INSS Cuiabá – Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Postos de Atendimento da Previdência Social em Cuiabá MT

Se você mora em Cuiabá, no Mato Grosso, saiba que há diversas opções de postos de atendimento do INSS para você.

O INSS é unificado em todo o País. Em qualquer cidade ou local em que você esteja é possível contatar o INSS nos seus postos de atendimento, pelo telefone ou pela internet, como veremos abaixo.

inss-cuiaba

Postos INSS Cuiabá

Nos postos de atendimento do INSS de Cuiabá você tem à sua disposição diversos serviços relacionados aos inúmeros benefícios que o INSS te proporciona, como agendamentos, certidões, consultas e diversos outros.

INSS Cuiabá: endereços e telefones

Há diversos postos da Previdência Social em Cuiabá. Abaixo saiba quais são eles e os seus respectivos endereços:

  • Pres. Getúlio Vargas, 553 – Centro Norte, Cuiabá – (65) 3928-1500
  • Pau Brasil – Jd das Palmeiras, Cuiabá – (65) 3661-5077
  • Quarenta e Sete Cpa IV, 174 – Pedra 90
  • Batista das Neves – Centro Norte, Cuiabá -(65) 3646-2316
  • Castelo Branco, S/n – Centro Sul, Várzea Grande – (65) 3686-1299

O telefone do INSS Cuiabá é o mesmo para as demais unidades do INSS existentes no Brasil. Isso porque o INSS só faz atendimentos pelo telefone único: 153.

No entanto, caso precise saber outro tipo de informação, como perguntar pontos de referência e outros dados, pode ligar para os seguintes números de telefone do INSS Cuiabá, os quais se referem aos endereços acima.

O INSS é o Instituto Nacional de Previdência Social. Ele é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social e ao Governo Federal.

Ao INSS cabe administrar e regulamentar, em regra, os assuntos que tratam da previdência social de todos os brasileiros vinculados ao Regime Geral de previdência Social.

Confira:  Aposentadoria para MEI - Empreendedor

No passado, muitas pessoas conheciam o INSS como INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Entretanto, o funcionamento deste órgão passou por diversas polêmicas e crises.

previdencia-social-cuiaba

Desse modo, posteriormente, surgiu o INSS concentrando todas as matérias que se referem à previdência social no País. Contudo, é bom mencionar que a previdência de servidores públicos concursados não é paga e nem controlada pelo INSS.

Os servidores públicos do Estados e Municípios têm regimes próprios de previdência que, por consequência, têm regras próprias em cada um destes entes da federação.

Mas essas regras devem, ao mesmo tempo, estar em consonância com as regras que a União legisla a respeito da previdência social. Assim, os Estados e Municípios têm uma autonomia limitada quando o assunto é a previdência social.

É possível, também, passar do regime de previdência público, regulamentado pelo INSS para o próprio, caso você venha a se tornar um servidor concursado, por exemplo.

Também é bom destacar que servidores públicos comissionados, por disposição da lei, são obrigados a contribuir para o INSS, mesmo que não trabalhem propriamente com carteira assinada, ou seja, não sejam celetistas.

Como se vê, são diversas normas relacionadas à previdência brasileira. Se você está em dúvida sobre onde se encaixa, acesse o site da previdência social e tire as suas dúvidas.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *