INSS Décimo Terceiro – Primeira e Segunda Parcela

13° salário INSS

O 13° salário do INSS é um benefício para aposentados e pensionistas do INSS, pago geralmente em duas parcelas. Considerando que os trabalhadores com carteira assinada ou até mesmo servidores públicos de todos os entes da federação.

Até para que haja uma compensação para aposentados e pensionistas, especialmente no final de ano, o INSS paga 13° salário aos aposentados, pensionistas e pessoas seguradas do INSS, como veremos adiante.

inss-decimo-terceiro-salario

Primeira Parcela Décimo Terceiro INSS

O 13° salário INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira paga no início do segundo semestre, com pagamento no terceiro mês do segundo semestre.

O Presidente da República Michel Temer acabou definindo as datas por meio de decreto presidencial. A princípio, o valor da primeira parcela do 13° salário será de até 50% do total, ficando o restante para a segunda.

O décimo terceiro INSS é uma enorme ajuda para as famílias brasileiras, afinal de contas, o início  e o final de ano são épocas que costumam trazer gastos.

Segunda Parcela Décimo Terceiro Salário INSS

A segunda parcela do Décimo Terceiro Salário INSS será paga nos últimos dois meses do ano, o que equivalerá a quase 20 milhões de reais para os brasileiros.

Imposto de Renda 13° salário INSS

O imposto de renda décimo terceiro salário INSS não será descontado na primeira parcela, mas tão somente na segunda, por conta de lei.

Na verdade, desde meados dos anos 2000, há a antecipação de parte do 13° salário INSS para o início do segundo semestre ano. Apenas em anos anteriores o pagamento foi atrasado por causa da crise econômica que assolou o País.

primeira-segunda-parela-13-salario-inss

Isenção imposto renda 13° INSS

A isenção de imposto de renda 13° salário INSS é dada a pela lei a quem ganha menos de R$ 1903,98 mensalmente a título de pensão ou de aposentadoria INSS.

Confira:  Extrato de contribuições a Previdência Social

Pagamento da 2ª Parcela do décimo terceiro: quem tem direito?

Terão direito ao pagamento da segunda parcela do 13° salário INSS quem recebeu aposentadoria, pensão, auxílio-doença, reclusão ou acidente, ou salário maternidade no exercício financeiro.

Como consultar pagamento décimo terceiro INSS?

Para consultar o pagamento do décimo terceiro salário INSS é preciso expedir extrato mensal no banco em que você recebe a aposentadoria INSS. Ou, ainda, você pode ver a sua situação entrando no app ou no site do INSS. Fique atento às folhas de pagamento INSS do final do ano, pois certamente a segunda parcela do 13° INSS cairá nessas datas.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de contatar o INSS ou seu banco (aquele em que você recebe a pensão, aposentadoria ou benefício). Não deixe de sacar décimo terceiro salário INSS e deixa as contas em dia, viaje ou passe um final de ano bem com a sua família!


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *