INSS em Atraso

Cálculo para pagar INSS em Atraso

INSS – Instituto Nacional do seguro Social é o órgão brasileiro responsável pelo recolhimento de Guia da Previdência Social (GPS), existem várias categorias de arrecadação, como empreendedor individual, donas de casa, empregadores, empregada doméstica, facultativo dentre outras, essa arrecadação foi criado com o objetivo de gerar fundos para assegurar os contribuintes que vão se aposentar, pensionistas, e segurados.

Existem muitas vantagens para quem contribui com o INSS, além da aposentadoria, a família pode contar com salario maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, entre outros benefícios, e para o funcionário que perdeu o seu trabalho pode contar com a reabilitação profissional, por isso você contribuinte, não deve deixar de pagar a GPS, pois se sua contribuição do INSS estiver em atraso perdera o direito e os benefícios que o INSS oferece.

inss-em-atraso

Como pagar INSS em Atraso – O Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão responsável por receber as contribuições, e ela que recolhe as contribuições e quem paga as aposentadorias e os benefícios previstos por lei. O INSS usa o banco de dados do Dataprev para fazer o processamento dos dados dos contribuintes.

Existem tantas contas que pagamos aluguel, luz, água, telefone, IPTU, IPVA e tantos outros impostos que acabamos esquecendo-se de pagar alguma dessas contas, caso você deixou de pagar essa do INSS, explicaremos como pagar o INSS em atraso.

As parcelas atrasadas do INSS que não forem pagas podem impedir a entrada à aposentadoria por tempo de serviço. Você pode calcular o INSS em atraso, será acrescentada uma multa que poderá chegar a 20% mais a correção monetária dependendo do tempo que atrasou no pagamento.

Para fazer o calculo do INSS em atraso, basta você acessar o a página do site da Previdência e informar o valor do salário mensal, junto com o mês do salário a ser pago em atraso.

Confira:  Tempo de serviço INSS - Simulação
restituicao-icms-energia-eletrica

A seguir você encontra informações sobre pagamento em atraso do INSS e suas modalidades:

Empregado doméstico – pode ser solicitado em qualquer época, e a sua contribuição é calculada através do salario base registrada em carteira de trabalho.

Facultativo – para o facultativo esse recolhimento do INSS em atraso, pode ser feito na internet, se a guia tiver em atraso no máximo de seis meses, caso tenha ultrapassado esse período, tem que ir a uma Agência da Previdência Social, para ser analisado a sua situação perante o INSS.

Contribuinte individual – pode calcular após o seu cadastro da atividade na Previdência Social, a partir do primeiro dia de recolhimento.

Comprovação de atividade – o contribuinte individual que não tem o primeiro recolhimento ou deseja recolher os anos anteriores, poderá solicitar o recolhimento em atraso nas Agências da Previdência Social mediante comprovação do exercício da atividade durante a temporada em que esteve em débito.

Para cálculos acima de cinco anos fiscais, o contribuinte deve procurar uma das Agências da Previdência Social mais próxima.

Para calculo de contribuição em atraso do INSS, para os contribuintes individuais tenha em mãos um desses documentos NIT/PIS/PASEP e saber a categoria que você pertence, e para o pagamento de guias patronais é preciso do CNPJ e a categoria do contribuinte.

O contribuinte que deseja quitar seus débitos e ficar em dia com suas contas, pode procurar o site da receita federal ou o sistema do Dataprev, lá você vai conseguir emitir uma nova Guia da Previdência Social, e o valor vai sair corrigido já com multas e juros e o seu pagamento pode ser feito em qualquer agência bancaria e lotéricas.

As taxas embutidas nas guias recalculadas do INSS são juros, obedecendo a taxa Selic, e será calculada a partir do primeiro dia do mês subsequente e multa por dia de atraso até o dia que ocorra o pagamento.

Confira:  Aposentadoria do Professor - Regras, Cálculo, Simulação

Caso exista mais dúvidas o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários, para ter mais informações acesse o link www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/.

Recomendamos

72 Comentários em “INSS em Atraso

  1. Alcides Raimundo Alves dos Santos disse:

    Quero saber se eu estou na lista dos atrasados para receber o inss em 2013 agora ?

  2. É possível regularizar a contribuição do INSS em atraso, tenho em torno de 05 anos sem recolhimento, se possível? qual a diretriz para uma regularização….?

  3. Estou no primeiro semestre de Contabilidade, tenho um trabalho sobre calcular o inss em atraso, queria uma dica de um site que tenha um demonstrativo.

  4. Boa noite, fiz minha simulação ao INSS e tenho 14 anos 4 meses e 29 dias de contribuição na carteira, fora isso paguei dois anos como pessoa Jurídica segundo meu contador se eu parasse de pagar perderia o meu direito, quero saber se está correto como perder o direito não acho justo, outra duvida faltam quatro anos para eu completar 60 anos eu já teria direito a me aposentar com esses 14 anos 4 meses e 29 dias? Como devo agir?

  5. boa noite por gintilesa gostaria que voces me tirase uma duvida eu paguei o meu inss 14 anos e parei eu tenho 53 anos gostaria saber para mim se aposentar eu tenho de pagar mais guantos anos .. eu agradesso se voces me enformasem muito obrigado ,,,,,,,,,,

  6. Por favor, como faço para calcular o pagamento em atraso com vencimento em 15 de nov. código de pagamento é 1929.

  7. Minha mãe sempre recebeu pensão por morte do meu pai , em 2013 depois do recadastramento ela ainda não recebeu o beneficio
    ela foi falar com a atendente que garantiu que ela receberia no dia 25 de novembro mas até agora nada , existe algum risco do pagamento ter sido suspenso ?

  8. BOA NOITE,GOSTARIA DE TER UMA INFORMAÇÃO SOBRE A APOSENTADORIA ,POS NÃO TENHO COMO DE QUANTO TEMPO EU CONTRIBUIR,ATÉ HOJE A MINHA CARTEIRA NÃO FOI DADO BAIXA,PAGUEI AUTONOMO ,I HOJE EU ESTOU QUERENDO COMO DEVO FAZER POS ESTOU UM POUCO ADOENTADA, I JÁ FUI TENTAR FAZER OS CALCULOS I NÃO CONSEGUIR……

  9. não pago inss a 10 anos como faço pra retornar é contribuinte, e pagar os anos atrassados

  10. Do ano de 82 á 84 sem registro,recolher 2 anos INSS,33 anos de pgto,com 52 anos,caso efetue este 2 anos de pgto,em 2014 terei 53 anos e 35 contribuição,é possível regularizar 2 anos ao INSS, estudei no SENAI de 75 á 76 tem como recolher como estudante,como posso efetuar pagamento,no aguardo,obrigado! Laerte.

  11. tenho 62 a e estou 15 anos sem pagar inss, como calcular para aposentar

  12. O sistema não esta funcionando corretamente! Está dando timeout toda hora1

    Att

    Rodrigo Ferreira

  13. GOSTARIA DE SABER SE PARA CALCULAR O INSS REF. AO MÊS 11/2013, TENHO APENAS QUE FAZER 20% DO VALOR?

  14. Boa tarde, gostaria de uma informação, meu carne venceu dia 15/12 porem eu paguei dia 23/12, pelo site do meu banco mas não foi atualizado o valor oque eu faço agora com a diferença que não foi calculada pelo site da previdência???
    agradeço desde já

  15. Tive meu primeiro registro na CTPS , em março de 1978, porém tenho durante todo esse tempo ( 34 anos), uns 19 anos ( alternadamente) sem contribuição.Como faço para quitar esses anos que não pude contribuir, para que posso então antecipar minha aposentadoria.
    Desse tempo pra cá me tornei autônomo e não contribui.

  16. Ola fiquei alguns meses sem pagar o inss gostariade saber como faço para quitar a divida…fico grata

  17. Necessito de acompanhar o extrato de recolhimento do INSS de minha empregada doméstica. O corre que não sei onde encontrar pelo site da previdência e não sei quantras mensalidades estão em atyraso.
    Como faço para consultar o extrato das parcelas de recolhimento efetuados no ano de 2013?
    obrigado.

  18. PAGO INSS COMO AUTONOMO ESTOU ATRASADO DESDE MARÇO DE 2013, GOSTARIA DE SABER COMO CALCULAR JUROS ATRASOS PARA POR EM DIA,(PARCELADO)

  19. PAGO INSS COMO AUTONOMO ESTOU ATRASADO DESDE MARÇO DE 2013, GOSTARIA DE SABER COMO CALCULAR JUROS ATRASOS PARA POR EM DIA,(PARCELADO) PRIMEIRA VEZ QUE SOLICITO

  20. nessessito de uma orientaçao para efetuar e acompanhar o pagamento de meu inss .

  21. Preciso regularizar meu INSS como autonoma do periodo de 2006 a 2011 como devo proceder?

  22. trabalhei pouco tempo registrada meu último registro foi em 10/2000 depois fui trabalhar como autônoma individual e não recolhi mais até 02/2009. a partir do mês 03/2009 passei a recolher no código 1163 11% do salário mínimo para me aposentar por idade.
    Fui a agencia da previdência para saber se podia por os atrasados em dia levei um susto.
    O valor que estão cobrando de indenização, juros,e multa se tornou inviável o pagamento.
    Ninguém vai fazer nada para que a previdência pare de extorquir os contribuintes.
    Para ter ideia a competência do mês 06/2002 foi para r$ 406,15 multiplique isto por79 contribuições em atraso.
    Realmente estou indignada.

  23. trabalhei
    pouco tempo registrada meu último registro foi em 10/2000 depois fui
    trabalhar como autônoma individual e não recolhi mais até 02/2009. a
    partir do mês 03/2009 passei a recolher no código 1163 11% do salário
    mínimo para me aposentar por idade.
    Fui a agencia da previdência para saber se podia por os atrasados em dia
    levei um susto.
    O valor que estão cobrando de indenização, juros,e multa se tornou
    inviável o pagamento.
    Ninguém vai fazer nada para que a previdência pare de extorquir os
    contribuintes.
    Para ter ideia a competência do mês 06/2002 foi para r$ 406,15
    multiplique isto por79 contribuições em atraso.
    Realmente estou indignada.

  24. Minha empregada não tem os recibos de recolhimento do INSS. Como posso saber até que mês foi recolhido para que eu possa continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *