Junta de Recursos Previdência Social

Previdência Social Junta de Recursos

Para quem já tentou fazer pedido de benefícios no INSS mas teve a sua solicitação negada sabe que é possível recorrer contra essa decisão para a juntas de recurso do INSS.

Mas o que são as juntas de recursos da Previdência Social? Para saber mais acompanhe as informações abaixo.

junta-de-recursos-previdencia-social

O que é conselho de recursos do INSS?

O conselho de recursos do INSS é um órgão colegiado, ou seja composto por mais de uma pessoa e que tem como finalidade verificar as decisões exarada pelo INSS nos processos de interesse de beneficiários e de empresas.

O conselho de recursos tem quase 30 juntas de recursos e quatro câmaras de julgamento.

Quem pode recorrer contra INSS?

Poderá apresentar recurso nas juntas de recursos todas aquelas pessoas que forem interessadas em benefícios assistenciais de prestação continuada e do INSS.

Algum tempo todo o processo para a junta de recursos é informatizado o que garante o maior celeridade e confiança em relação as decisões das juntas de recurso INSS.

Mas o que fazer caso a junta de recurso INSS não reconhece o seu pedido também?

Aí você poderá interpor um novo recurso para as câmaras de julgamento INSS.

Prazo interpor recurso INSS

O prazo para o prazo para interpor recurso em face da decisão do INSS é de até 30 dias da data de conhecimento da decisão que negou o benefício.

Como fazer recurso INSS

Para apresentar recurso no INSS é preciso fazer o agendamento no site do INSS ou no portal meu INSS de horário e dia para protocolar o recurso.

Caso você prefira, poderá fazer o agendamento de horário para protocolar recurso pelo telefone 135 do INSS.

Confira:  INSS Mogi das Cruzes - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Você também poderá acessar o site e-recursos do INSS, saiba mais em: E-Recursos

Recorrer contra INSS precisa de advogado?

Ainda que seja recomendável o auxílio de uma pessoa que realmente entenda nessa área de Previdência Social não é preciso contratar advogado para fazer recurso no INSS.

O próprio Cidadão pode, munido dos documentos solicitados e mais aquilo que desejar comprovar, protocolar o recurso às juntas de recursos INSS.

É possível juntar provas dentre outros para concessão do benefício.

recurso-administrativo-previdencia-social

Como consultar recurso INSS

É possível consultar andamento de recurso INSS pela central de atendimento pelo telefone 135 ou até mesmo ligando para o local de trabalho. Ainda, é bom dizer que os recursos INSS são eletrônicos e passados para a internet, para que você possa fazer o acompanhamento do seu processo e julgamento.

Prazo cumprimento decisões INSS

O prazo para cumprimento da decisão INSS, seja ela antiga ou reformada pelas juntas de recurso da ´previdência social, é de até 30 dias. Se o INSS não cumpriu decisão de 30 dias, você pode pedir para falar com o presidente da Comissão.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Não deixe o prazo recursal INSS passar. Essa é mais uma garantia de que você poderá ser agraciado por uma decisão favorável por parte da junta de recursos INSS.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *