INSS Tirar Dúvidas Sobre Aposentadoria

Aposentadoria INSS Tirar Dúvidas

Acompanhe todas as informações sobre o seu processo do INSS de forma online, evitando transtornos.

Anualmente uma grande quantidade de brasileiros desejam aposentar-se pelo seu tempo de contribuição, afastar-se do seu emprego por motivo de doença ou acidente, solicitar direitos, em fim, inúmeras situações que envolvem como fator principal o INSS, o qual é pago por todo trabalhador que possui registro em carteira assinada, ou faz o pagamento da previdência para ter acesso aos seus direitos.

tirar-duvidas-inss

No entanto, para poder dar entrada aos direitos anteriormente mencionados, é preciso entra com processos que podem ser demorados. Geralmente a consulta dos processos do INSS costuma ser realizados de forma presencial, nas secretarias da previdência localizadas em vários municípios brasileiros.

Quando os processos ocorrem de forma correta, os brasileiros não possuem dificuldades e podem ter acesso rápido ao pedido de aposentadoria ou de afastamento. O problema acontece quando existem situações ou informação divergentes entre os apresentados pelo possível beneficiário, e dos apresentados no sistema da previdência, que quando não coincidem costumam demorar até verificar a autenticidade das informações.

Estas situações referentes ao INSS costumam acontecer por motivos simples: primeiramente o processo de aposentadoria é trabalhoso devido ao longo período em que as pessoas começam no mercado de trabalho, começam o pagamento do INSS até chegarem na idade de aposentar-se. Até que o momento de cada pessoa chegue, muitas informações podem ter sido mudadas dentro do sistema do INSS, bem como podem ter sido praticamente apagadas de todos os sistemas.

Graças aos avanços tecnológicos atuais e a disponibilidade da internet, a Aposentadoria do INSS costuma ser bem melhor e mais fácil que em qualquer período vivido pelos brasileiros. Saiba como consultar o seu processo neste post.

Confira:  Síndico paga INSS e Condomínio?

Consulta do processo de aposentadoria do INSS

Para as pessoas que possuem problemas com o processo do INSS, bem como para aquelas que simplesmente desejam verificar sua situação atual do seu pagamento, é possível verificar no site: http://comprot.fazenda.gov.br/E-Gov/cons_generica_processos.asp neste site serão fornecidas todas as informações do andamento do processo, principalmente os de aposentadoria e os de afastamento.

inss-duvidas-aposentadoria

Para realizar a consulta, é preciso colocar o numero do processo, caso ainda não tenha, pode mesmo colocar o seu numero de CPF no campo indicado, juntamente com o seu nome por extenso. Caso tenha alguma informação divergente ou da qual desconheça, você pode entrar com um recurso para o processo ao qual está tratando.

Este recurso deve ser lançado com prazo máximo de 30 dias, contados da ciência do mesmo. O quanto antes for informar ao INSS que existem divergências, mais rapidamente será realizada a apuração dos fatos, e subsequentemente na solução do mesmo. Tendo este período passado, o processo do INSS costuma ficar mais longo e a solução também é tardia.

Tendo todas as informações em mãos, fica fácil fazer a consulta do processo INSS em qualquer local que tenha acesso a um microcomputador e à internet. Não deixe de acompanhar a sua situação perante aos direitos que está pagando, a fim de evitar futuros transtornos.

Ainda tem dúvidas sobre o INSS? Deixe nos comentários, ou navegue pelos tópicos abaixo:

Aposentadoria

Benefícios

Cálculos

Concurso

Inscrição

Pagamentos

Gostou? De um curtir:

4 Comentários em “INSS Tirar Dúvidas Sobre Aposentadoria

  1. Boa noite! Sou servidor Público da Prefeitura do RJ a 15 anos. Contribuo para a aposentadoria pela Previ Rio. Entretanto, antes de me tornar funcionário público, já exercia atividade de músico (sou formado em música), contribuindo na modalidade de contribuindo individual para o INSS. Minha dúvida é se com as novas regras, será possível adquirir a aposentadoria dos dois órgãos ( Previ Rio e INSS)? Tendo em vista que, sigo contribuindo para ambos os órgãos!

    Grato!
    Atenciosamente.

  2. Tenho 55 anos (56 em agosto próximo), e 30 anos completos de contribuição; não consegui entender até agora como ficará minha situação caso a reforma seja aprovada como está no momento!! Pela regra atual eu iria aposentar daqui à 5 anos, quando completarem 60 anos de idade e 35 de contribuição, somando 95 pontos, e acima da idade mínima!! Aprovado o projeto como está, poderei requerer a aposentadoria já por ter 30 anos de contribuição e estar acima da idade mínima exigida na nova regra, ainda que vá receber 80% da média encontrada pelo INSS, como diz o projeto à ser aprovado?? E para receber o valor integral no meu caso, terei que trabalhar quantos anos mais especificamente? Outra coisa, existe aposentadoria proporcional para homem hoje, no meu caso especificamente, 30 anos de contribuição e 55 de idade?

  3. Em abril de 2012 aos ser demitido já tinha 36 anos de contribuição e tinha 54 anos .Fiquei contribuir até agora . Hoje tenho 59 anos se somado aos 36 anos de contribuição faço 95 pontos.
    Minha pergunta é , se requerer minha aposentadoria agora, o período de outubro de 2017 até maio de 2012 quando foi minha ultima contribuição entra de alguma forma no calculo do valor a receber .

  4. Bom dia, e obrigado pela ajuda. Minha situação é a seguinte: estou com 60 anos de idade, tenho 20 anos de contribuição (carteira assinada) e atualmente estou pagando INSS como autónomo – código 1406) pois estou desempregado.
    Sei que a minha única chance será esperar até os 65 e solicitar aposentadoria por idade (claro, nas regras atuais, pois tudo pode mudar).
    A minha pergunta é: vale a pena continuar pagando por mais 5 anos como contribuinte individual facultativo, ou estou jogando fora esse dinheiro mensal (o valor é pequeno, pago R$ 187,40 mas para que pagar a toa, se esse dinheiro ainda pode me prejudicar no cálculo final da aposentadoria?).
    Agradeço antecipadamente a sua ajuda,
    Juan Pasini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135