INSS vantagens do Contribuinte

Benefícios do Contribuinte do INSS

inss-vantagens-do-contribuinte

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o principal órgão responsável pelas vantagens do contribuinte da Previdência Social. Aproveitar os benefícios do INSS é uma vantagem disponível apenas aos trabalhadores ou profissionais que contribuem para a Previdência. Somente os trabalhadores ruais, que são os Segurados Especiais não precisam contribuir para aproveitar as vantagens do contribuinte, por este motivo eles são considerados especiais.

Basicamente a Previdência Social garante aos seus contribuintes um seguro, que se estende também a sua família. Este seguro cobre casos de doença, acidente, invalidez, morte, gravidez e também velhice. A administração do órgão está ligado ao Ministério da Previdência Social, que rege as regras e faz cumprir os direitos dos segurados. Como trata-se de uma instituição do Governo Federal, é quase nulo o risco de quebra, portanto o contribuinte pode ter certeza que terá os seus benefícios atendidos através do INSS.

Benefícios do Contribuinte

  • Aposentadoria Especial – Benefício de aposentadoria concedido a trabalhadores que exerceram profissões ou cargos que ofereceram riscos ou perigos a sua vida ou saúde.
  • Aposentadoria por Idade – Aposentadoria destinada a trabalhadores urbanos ou rurais que completam a idade estipulada. Aos trabalhadores rurais a idade mínima é de 60 anos para homens e 55 para mulheres. Os trabalhadores urbanos recebem com idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para as mulheres.
  • Aposentadoria por Invalidez – Benefício concedido aos trabalhadores contribuintes que por motivo de doença, ou acidente, sejam considerados incapacitados de trabalhar por motivo de invalidez.
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Aposentadoria paga mensalmente aos contribuintes que chegarem ao prazo máximo de contribuição, 35 anos para homem e 30 anos de contribuição para mulheres. Também pode ser solicitada de forma proporcional, levando em conta o tempo de contribuição e a idade do contribuinte.
  • Auxílio Doença – Benefício deferido aos contribuintes que venham a adoecer e fique impossibilitados de trabalhar, o benefício será pago enquanto permanecer a doença.
  • Auxílio-acidente – Destinado aos contribuintes que venham a sofrer acidente de trabalho que os impossibilitem de exercer as suas funções de trabalho.
  • Salário Maternidade – Valor que é pago as contribuintes que tenham ou adotem filhos.
  • Auxílio Reclusão – Benefício pago ao contribuinte que permanece recolhido em prisão federal, estadual ou municipal.
  • Pensão por Morte – Pensão paga mensalmente aos dependentes do contribuinte que venha a falecer, sendo conjugue ou filhos que provem ser dependentes financeiramente do segurado.
Confira:  Auxílio-Doença

Estas são as principais vantagens que o contribuinte recebe pelo INSS.

Recomendamos

18 Comentários em “INSS vantagens do Contribuinte

  1. por gentileza gostaria de saber se havera ferias coletiva e em que dia a instituiçao para e quandovolta das ferias desde ja obrigado

  2. Sou aposentado e trabalhando estou contribuindo para o inss .
    O dia que eu sair da empresa terei esse dinheiro de volta?
    E se eu ficar fora da empresa por mais de 15 dias recebo alguma coisa?

    obrigado
    arlindo

  3. Tenho 25 anos de contribuição e 44 de idade, eu posso estar solicitando a a posentadoria proporcional?

  4. Eu trabalhava como aux. de taxista. eu posso pagar o cod 1402 ou melhor dizendo se facultativo, ae eu posso pagar sobre quatro salarios e qual vai ser o valor a mim pagar por mes a contribuição, sendo q eu já tenho cadastro no inss como autonomo e já contribuia com o cod. 107.

  5. tenho 48 anos e 28anos de contribuição posso solicitar aposentadoria proporcional

  6. Boa tarde.
    Gostaria de saber se consegue auxilio doença por depressão, e se pode-se aposentar por depressão.
    Att.
    gilcéia

  7. eu queria saber se pode aposentar por auxilio de doença de sindromedopanico com dois salario minimo mensal brigado

  8. Por favor gostaria de mim informa quais sao os documentos necessario para fazer um carne do INSS para pessoa autonomo.

    Aguardo resposta.
    Att.Estela Dalva

  9. Quando uma pessoa é indicada para receber um benefício de outra pessoa por deficiência auditiva,no caso o paciente é menor de idade.Ao passar do tempo o paciente chega á sua fase adulta e o responsável pelo recebimento do benefício do mesmo venha a faltar,o que acontece com o benefício do paciente?

    Obrigado.Edmilson

  10. Como faço pra tirar aquele documento no qual me insenta de pagar o valor total da passagem, (Rodoviaria)…. Ja estou a algum tempo tentando mas nao consigo encontrar o icone pra entrar e imprimir, ja que indo direto na Previdencia nao consigo.Se puder me enviar por email ficarei muito grata pois necessito desse documeto pra hoje se possivel… Desde ja obrigada…Aguardo um retorno

  11. Oi boa tarde!

    Minha cunhada tem epilepsia e com as crises ele quebrou o braço e está impossibilidade de trabalhar e como faço pra ver se consigo um auxilio para ela ,pois,ela tem uma filha de 3 anos e não consegue emprego, como faço e quais os documentos necessarios para que eu possa conseguir isso para ela .
    Grato
    Ermelinda Pinheiro

  12. Olá,gostaria de saber como fazer pra a empresa pagar meu INSS e FGTS que ta atrazado tenho 2anos e 3 meses na empresa e so foi recolhido 7 meses de cada, e estou me demitindo oqe faço?

  13. BOA NOITE POR FAVOR TENHO 50 ANO SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO E SE CASO TIVER COMO DEVO PROCEDER APENSAO DO MEUS PAI POIS ELES JA SAO FALECIDO DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO DISPENSADA

  14. Gostaria de saber quantos anos eu, Dalva Maria Candida contribuiu para o inss, quero fazer pagamento complementares para me aposentar.

  15. olá eu gostaria de saber se um pensionista tem direito a PIs/Pasep e funde garantia

  16. gostaria como eu tenho que fazer para pagar meu inss sendo que estou desempregada e quero pagar como autonoma por favor aguardo resposta abraço , lucia

  17. Olá! Eu já contribuo há um ano.
    dei entrada ao pedido de auxílio-doença pois estou com uma doença onde estou perdendo a minha visão e preciso fazer tratamento urgente, só que não tenho condições, e dia 25/01/2017 foi feita a perícia. Mais o resultado foi indefinido. Não acho justo porque estou incapaz de trabalhar e sustentar minha família, o que eu faço agora?

  18. Bom dia. Tenho uma filha de 15 anos, quando completar 16 anos posso começar a pagar o inss dela pelo carnê? Qual o primeiro passo que devo seguir? Como gerar o número de Nis para ela? Agradeço desde já o retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *