INSS Recálculo de GPS

Recalcular GPS Vencida INSS

Guia da Previdência Social GPS é um boleto emitido pela empresa, por segurados individuais e pelos contribuintes individuais e facultativos. A guia GPS INSS é uma obrigação da empresa, como veremos adiante, e é ainda uma das formas de custeio da Previdência Social.

recalcular-gps-vencida-inss

Prazo pagamento guia GPS

Para empresas, o prazo para pagamento da guia GPS INSS tem vencimento todo dia 20 do mês. Por exemplo, se a GPS se trata de 01/2018, ela vencerá no dia 20/02/2018, salvo se a data de vencimento se der nos finais de semana ou em feriados.

Já para as demais pessoas mencionadas acima, a guia vencerá todo dia 15, na mesma forma já explicitada acima.

Como calcular GPS em atraso (recálculo)

Para recalcular GPS em atraso há duas maneiras. A primeira delas é fazendo cálculo manualmente, com aplicação da taxa Selic, bem como de cálculo de 0,33% ao dia. Já a segunda é pelo Portal SAL – Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal do Brasil.

É só acessar o link do SAL, preencher com os dados da pessoa jurídica, da competência, bem como com valores a serem pagos e a data de vencimento em que você pretende pagar o boleto GPS.

Para contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais, é só acessar o Portal, da mesma maneira, mas em outro campo, preenchendo os dados solicitados da mesma forma como se fosse para as empresas.

Sistema SAL

O Sistema de Acréscimos Legais – SAL realiza o cálculo das contribuições do INSS, estejam elas em dia ou atrasadas, de pessoas jurídicas privadas, públicas, contribuintes individuais e facultativos, especiais, domésticos.

Confira:  Cálculo de Guia da Previdência Social - Carnê

Por meio do sistema SAL é possível fazer acréscimos legais, atualizações de valores pagos a menos, calcular competências, dá acesso a tabelas financeiras, e muito mais.

É importante asseverar que os recolhimentos INSS que não ocorrerem até o vencimento ficarão sujeitos a juros e multas, consoante a legislação prevê, o que incidirá sobre o valor do recolhimento atualizado.

calcular-juros-gps-boleto-atualizar

Canais de atendimento INSS

Caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com canais de atendimento do INSS, pelo telefone 135 (ligação gratuita), internet ou agendando um horário no INSS.

Você também pode entrar em contato com a Receita Federal, que é a responsável pela emissão da Guia GPS INSS para dirimir eventuais dúvidas e fazer o procedimento corretamente. Lembre-se de que é importante ter suas contribuições em dia, a fim de que você não fique descoberto dos benefícios do INSS.

No caso das empresas, pagar a guia GPS em dia é essencial para evitar multas de órgãos como Receita Federal, Ministério do Trabalho e até mesmo Ministério Público do Trabalho, sem contar que isso evita ações judiciais apresentadas por funcionários da empresa, o que pode trazer muita dor de cabeça e falta de confiabilidade ao empregador.

Assim, ter uma boa conduta em relação ao pagamento da guia GPS INSS e regularizando-a pode contribuir muito com a atividade da empresa e com os funcionários.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *