INSS Palmas – Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Postos de Atendimento da Previdência Social em Palmas

Precisa recorrer ou solicitar um benefício junto ao INSS? Não sabe se tem direito a algum benefício? Ou procura um posto de atendimento do INSS? Estas e outras informações confira a seguir.

inss-palmas

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é um Órgão do Ministério da Previdência Social ligado ao governo federal que é o responsável pelo pagamento dos trabalhadores contribuintes de benefícios como a aposentadoria entre outros. Estes trabalhadores contribuem para a Previdência Social e esta contribuição é descontada em sua folha de pagamento e, no caso dos contribuintes voluntários através de pagamento direto a Previdência Social. Há vantagens no pagamento da previdência social, que é uma espécie de seguro, pois garante ao trabalhador em momentos de adversidades ou no momento que chegar o tempo de parar de trabalhar receber algum benefício como, por exemplo, a aposentadoria ou no caso de doença, o trabalhador tem direito ao auxílio-doença ou ainda no caso da morte do contribuinte, seus dependentes tem direito a pensão por morte. De qualquer forma o contribuinte ou seus parentes ficam segurados de toda forma. Entre os benefícios que a previdência social garante é: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-acidente, auxílio-doença, salário família, salário maternidade, pensão por morte, reabilitação profissional, etc.

Existem atualmente mais de 1500 agências do INSS em todo o Brasil, nas principais cidades brasileiras. Uma destas cidades é Palmas no Tocantins.

Previdência Social Palmas Endereço

A agência INSS Palmas tem como endereço a 201 Sul – Conjunto 02, Lote 05, Plano Direito Sul, 77015202, Palmas (TO).

INSS Palmas Telefone

O telefone da Previdência Social Palmas para essa agência é (63) 3233-3161 ou diretamente pelo 135.

Confira:  Perícia Médica negada - O que fazer?

Uma curiosidade da cidade de Palmas no Tocantins, assim como Brasília (nossa capital federal) foi uma cidade planejada. Por isso, o endereço da cidade é composto por números e lotes. Mas, diferente de Brasília, a capital do Tocantins foi fundada mais recentemente, em 1989, logo após a criação do Estado do Tocantins através da Constituição Federal de 1988 (antes Tocantins estava ligado ao Estado de Goiás). Após a Constituição que definiu a criação do Estado, foram contratados os arquitetos Luis Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho para que estes realizassem o projeto arquitetônico e urbanístico da cidade. Apesar da fundação ter ocorrido em 1989, somente no ano seguinte que Palmas se tornou legalmente a capital do Tocantins. A cidade é uma das que mais crescem na Região Norte e conta com uma população de aproximadamente 130.528 habitantes (em 2000). A economia do Estado é a que mais cresce apesar do período de crise. Atualmente se dedica à agropecuária, que ainda é pequena em relação a outros estados; as plantações de soja e criação de gado. A cidade ainda possui quatro Distritos Federais e possui atualmente alguns investimentos externos no Estado que tem se desenvolvido. Por isso, com uma mão de obra cada vez mais crescente e que possivelmente precisará dos benefícios do INSS em algum momento.

previdencia-social-palmas

INSS Palmas Agendamento

Caso precise ir a uma agência do INSS, independente do Estado onde esteja, é necessário fazer um agendamento prévio do seu atendimento. Este agendamento permite que seu atendimento seja mais resolutivo, evite filas e esperas desnecessárias e ainda permite aos servidores do INSS possam planejar a prestação de seu serviço de acordo com a força de trabalho disponível em cada agência de atendimento.

Confira:  Averbação de tempo de serviço INSS

O agendamento pode ser feito pela internet pelo site do INSS ou através da Central de atendimento pelo número 135. Em caso de dúvidas e informações podem encontrá-las nestes dois canais.

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135