INSS Digital

Projeto INSS digital

O projeto INSS digital é a criação de um novo fluxo de atendimento que combina tanto aspectos presenciais quanto remotos e veio a fim de modificar e revolucionar a atual forma de atendimento do órgão.

Desde o começo do ano de 2017, o INSS vem colocando em teste as novas formas de atendimento e trabalho para facilitar as tratativas com o segurado. Além de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e ainda, controlar os danos com problemas que vinham acontecendo como falta de agências ou de servidores.

inss-digital

INSS digital o que é

O INSS digital um projeto que vem sendo implementado a fim de aumentar a capacidade do órgão de reconhecer e conceder direitos. O processo eletrônico que disponibiliza o agendamento e/ou a concessão de benefícios via internet – que ainda será testado, ou por meio de entidade que tenha assinado o Acordo de Cooperação Técnica com o INSS e ainda, a redistribuição das demandas de serviço por entre as unidades de atendimento.

Como funciona o INSS digital

Além de todas as novidades, o INSS digital proporcionará a mudança na forma de relacionamento entre o órgão e o Cidadão.

Um site chamado “meu.inss.gov.br” será uma ferramenta de central de prestação de serviços aos cidadãos, o seu acesso se dará por meio de uma senha validada pela própria internet. Será possível emissão de extratos e consultas.

Além de envio de documentação necessária para ter os direitos de recebimento de auxílios. Quando você faz o agendamento pelo telefone, já receberá a opção de fazer tudo online, inclusive as orientações para isto.

Agências digital INSS

O Portal Meu INSS servirá para que o cidadão não tenha a necessidade de ir pessoalmente até uma agência e, ainda assim, ter seu direito reconhecido. Na agência digital, você encontra todas as normas e formas de envio documentacional. Os documentos originais que foram digitalizados deverão ser apresentados no dia do atendimento. Não haverá geração de processos físicos ou papelada para o processamento dos benefícios.

Confira:  SISOBI - Consulta de Óbito DATAPREV

agencia-inss-digital

Benefícios Agência digital INSS

Além de toda a praticidade no andamento de processos, o INSS online pretende também reduzir o tempo de atendimento, garantindo agilidade no atendimento à população. Atualmente, não são todos os municípios que tem agência física, o que dificulta agendamentos e atendimentos. São muitas as facilidades dessa nova forma de protocolar requerimentos de benefícios do INSS.

Beneficiários do INSS: milhares de brasileiros

O instituto prevê um aumento de 32 para 800 mil beneficiários. Também existe a previsão de haver a injeção de mais de R$ 5 bilhões na economia do Estado via aposentadorias, benefícios assistenciais, salário maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-doença entre outros.

Etapas do INSS digital

Na primeira fase do programa, funcionários de empresas como o Itaú, Cedae, Light, Furnas, Grupo Globo, OAB e outros, já poderão fazer solicitação de serviços via Agência digital INSS. Com menos burocracia e sem agendamento em postos. Pessoalmente, em muitos estados, o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento varia de 2 a 4 meses. Acredita-se que em pouco tempo, todos os serviços estarão disponíveis em sua plenitude para o uso dos cidadãos.

Custos do INSS

O objetivo do INSS digital, além de toda agilidade, é também o corte de custos para o órgão. No ano passado, a instituição precisou pagar 250 milhões de reais de correção monetária aos titulares de alguns processos que demoraram bem mais de 40 dias para serem concluídos.

O programa gera então, economia de dinheiro, de papel, de espaço, e de armazenamento físico.

inss-digital-como-funciona-servicos-atendimento

Agências físicas INSS

Absolutamente nenhum cidadão será impedido de comparecer às agências físicas, logicamente. A Agência digital INSS caminhará em conjunto com as agências físicas. Até porque, muitos idosos não têm acesso, ou não conseguem interagir com as novas tecnologias, para isso, os servidores estarão prontos para recebê-los e conversar para solucionar problemas ou sanar dúvidas.

Confira:  Consultar Extrato de Pagamento ao INSS

Usando a agência digital INSS: como funciona?

Ao entrar no site, meu.inss.gov.br, será solicitado seu login e senha, caso não os possua, clique em cadastrar-se. Esteja com seus documentos em mãos, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento, seu nome completo, nome da mãe, Estado de nascimento e uma autenticação.

Após isso, será questionado quando foi sua última contribuição, caso tenha feito. Caso não tenha, é só selecionar a opção que condiz. Eles farão mais algumas perguntas para confirmar sua identidade. Após isto, você verá sua senha para acesso ou “Meu INSS” ou ao “Emprega Brasil”.

Informações INSS digital

O projeto INSS digital veio realmente com a promessa de revolucionar os métodos de atendimento ao cidadão, sem excluir aqueles que não tem acesso à rede de internet ou que não possuem conhecimento acerca dela.

Assim, você pode facilitar o atendimento aos processos, não perde tempo indo às agências e pula as morosidades de agendamento. Se você conhece alguém que precisa de ajuda no INSS e não conhece o INSS digital, ajude essa pessoa, atualize-a e reduza as dificuldades dela.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *