Novas Regras para Aposentadoria

Novas regras para aposentadoria do INSS

A aposentadoria é um direito de todas as pessoas que trabalham duro para garantir seus direitos. E este ano, os aposentados viram algumas novas regras da aposentadoria na forma como eles irão receber seu benefício. Mas avisamos logo aos trabalhadores comuns, que estas novas regras valem apenas para os servidores civis da União. Ou seja, apenas para os funcionários que entram no serviço público. Nas novas regras, quem é servidor público não ganha mais a aposentadoria integral. Se esta pessoa deseja receber acima do teto previdenciário, ela vai ter de fazer uma contribuição para a previdência, à parte da que já faz para a aposentadoria.

funpresp-novas-regras-aposentadoria

Novas regras para aposentadoria integral INSS

A Lei n° 13.183/2015, que trouxe a Regra do 85/95 Progressiva, também estipulou que até o último dia de dezembro de 2018, imperará a mencionada regra para aposentadoria integral por tempo de contribuição INSS.

A partir daí, caso se queira afastar o fator previdenciário, a soma de idade e contribuição deve ser de 86 para mulheres e de 96 para homens.

Segundo a lei, o aumento nessa conta vai ocorrer até o ano de 2026, quando atingirá o máximo de 90 para mulheres e de 100 para homens.

Fique atento aos seus direitos e pense bem sobre a aposentadoria integral INSS, ainda mais em vista das próximas alterações que o Governo Federal pretenderá fazer na chamada Reforma da Previdência Social. Verifique se não é mais vantajoso para você, por exemplo, optar pela aposentadoria proporcional INSS.

Para entender melhor como irá funcionar a nova aposentadoria, os servidores públicos que desejarem receber um valor acima deste na sua aposentadoria integral, deverão fazer um fundo de previdência complementar, pagando um valor extra a partir dos 35 anos de contribuição pré-estabelecidos.  Desta forma, para formar esse fundo complementar, foi criado a Funpresp. A Funpresp terá três segmentos, um legislativo, um executivo e um judiciário. Cada qual para a sua área de serviço público da união.

Confira:  Reforma da Previdência - O que muda, Regras

Como ficam a partir de agora, a aposentadoria? Atualmente o servidor público contribui com 11% de seu salário e o servidor da união com 22%. Os aposentados anteriores a 2003 irão receber o salário integral. Para os ingressos após 2003, o valor é calculado sobre 80% do valor de suas maiores contribuições. Basicamente, a porcentagem de contribuição não muda, mas o valor não poderá passar do teto de R$3900. Para receber acima desse valor, deverá se fazer o fundo complementar. No prazo de 6 meses, todos os órgãos da união deverão criar as entidades responsáveis por gerir o novo fundo complementar. Estes terão um prazo de 8 meses para entrar em funcionamento. Confira maiores detalhes, com as novas regras de acordo com a Reforma da Previdência.

aposentadoria-inss-novas-regras

Novas regras para aposentadoria por tempo de contribuição

As novas regras aposentadoria INSS funcionam assim: o cálculo é feito somando a idade e o tempo de contribuição do cidadão. Estabelecida nova regra para os cálculos de aposentadoria do INSS, agora será levado em consideração a quantidade pontos alcançados de idade mais o tempo de contribuição do segurado.

Além desta soma dos pontos, também se faz preciso cumprir a carência que é de, no mínimo, cento e oitenta meses de contribuição para a concessão do benefício de aposentadoria.

Se atingidos os pontos, o benefício é concedido de forma integral, sem aplicação de fator previdenciário. Essas são as novas regras para se aposentar INSS.

Novas regras para aposentadoria

Até o final do próximo ano, para aposentar-se por tempo que contribuiu, se o segurado for homem, terá de somar 95 pontos, e se for mulher, 85 pontos. Depois disso, a somatória da idade e do tempo de contribuição deverá ser de: 86 se for mulher e 96 se for homem.

Esses números de pontos irão progredindo até que, segundo a Lei, até 2026, quando a soma deverá ser de 90 pontos se for para mulheres e 100 se for para homens.

Nova Lei de aposentadoria

Segundo a nova lei de aposentadoria INSS, então quer dizer que mulheres só vão se aposentar com 85 anos e homens com 95 anos? Não! Não é assim. Esse é o número de PONTOS que deverão alcançar para receberem o benefício integralmente.

Confira:  Câncer tem Direito a Aposentadoria do INSS

Esses pontos são calculados somando a idade e o tempo de contribuição com o INSS. Por exemplo, Maria que tem 53 anos, trabalhou durante 32 anos, a soma dos dois números dará 85, logo, tem direito à aposentadoria.

Concessão de aposentadoria por tempo de contribuição

Mas se aposenta por tempo de contribuição somente quem atingir os 85 ou 95 pontos? Não, no caso das mulheres são necessários 30 anos de contribuição, e 35 para os homens.

A nova regra de cálculo INSS é só uma opção que facilita o afastamento do fator previdenciário, mas mantém a carência de cento e oitenta meses de contribuição para as demais modalidades de aposentadoria. Sendo assim, caso a pessoa queira se aposentar antes de completar os pontos necessários, o valor do benefício sofrerá uma grande redução no valor.

tabela-novas-regras-aposentadoria

Aposentadoria por idade reforma INSS

Hoje em dia, portanto, não existe uma regra que dite com que idade você pode se aposentar portempo de contribuição ao INSS. A nova regra não estingue nenhuma norma do fator previdenciário, apenas sugere uma outra forma de realizar os cálculos parar conceder benefícios, logo, o fator previdenciário continua em vigor!

Novas regras para aposentadoria por idade

E para quem já é aposentado, o que muda? Não muda absolutamente nada para quem é segurado aposentado do INSS. Assim como quem se aposentou há pouco tempo, não pode pedir nenhum tipo de revisão de seu benefício por causa da mudança de regras.

Nova Lei da aposentadoria

A nova lei da aposentadoria foi implementada uma vez que diversos países estão revendo seus modelos de previdência vistos a expectativa de vida e veloz transição demográfica que estão passando.

As pessoas estão recebendo os benefícios da aposentadoria por um tempo maior, vivendo por mais tempo. O que, consequentemente, aumenta os gastos e custos da previdência.

Confira:  Aposentadoria Compulsória

Ao mesmo tempo, inclusive, a taxa de fecundidade brasileira está caindo, o que quer dizer que logo, haverá menos contribuintes para cada idoso que recebe o benefício.

Em verdade, ainda não foi fechado o tema dessa discussão sobre mais novas regras INSS. O Governo montou um fórum com a presença de aposentados, trabalhadores ainda em atividade, empregadores e pensionistas para prosseguir debatendo. Isso é de extrema importância para nossas vidas e para o País.

Sistema de pontos INSS

Porque o sistema de pontos INSS vai aumentando com o passar dos anos? Porque ele foi estudado de maneira que fosse se ajustando com a expectativa de vida e não fosse estático. Inclusive, assim, evita-se um susto ou mudanças bruscas no futuro.

novas-regras-aposentadoria-previdencia-social

Entenda como o Fator previdenciário pode ajudar

Em casos onde o contribuinte se aposenta com mais idade e com mais tempo de contribuição, o fator previdenciário pode jogar o valor do benefício lá para cima, tendo assim, um aumento significativo.

Por outro lado, com o sistema de pontos alcançado, a aposentadoria vai ser concedida com o valor integral. E quanto é esse valor integral?

O cálculo do valor integral é resultado das médias dos maiores salários enquanto contribuinte, contando de julho do ano de 1994 (mil novecentos e noventa e quatro), até o requerimento do benefício. Assim, o valor do benefício será este, sem desconto aplicado pelo fator.

Contam, para o cálculo de tempo, todo o tempo no qual o segurado contribuiu ou trabalhou. E ainda, caso tenha trabalhado com atividades insalubres ou prejudiciais à saúde, poderá requerer o benefício antes, já que é oferecida uma conversão diferente para esse tempo especial. Com essa contagem diferente por esse período, o tempo de contribuição aumenta.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

87 Comentários em “Novas Regras para Aposentadoria

  1. um senhor tem 33 anos de trabalho e no passado nao asinaram sua carteira ele pode pagar os 2 anos que falta para se aposentar?

  2. Olá, ja trabalhei com carteira assinada, temporária desde 2004 e contribui com fgts, parei no momento janeiro 2013, pois meu serviço é temporário, mas tem contrato na cart. de trabalho .Como faço para continuar pagando e quando me aposento?? desde já agradeço. por favor mandem pelo e-mail resposta…

  3. Comecei a trabalhar de professora em 1980 sempre em sala de aula (crianças) estou com 52 anos de idade.Como será minha aposentadoria, integral?Já posso pedir? sem perder nada?Agradecida se for atendida.Abraço.

  4. tenho 56 anos e 20 anos pagos de Inss, o que ficou faltando tem como pagar os atrasados para aposentar?

  5. sou funcionário publico da seduc mt no cargo de vigia concursado e funcionário de uma firma de segurança privada no cargo de vigilante, queria saber se posso me aposentar nos dois empregos.

  6. sou funcionário publico concursado da seduc mt no cargo de vigia e funcionário de uma firma privada de segurança no cargo de vigilante, queria saber se posso me aposentar nos dois serviços.

  7. De que adianta se matar para pagar absudos a previdencia, se depois ela rouba nossos rendimentos. Eu mesmo contribui com 3 salarios referencia, e depois de 10 anos recebo um misero minimo, sem direito a reclamar. Outra, previdencia é uma mãe para algumas categorias e madrasta para outras, porque varios regulamentos dentro de um mesmo paiz?

  8. sou funcionario publico nao pago inss pago uma previdencia propria posso contribuir
    com o inss individual para ter direito um, benificio.

  9. Ola

    Tenho 45 anos, tenho 26 anos de contribuição destes, apartir de 08/1996 começei a receber periculosidade, posso pedir aposentadoria especial ?

  10. Boa noite, minha mãe possuía uma pequena empresar mas fico sem condições de continuar contribuindo. Porém com a entrada do código 1167 ela retomou a contribuição.
    A minha dúvida é estando ela ativa neste código como sera a aposentadoria dela? Através do tempo de serviço ou por idade?

    Outra questão é: Haveria alguma forma de contribuir ou quitar os meses passados que ela ficou sem contribuir?

    desde já obrigado.

  11. tenho comprovante de carteira assinada por 9 anos de inss, outros anos perdi a carteira, estou com 62 anos , tenho condição de aposentadoria ?ou tenho que eseprrar completar 65 anos ? muito obrigada

  12. Ja tenho uma contribuiçao de 14 anos e meio e tenho 49anos so que parei de pagar. Quero voltar a contribuir.Como fica a minha aponsentadoria com a nova lei.
    Obrigado Raquel

  13. Sou funcionaria pública municipal e contribuo com a previdencia apenas com o mínimo. Quero saber se posso fazer uma complementaçao e de que forma. Estou preocupada com a mnha aposentadoria que deverá acontecer daqui a uns nove anos.

  14. Boa noite !!! trabalho desde 1982 com registro em carteira , mas tenho apenas 25 anos de contribuição…..como faço para pagar os 5 anos que faltam para me aposentar?

  15. Tenho 52 anos de idade, e 29 de contribuição, gostaria de saber se posso pedir aposentadoria proporcional.

  16. Tenho 59 anos e 30 anos de co ntribuição, pergunta: posso me aposentar na proporcional

  17. Sou professora municipal desde de 1995, como professora e também tenho registro em carteira mais o menos dez anos de contribuição e já estou com 59 anos, tenho direito ao teto salarial do INSS? Por favor me responda o mais rápido possível. Obrigada.AH e continuo trabalhando, Trabalho na APAE.

  18. Trabalho desde 1982 era funcionário publico em MT, depois fui ser funcionário publico em SP, agora trabalho em regime de CLT, quando posso me aposentar?

  19. durante esse periodo só houve um mes que fui desligado do serviço – retificação acima da minha dúvida, favor se possível enviar resposta para o meu Email
    grato.

  20. Senhores (a).
    Gostaria de saber se consigo pagar os 3 anos faltantes para a minha aposentadoria e qual sera o valor dessa prestação ? Sendo que nao trabalho mais com registro.

    E possível o pagamento total do restante de uma si vez ?
    Atenciosamente

    1. meu problema e esse tbem , faltam 03 anos para completar 60 e gostaria de saber se posso pagar esse valro de uma unica vez e me aposentar.

  21. Trabalho como professora infantil numa escola particular desde 1989. comecei com um salario minino na carteira depois em 2002 passei para 2 mininos, em 2009 passei para 3 mininos pois minha carga horaria aumentou, completo 25 anos de sala de aula e contribuição no 05 de março 2014, e 28 de idade, como será calculada minha aposentadoria? terei alguma perda pq da idade? o que devo fazer?
    será um perda grande? qual a idade em sala de aula?

  22. somente com pagamento de 4,26 por viagem de frete, dará direito a me aposentar por 70 anos de idade??????????????????????, ou tem que fazer outro tipo de contribuição

  23. sou funcionaria publica ha 27 anos ,tenho 63 anos de idade ,so sou concursada do ano 1999, tenho 6 anos de carteira assinada, o restatante e fundo de partipação (fundo proprio) para que eu me aposente sem perca quanto tempo, ainda me falta, sempre fui professora, tenho especialização em pscopedagogia desde ja obrigada. aguardo resposta o mais breve possivel.

  24. Gostaria de saber se a nova lei para se aposentar vai valer também aos antigos q já tem a carteira assinada antes mesmo de surgir essa nova lei?

  25. Tenho 40 anos e 20 de contribuição e tem 4 anos que não pago .faltam 10 anos .para completar 30anos .Gostaria de saber se posso pagar esses 10 anos de uma só vez?

    1. maria vilma
      tenho 27 anos de contribuiçao e gostaria de saber se eu contribuir sobre 2 salário qual seria o valor da aposentadoria?

  26. Boa tarde

    Gostaria de um esclarecimento, sou funcionária pública há 14 anos dizem que funcionário público não se aposenta por idade.

    Já tirei o meu QUINIS no INSS e só tenho 9 anos na carteira .

    Daqui a 2 anos completarei 55 anos e como vai ficar a minha aposentadoria, poderia pagar a diferença para me aposentar, me esclareça por favor.

  27. Tenho 57 anos, sou doente ( cardiopatia ) e sou professora da rede municipal, desde 1975. Só que vários anos era contrato; só a partir de 2002 me tornei efetiva ( concursada). Durante esses anos, alguns deixei de trabalhar, e trabalhei também 2 anos na área da saúde. Como fica minha situação para me aposentar? Contando o tempo de serviço bruto ao todo, dá mais de 30 anos. Me ajudem por favor.

  28. JÁ TENHO 65 ANOS E IREI ME APOSENTAR PELA IDADE. E TENHO 28 ANOS E TRÊS MESES DE CONTRIBUIÇÃO. IREI PERDER MUITO DO MEU FRAQUINHO ORDENADO ????????????????

    1. Entrei no serviço público em 1990. Tenho nove anos e quatro meses e dezoitos dias incorporado. Quando devo me aposentar.

  29. gostaria aposentar por tempo de serviço sou professora municipal a 28 anos meu salario diminui muito

  30. trabalhei 18 anos para o estado,o q tenho q fazer para calcular o valor q tenho qpagar para o inss p continuar contribuindo p minha aposentadoria.

  31. tenho 63 anos de idade e 3 anos de contribuição oa inss para donas de casa para baixa renda,e tambem estou inscrita do cadastro unico do governo federal. gostaria de saber quanto tempo tenho que contribuir para me aposentar?

  32. Sou professora do estado desde 2002, tenho 60 anos e quero pedir minha aposentadoria proporcional. Já tenho uma aposentadoria também proporcional pelo INSS. Minha pergunta é : Essa nova aposentadoria vai sair pelo INSS ou pelo Estado, e o cálculo é em cima da Base Contr. Prev./INSS. que vem citado no Demonstrativo de Pagamento?
    Agradeço sua atenção e obrigada por esclarecer minha dúvida.

  33. Boa noite tenho 48 anos e 23 anos de contribuição,como doméstica estou desde abril de 2011 sem contribuir Gostaria de saber se eu posso voltar a contribuir como autónoma?
    Esses 23 anos que contribui eu perco ou continua contando para aposentadoria?

  34. no tenho 59 anos de idade e 21 de contribuição, posso me aposentar no ano que vem por idade ? obrigado

  35. eu tenho 59 anos de idade e 21 de contribuição, poderei aposentar no ano que vem por idade?

  36. tenho 54 anos 29 de inss quando posso me aposentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *