INSS Kit Segurado

Kit Segurado do INSS

Sabe o que é o Kit Segurado? Este era um kit onde o beneficiário através de uma agência dos Correios fazia pedido de recebimento do benefício. Este era um kit, pois este foi extinto devido aos baixos índices de procura pelo serviço, desde fevereiro de 1996, quando foi criado. Desde aquele tempo, apenas 75 mil requerimentos de aposentadoria e pensões foi feito através deste kit que deu lugar a carta de concessão do INSS.

kit-segurado-inss-carta-concessao

Hoje, a maioria dos requerimentos é feita nas agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) através da carta de concessão. Quando o segurado faz o requerimento ele já precisa saber se foi concedido, outros dados como a indicação do local que irá receber, quando estará disponível, o valor inicial e quando será sua renda mensal. Todas estas informações são enviadas ao segurado da previdência em um documento que é a própria carta de concessão, onde é explicado sobre a concessão ou não do benefício requerido.

Saber se o Benefício do INSS está liberado

Para muitas pessoas há certa dificuldade de entender a linguagem destas cartas de concessão. O resultado quanto ao requerimento pode sair entre 15 a 30 dias após a perícia feita, no caso de auxílio-doença; e nos demais benefício pode sair entre 30 a 45 dias (somente se o atendimento não teve nenhuma pendência). É necessário esperar este período informado e esperar a carta de concessão ou acessar o site do INSS, através deste último pode fazer a pesquisa sobre a situação do benefício. Para saber sobre este benefício na internet é preciso ter em mãos o número do benefício e caso não o tenha ou tenha perdido, o segurado deverá ir a uma agência de atendimento da previdência social.

Confira:  Carta de Concessão INSS

Na sua carta de concessão ou no site do INSS podem constar vários resultados, por exemplo, seu benefício foi indeferido por qualquer motivo, você pode ingressar com pedido de recurso junto ao INSS nos próximos 30 dias após o indeferimento, caso ocorra o mesmo resultado, o caminho a seguir é procurar a defensoria pública ou um advogado especialista na área.

carta-de-concessao-inss-consulta

Caso apareça na sua carta que o pedido foi deferido é porque foi concedido o beneficio solicitado e o período que se encontra. Caso depois de um tempo não tenha recebido o benefício, deverá se dirigir a um posto de atendimento para mais detalhes. Quanto às etapas de seu pedido, podem constar em sua carta os seguintes termos: habilitado, os documentos foram entregues ao INSS e estão em análise; deferido, documentos foram analisados e no caso, você receberá o benefício; indeferido, pedido foi negado; dados divergentes, os dados inseridos não correspondem aos cadastrados e para isso, vá a um posto de atendimento para verificar o que está incorreto.

Na carta de concessão quando tudo deu certo é informado o dia em que o segurado deverá ir à agência do banco informada na carta para fazer o saque do benefício. Pode haver problemas no caso de você ter imprimido a carta direta mento do site do INSS e neste caso, procure o gerente da agência e explique que o próprio INSS em seu site oficial autoriza o segurado a retirar seu dinheiro com a carta de concessão impressa.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *