes o dinheiro veio um salario exato:duas veses veio a mais e duas a manos mas a soma dos quatro meses não deu o valor q deveria dar (no caso 4 salarios)., deu menos…o que fazer???

  21. Olá, gostaria de saber quanto tempo é necessário estar pagando o inss como autonoma para ter direito ao benáficio salário maternidade?

  22. Olá, gostaria de saber quanto tempo de contribuição é necessário, para quem é autonoma, para receber o salário maternidade?

  23. trabalhei registrada ate 03/03/2011foram 1 ano e 3 meses,passou um ano e estou gravida vou ganhar em outubro de 2012.tenho direito a salario maternidade.obrigada!

  24. BEM ESTOU GRAVIDA DE 2 MESES,TRABALHO EM UMA EMPESA A 3 ANOS PORÉM ELES NAO ACEITAM QUE FUNCIONARIO SAIA GRAVIDA NA EMPRESA.APOS A LICENÇA ELES DÃO FERIAS E LOGO APOS DEMITEM ALEGANDO QUE TAMOS QUE FICAR COM NOSSOS BEBES.MINHA DUVIDA É ALEM DO SALARIO MATERNIDADE QUE TENHO DIREITO A EMPRESA TEM QUE PAGAR MEU SALARIO ESSE TEMPO QUE FICAREI AFASTADA? E QUEM PAGA O SALARIO MATERNIDADE E A EMPRESA OU O INSS?

  25. ola tive bebe a doze dias trabalhei ate o dia do nascimento do meu filho, sou operadora de caixa em uma empreza a mais de 6 anos. meu patrao disse que quem paga a licença maternidade é a propria empreza, gostaria de saber se dou entrada no inss ou levo os papeis para empreza. pois o motivo que quero saber é porque fui humilhada durante toda a minha gravidez com esse assunto… pois meu patrao dizia que além de ter que me pagar ainda teria que contratar outra para me subtituir…quero saber se mudou a licença maternidade pois ja tenho um filho de dez anos e recebi minha licença na epoca pelo inss. obrigada.

  26. Olá, Estou desempregada e estou no 5 mes de gestação, gostaria de saber se tenho o direito de receber esse beneficio, já ouvi dizer que sim.. o que eu realmente preciso fazer? onde recorrer?
    me respondam obrigada !

    1. Bom dia !! trabalhei 1 ano e 6 meses no comércio de carteira assinada e estou grávida de 5 meses , mais estou desempregada gostaria de saber se eu tenho direito de receber o benifio ? o que eu devo fazer , documentação ? obrigada

    2. boa tarde!! trabalhei 1 ano e 5 meses no comércio de carteira assinada e estou grávida de 5 meses , mais estou desempregada gostaria de saber se eu tenho direito de receber o benifio ? o que eu devo fazer , documentação ? obrigada.

  27. eu tava encostada ai meu nene nasceu e eu liguei no 135 pra me informar eles me informarao eu terminar de reseber o aucilio doenca para so depois emcaminhar o aucilio maternidade ai fui no inss de erechim e eles falaram que agora vou ter que devolver o dinheiro mas eu nao recebi junto nen un dos aucilios eu so fiz o que o 135 me aconselhou tanto que eu achei que colocasem pessoas informadas pra trabalhar nessas coisas mas agora o que eu fazo o erro nao foi meu e o moco la no inss me tratou como se tivesse robando dinheiro dele com muita istupides sabemdo que nao tinha culpa de nada o que eu fazo

  28. Bom Dia!

    Estou desempregada e meu filho irá completar 10 meses no dia 12/03,tive que pedir as contas por motivo de doença(meu filho ficou internado),recebi os 4 meses de salário maternidade e como no momento estou desempregada gostaria de saber se tenho o direito de receber esse beneficio,e o que preciso fazer?
    Ficarei no aguardo.

  29. Bom dia !! trabalhei 1 ano e 6 meses no comércio de carteira assinada e estou grávida de 5 meses , mais estou desempregada gostaria de saber se eu tenho direito de receber o benifio ? o que eu devo fazer , documentação ? obrigada

  30. Olá, Estou desempregada e já entrei no 8 mes de gestação, gostaria de saber se tenho o direito de receber esse beneficio, já ouvi dizer que sim.. o que eu realmente preciso fazer? onde recorrer?
    me respondam obrigada !

    🙂

  31. fui desligada da firma faz umas duas semana estou gravida de 37 semanas quando eu sai eles me disseram que eu tenho direito ao beneficio. gostaria de saber se e verdade e como faço pra dar entrada nele

  32. eu dei entrada no meu salario maternidade como desempregada só que a pessoa que mim atendeu mim disse eu teria direito de receber 622,00 que no site do inss tenhe que é 498,00 e outra coisa não recebi o kit segurado e era pra ter chegado até dia 28/02 e não está nos correio como faço pra receber meu dinheiro….

  33. Olá, estou desempregada a três meses e estava trabalhando ainda no ínicio da gestação, tenho direito também ao benefício?

  34. Bom dia!

    Dia 15/02/2012 peguei a guarda provisória de duas crianças: Uma de 3 anos e outra de 6 anos. Já estou com elas em casa. Minha dúvida é a seguinte: A partir de que momento posso dar entrada a sálario maternidade. Eu sei que tenho direito, mesmo estando desempregada desde novembro.

  35. fiquei desempregada a 8 meses e engravidei nesse tempo eu gostaria de saber se tenho direito ao seguro

    1. trabalhei durante um ano e um meis no ano pasado e fiqei gravida neste ano cera que tenho direito a ese beneficio

  36. Estou grávda e pago como autonoma o inss, eu tenho direito a quanto tempo e que valor de beneficio?e quando eu solicitar a licença recebo a primeira parcela quantos dias após a solicitação?

  37. meu filho tem 1 mes de nascido trabalhei em duas empresa tenho 1ano e 2 meses,so que no inss nao consta que eu contribui mesmo assim tenho direito de receber ,ja faz 1 mes

  38. eu sou contribuinte do inss individual , e qd foi pra mim receber o meu sario maternidade não recebi o salario completo foi so ametade entao eu nao tenho direito de ganhar .um salario minimo ! choquei!! quando damos entrada no inss ninguem fala nada
    fica aduvida pra nois… obrigadoo!

    1. Na verdade, nenhum beneficio pode ser inferior ao salario minimo, salvo o salario familia e auxilios acidente e doença, em alguns casos. Voce deveria receber a média das suas ultimas 12 contribuições, num periodo nao superior a 15 meses. Se a média for menor que um salario minimo, voce deve receber o salario minimo.

      1. Caro Matheus,o salario maternidade pode sim ser menor pois lembrando que durante o recebimento existe o desconto do INSS(se ela contribuia como empregada ha desconto de 20%;ou seja ,$622 – $124,40 = ?),sendo assim beneficio menor que um salário.

        1. CARA MANU, MINHA ESPOSA ESTÁ TENDO DESCONTO DE INSS DE 20% SOBRE O SALÁRIO MATERNIDADE, ISTO ESTÁ CORRETO? ELA TRABALHA NUMA PREFEITURA E GANHA EM TORNO DE 2500,00 REIAS. SE PUDER ME RESPONDER AGRADEÇO DESDE JÁ…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135