INSS em Atraso

Cálculo para pagar INSS em Atraso

INSS – Instituto Nacional do seguro Social é o órgão brasileiro responsável pelo recolhimento de Guia da Previdência Social (GPS), existem várias categorias de arrecadação, como empreendedor individual, donas de casa, empregadores, empregada doméstica, facultativo dentre outras, essa arrecadação foi criado com o objetivo de gerar fundos para assegurar os contribuintes que vão se aposentar, pensionistas, e segurados.

Existem muitas vantagens para quem contribui com o INSS, além da aposentadoria, a família pode contar com salario maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, entre outros benefícios, e para o funcionário que perdeu o seu trabalho pode contar com a reabilitação profissional, por isso você contribuinte, não deve deixar de pagar a GPS, pois se sua contribuição do INSS estiver em atraso perdera o direito e os benefícios que o INSS oferece.

inss-em-atraso

Como pagar INSS em Atraso?

O Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão responsável por receber as contribuições, e ela que recolhe as contribuições e quem paga as aposentadorias e os benefícios previstos por lei. O INSS usa o banco de dados do Dataprev para fazer o processamento dos dados dos contribuintes.

Existem tantas contas que pagamos aluguel, luz, água, telefone, IPTU, IPVA e tantos outros impostos que acabamos esquecendo-se de pagar alguma dessas contas, caso você deixou de pagar essa do INSS, explicaremos como pagar o INSS em atraso.

As parcelas atrasadas do INSS que não forem pagas podem impedir a entrada à aposentadoria por tempo de serviço. Você pode calcular o INSS em atraso, será acrescentada uma multa que poderá chegar a 20% mais a correção monetária dependendo do tempo que atrasou no pagamento.

Confira:  DPVAT 2019 - Valor, Consulta, Pagamento, Indenização

Para fazer o calculo do INSS em atraso, basta você acessar o a página do site da Previdência e informar o valor do salário mensal, junto com o mês do salário a ser pago em atraso.

A seguir você encontra informações sobre pagamento em atraso do INSS e suas modalidades:

Empregado doméstico – pode ser solicitado em qualquer época, e a sua contribuição é calculada através do salario base registrada em carteira de trabalho.

Facultativo – para o facultativo esse recolhimento do INSS em atraso, pode ser feito na internet, se a guia tiver em atraso no máximo de seis meses, caso tenha ultrapassado esse período, tem que ir a uma Agência da Previdência Social, para ser analisado a sua situação perante o INSS.

Contribuinte individual – pode calcular após o seu cadastro da atividade na Previdência Social, a partir do primeiro dia de recolhimento.

Comprovação de atividade – o contribuinte individual que não tem o primeiro recolhimento ou deseja recolher os anos anteriores, poderá solicitar o recolhimento em atraso nas Agências da Previdência Social mediante comprovação do exercício da atividade durante a temporada em que esteve em débito.

Para cálculos acima de cinco anos fiscais, o contribuinte deve procurar uma das Agências da Previdência Social mais próxima.

Para calculo de contribuição em atraso do INSS, para os contribuintes individuais tenha em mãos um desses documentos NIT/PIS/PASEP e saber a categoria que você pertence, e para o pagamento de guias patronais é preciso do CNPJ e a categoria do contribuinte.

O contribuinte que deseja quitar seus débitos e ficar em dia com suas contas, pode procurar o site da receita federal ou o sistema do Dataprev, lá você vai conseguir emitir uma nova Guia da Previdência Social, e o valor vai sair corrigido já com multas e juros e o seu pagamento pode ser feito em qualquer agência bancaria e lotéricas.

Confira:  Salário Mínimo 2019 Valor, Aumento

As taxas embutidas nas guias recalculadas do INSS são juros, obedecendo a taxa Selic, e será calculada a partir do primeiro dia do mês subsequente e multa por dia de atraso até o dia que ocorra o pagamento.

Caso exista mais dúvidas o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários, para ter mais informações acesse o link www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/.

Gostou? De um curtir:

78 Comentários em “INSS em Atraso

  1. TRABALHO COMO AUTONÒMO DESDE 2002 , E NUNCA CONTRIBUIR DESTA DATA PRA CÁ GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO IR PAGANDO OS ATRASADOS E CONTRIBUIR DE AGORA PRA FRENTE.

    OBRIGADO

    1. trabalhei sem carteira assinada no periodo de 10/01/1995 a 30/11/2001 recebendo salario minimo em alguns estabelecimento gostaria de saber se posso pagar este periodo em atraso para nao prejudicar minha aposentadoria. sou cadastrado desde 1986. resposta

  2. Trabalhei em uma firma 25 anos, depois trabalhei em outra firma 6 anos mas a firma não pagou Inss ”faliu”, então começei a pagar meu Inss gostaria de saber se posso pagar o restante atrasado que a firma não pagou ?

  3. gostaria de saber como pagar o13º do gPS de minha empregada domestica

  4. gostaria de saber se todas as vezes que eu aumentar o inss,eu tenho que pedir autorização.

  5. Preciso do cálculo para pagto. de carne em atraso. Meu marido paga R$ 124,40 p/ mes.

  6. Atrasei o pagamento do mes de dezembro/2012. Qual o cálculo.
    Pago R$ 124,40

  7. quando receberei meus atrasados tenho 62 anos preciso de colocar advogado pelo Federal para receber ?, estou em processo de aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho , fiquei sem beneficio de abril de 2012 até novembro de 2012 quanto vou ganhar ? Em que data vou receber ? Preciso de uma resposta com urgência !!!!!!!!!! obrigada.

  8. Atrasei o pgto dos mese de outubro e novembro como posso paga los ?

  9. estive no seguro desemprego temho que paga inss para comtagem de tempo. na data do seguro

  10. a minha incrisao inss 1982 porei devo alguns mes de cada ano como fazer para me aposentar quero pagar os atrasados e tenho 2 anos na prefeiturade 5 7 de 1977 a 5 07 de 1979 me de a resposta.

  11. quero pagar o inss do mês 10 que esta em atraso não consegui calcular o valor do juro o que eu faço para pagar?????? grata

  12. Estou querendo saber, quanto eu devo ao INSS? Pois fiquei alguns anos trabalhando sem carteira assinada.

    Favor me mandar o link aonde poderei ver este “buraco” nas minhas contribuições.

    Grato,
    Paulo Maia

  13. Olá tenho o número do PIS/PASEP da minha funcionária e estou digitando para calcular valores em atraso do INSS. Quando acesso o link “obter dados cadastrais” está dando que este número de NIT não existe??? O número do NIT é diferente do PIS/PASEP? Onde posso obter o número do NIT dela? Grata, Tatiana

  14. venceu dia 15 eu foi pagar 16 e o banco nao aceita mandau eu valtar no inss
    e necesario e

  15. fas 1 dia de atraso e o banco nao aseita o que eu faco para pagar

    1. no site do inss tem um icone para vocew calcular, ligue 135 e eles te explicam melhor, dai toda vez que voce atrasar entra no site, calcula o atrasado, gera a guia e PAGA NO BANCO.

  16. fas 1 dia de atraso e o banco nao aseita o que eu faco

  17. como calculo o inss do meu sogro atrasado?

  18. Olá preciso pagar o inss atrasado de minha empregada, mas não sei desde que m~es existe o atraso…como faço para descobrir o mês atrasado?

  19. Estou com uma guia em atraso. Gostaria de saber como fazer para retirar.

  20. Ao Inss,Por que alguns associados conseguem benefício com tanta facilidade e outros não? tenho 15 anos de contribuição,estou com artorse, artrite, o braço direito não estou aguentando escrever com ele e sou professora,hérnia de disco lombar,já fiz uma sirurgia,tem mais…, mas, não consigo benefício nenhum e já estou com 59 anos de idade, será que não posso gozar desse direito???????

  21. tenho uma inscrição de autonomo como taxista e não pago desde 1995 o que faço ?
    quero voltar a comtribuir .

  22. A minha carteira de trabalho foi dada baixa em 30/06/1992, e novamente assinada em 01/01/2005, como faço para pagar o inss, em atraso , de 92,a 2005 ?

    1. Essa é uma boa pergunta antônio, eu estou na mesma situação. Quem poderá nos ajudar?

  23. Boa noite por favor me ajude fazer o calculo para o meu inss pois não paguei do mes 06 ,tinha que ter pago ate dia 15-06 pois apartir do dia 16-06 ja vence a do mes 07 me ajude

    1. Isso já aconteceu comigo!
      Liguei para o 135 e eles agendaram um atendimento para mim…no dia marcado fui até o inss e já sai de lá com uma guia para pagamento já com o valor corrigido.
      Liga para o 135.
      Espero ter ajudado vc .

  24. O aposentado que continua trabalhando e contribui com INSS normalmente, tem direito da devolução dessa contribuição?

    Agradeço

    Aguardo resposta

  25. É possivel regularizar a contribuição do INSS em atraso, tenho em torno de 15 anos sem recolhimento, se possivel, qual a diretriz para uma regularização….?

  26. FIQUEI SEM RECEBER O BENEFICIO DO MES ABRIL POS ME FALARAM NO INSS QUE ESTAVA CANCELADO O ME BENEFICIO MAIS EU TINHA PERICIA MARCADA PARA O DIA 25/6/2012 E DEVERIA RECEBER O ATRASADO VOU RECEBER O MES QUE NAO VEIO

  27. Boa tarde,
    É possível fazer um acordo para pagar inss atrasado, tempo que trabalhei sem carteira assinada ( 01/01/96 a 01/12/2002 ). Aguardo um retorno

  28. gostaria de saber como faço calculo atrasado pois nao paguei mes 03?2012 e 04/2012

  29. Desde 1995, não tenho contribuido com INSS, gostaria de saber como fazer pra colocar em dia, estou desempregado no momento.

  30. óla amigos, eu solicitei a minha aposentadoria.
    em dezembro de 2011,e ate a data presente 01-06-2012
    não tenho resposta.

  31. meu marido estar atrasado dia do pagamento 15/05 vou pagar 19/05 o valor 124.40 quto
    eu irei pagar.

  32. Tive meu primeiro registro na CTPS , em março de 1978, porém tenho durante todo esse tempo ( 34 anos), uns 15 anos ( alternadamente) sem contribuiçao.Como faço para quitar esses anos que não pude contribuir, para que posso então antecipar minha aposentadoria. Estarei completando 52 anos em 31 de agosto de 2012.
    Sem mais para o momento agradeço, no aguardo da resposta.

    nelson

  33. gostaria de saber eu devo a 10 meses o inss quanto vou pagar de juros eu sou facutativa e a parcela era de 59.95 se me responder agradeço.obrigado.,

  34. gastaria de fazer o calculo de recolhimento atrasado de 07/2009 a o4/2012, é possivel via internet se não onde fazer desde ja agradeço

  35. prezados gostaria de saber se tem como fazer um acordso pra pagamentos em atrazos (02 anos )

    1. eu paulo entrei com petido de aposent. e jfrs dis que fauta 2.anos como eu trabalho autonomo reformas em gerais queria saber se poso pagar este 2 anos atrasados no inss para porde me aponsetar gotaria de saber a resposta

  36. Gostaria de saber o telefone do INSS para tirar algumas dúvidas.
    Moro em Belém do Pará.

    Wagner Fernandes

  37. olá tudo bem ? Gostaria de saber quanto tempo eu tenho, para requer os meses de beneficio atrasados que fiquei sem receber no periodo de 12 anos.

    1. Pago o inss do meu cunhado pois ele não consegue emprego fixo
      deixei de pagar alguns meses, por nao ter condições de continuar pagando o valor, qual seria o minimo em reais que eu posso pagar para ele não perder o beneficio

      grato

      Jurandir

  38. eu fiquei da outra vez quase dois anos em beneficio por causa de uma trombose e trombofebrite e ferida no membro inferior direito,e depois eles me dispensaRÃO,EU RETORNEI AO TRABALHO E ME BENEFICIARÃO NOVAMENTE,SÓ QUE ATÉ HOJE NÃO RECEBI NENHUM ATRASADO DESTE TEMPO.
    O QUE FAÇO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135