Novas Regras para Aposentadoria

Novas regras para aposentadoria do INSS

A aposentadoria é um direito de todas as pessoas que trabalham duro para garantir seus direitos. E este ano, os aposentados viram algumas novas regras da aposentadoria na forma como eles irão receber seu benefício. Mas avisamos logo aos trabalhadores comuns, que estas novas regras valem apenas para os servidores civis da União. Ou seja, apenas para os funcionários que entram no serviço público. Nas novas regras, quem é servidor público não ganha mais a aposentadoria integral. Se esta pessoa deseja receber acima do teto previdenciário, ela vai ter de fazer uma contribuição para a previdência, à parte da que já faz para a aposentadoria.

funpresp-novas-regras-aposentadoria

Novas regras para aposentadoria integral INSS

A Lei n° 13.183/2015, que trouxe a Regra do 85/95 Progressiva, também estipulou que até o último dia de dezembro de 2019, imperará a mencionada regra para aposentadoria integral por tempo de contribuição INSS.

A partir daí, caso se queira afastar o fator previdenciário, a soma de idade e contribuição deve ser de 86 para mulheres e de 96 para homens.

Segundo a lei, o aumento nessa conta vai ocorrer até o ano de 2026, quando atingirá o máximo de 90 para mulheres e de 100 para homens.

Fique atento aos seus direitos e pense bem sobre a aposentadoria integral INSS, ainda mais em vista das próximas alterações que o Governo Federal pretenderá fazer na chamada Reforma da Previdência Social. Verifique se não é mais vantajoso para você, por exemplo, optar pela aposentadoria proporcional INSS.

Para entender melhor como irá funcionar a nova aposentadoria, os servidores públicos que desejarem receber um valor acima deste na sua aposentadoria integral, deverão fazer um fundo de previdência complementar, pagando um valor extra a partir dos 35 anos de contribuição pré-estabelecidos.  Desta forma, para formar esse fundo complementar, foi criado a Funpresp. A Funpresp terá três segmentos, um legislativo, um executivo e um judiciário. Cada qual para a sua área de serviço público da união.

Confira:  Funpresp - Benefício Especial

Como ficam a partir de agora, a aposentadoria? Atualmente o servidor público contribui com 11% de seu salário e o servidor da união com 22%. Os aposentados anteriores a 2003 irão receber o salário integral. Para os ingressos após 2003, o valor é calculado sobre 80% do valor de suas maiores contribuições. Basicamente, a porcentagem de contribuição não muda, mas o valor não poderá passar do teto de R$3900. Para receber acima desse valor, deverá se fazer o fundo complementar. No prazo de 6 meses, todos os órgãos da união deverão criar as entidades responsáveis por gerir o novo fundo complementar. Estes terão um prazo de 8 meses para entrar em funcionamento. Confira maiores detalhes, com as novas regras de acordo com a Reforma da Previdência.

aposentadoria-inss-novas-regras

Novas regras para aposentadoria por tempo de contribuição

As novas regras aposentadoria INSS funcionam assim: o cálculo é feito somando a idade e o tempo de contribuição do cidadão. Estabelecida nova regra para os cálculos de aposentadoria do INSS, agora será levado em consideração a quantidade pontos alcançados de idade mais o tempo de contribuição do segurado.

Além desta soma dos pontos, também se faz preciso cumprir a carência que é de, no mínimo, cento e oitenta meses de contribuição para a concessão do benefício de aposentadoria.

Se atingidos os pontos, o benefício é concedido de forma integral, sem aplicação de fator previdenciário. Essas são as novas regras para se aposentar INSS.

Novas regras para aposentadoria

Até o final do próximo ano, para aposentar-se por tempo que contribuiu, se o segurado for homem, terá de somar 95 pontos, e se for mulher, 85 pontos. Depois disso, a somatória da idade e do tempo de contribuição deverá ser de: 86 se for mulher e 96 se for homem.

Esses números de pontos irão progredindo até que, segundo a Lei, até 2026, quando a soma deverá ser de 90 pontos se for para mulheres e 100 se for para homens.

Nova Lei de aposentadoria

Segundo a nova lei de aposentadoria INSS, então quer dizer que mulheres só vão se aposentar com 85 anos e homens com 95 anos? Não! Não é assim. Esse é o número de PONTOS que deverão alcançar para receberem o benefício integralmente.

Confira:  Aposentadoria por tempo de contribuição

Esses pontos são calculados somando a idade e o tempo de contribuição com o INSS. Por exemplo, Maria que tem 53 anos, trabalhou durante 32 anos, a soma dos dois números dará 85, logo, tem direito à aposentadoria.

Concessão de aposentadoria por tempo de contribuição

Mas se aposenta por tempo de contribuição somente quem atingir os 85 ou 95 pontos? Não, no caso das mulheres são necessários 30 anos de contribuição, e 35 para os homens.

A nova regra de cálculo INSS é só uma opção que facilita o afastamento do fator previdenciário, mas mantém a carência de cento e oitenta meses de contribuição para as demais modalidades de aposentadoria. Sendo assim, caso a pessoa queira se aposentar antes de completar os pontos necessários, o valor do benefício sofrerá uma grande redução no valor.

tabela-novas-regras-aposentadoria

Aposentadoria por idade reforma INSS

Hoje em dia, portanto, não existe uma regra que dite com que idade você pode se aposentar portempo de contribuição ao INSS. A nova regra não estingue nenhuma norma do fator previdenciário, apenas sugere uma outra forma de realizar os cálculos parar conceder benefícios, logo, o fator previdenciário continua em vigor!

Novas regras para aposentadoria por idade

E para quem já é aposentado, o que muda? Não muda absolutamente nada para quem é segurado aposentado do INSS. Assim como quem se aposentou há pouco tempo, não pode pedir nenhum tipo de revisão de seu benefício por causa da mudança de regras.

Nova Lei da aposentadoria

A nova lei da aposentadoria foi implementada uma vez que diversos países estão revendo seus modelos de previdência vistos a expectativa de vida e veloz transição demográfica que estão passando.

As pessoas estão recebendo os benefícios da aposentadoria por um tempo maior, vivendo por mais tempo. O que, consequentemente, aumenta os gastos e custos da previdência.

Confira:  Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade

Ao mesmo tempo, inclusive, a taxa de fecundidade brasileira está caindo, o que quer dizer que logo, haverá menos contribuintes para cada idoso que recebe o benefício.

Em verdade, ainda não foi fechado o tema dessa discussão sobre mais novas regras INSS. O Governo montou um fórum com a presença de aposentados, trabalhadores ainda em atividade, empregadores e pensionistas para prosseguir debatendo. Isso é de extrema importância para nossas vidas e para o País.

Sistema de pontos INSS

Porque o sistema de pontos INSS vai aumentando com o passar dos anos? Porque ele foi estudado de maneira que fosse se ajustando com a expectativa de vida e não fosse estático. Inclusive, assim, evita-se um susto ou mudanças bruscas no futuro.

novas-regras-aposentadoria-previdencia-social

Entenda como o Fator previdenciário pode ajudar

Em casos onde o contribuinte se aposenta com mais idade e com mais tempo de contribuição, o fator previdenciário pode jogar o valor do benefício lá para cima, tendo assim, um aumento significativo.

Por outro lado, com o sistema de pontos alcançado, a aposentadoria vai ser concedida com o valor integral. E quanto é esse valor integral?

O cálculo do valor integral é resultado das médias dos maiores salários enquanto contribuinte, contando de julho do ano de 1994 (mil novecentos e noventa e quatro), até o requerimento do benefício. Assim, o valor do benefício será este, sem desconto aplicado pelo fator.

Contam, para o cálculo de tempo, todo o tempo no qual o segurado contribuiu ou trabalhou. E ainda, caso tenha trabalhado com atividades insalubres ou prejudiciais à saúde, poderá requerer o benefício antes, já que é oferecida uma conversão diferente para esse tempo especial. Com essa contagem diferente por esse período, o tempo de contribuição aumenta.

Gostou? De um curtir:

87 Comentários em “Novas Regras para Aposentadoria

  1. trabalho desde 1986 na area da saude sou tec de enfermagem dei entrada para aposentadoria dia dia 09/11 2012, com todos os documentos exigidos, e a resposta é que eu só tenho 13 anos trabalhados como pode ser isso, como são feitos as pericias?

  2. Olá!
    Minha mãe tem 60 anos e quando foi dar entrada na aposentadoria descobriu que ainda faltam 18 meses de contribuição. Tem como pagar esses 18 meses de uma só vez? Se sim, como isso é feito?
    Obrigada!
    Livia

  3. minha sogra gostaria de saber,ela começou a trabalhar em 88 falta quanto tempo pra se aposentar.obrigada

    1. minha sogra gostaria de saber,ela começou a trabalhar em 88 falta quanto tempo pra se aposentar.ela tem 56 anos e trabalha na limpeza em hospital

  4. estou no auxilio doença a dois anos.como saber se irei aposentar,pois tive cancer de mama.

  5. por gentileza como faço para acompanhar o processo da minha aposentadoria tenho a senha o numero do benificio mais não consigo. grata marcia

  6. Senhores boa Noite!
    Já tenho 35 anos de contribuição, catreira assinada e 55 anos de idade. Já posso me aposentar?
    Irei receber integral?
    Qual é o melhor momento?

    Atenciosamente: Manoel Sousa Teixeira.

  7. Boa tarde.

    Tenho 49 anos de idade e faltam 3 anos de contribuição para aposentadoria
    por tempo de contribuição.

    Gostaria de saber como é feito o calculo, do valor que irei receber de aposentadoria?

    Existe uma Regra?
    Quanto devo estar pagamento atualmente, para receber pelo menos 4 salários?

    035008158-12

    att

    1. Tenho 49 anos de idade, e 30(trinta) anos e 6(seis) de contribuição, gostaria de saber se já posso me aposentar por tempo de serviço.

  8. TENHO 9 ANOS DE INSS PAGO JA TENHO 65 ANOS GOSTARIA DE SABER SE JA POSSO ME APOSENTAR MUITO OBRIGADO

  9. Trabalho como tecnico eletricista desde 1987, tenho 48anos, ainda continua valendo a lei da aposentadoria especial para quen trabalha com tensão acima de 240v. contribuida na carteira e minha carteira de trabalho foi assinada quando eu tinha 14 anos em outra funções.

  10. eu tenho 52.anos eu. tenho de 31 anos trabalhados,com esta nova lei gostaria de saber qto tempo eu tenho de pedagio para cumprir .eu continuo trabalhando na mesma empresa 19 anos comecei a trabalhar 010678 meu salario atual R$2357,00 ,e minha duvida tambem,

  11. trabalho em oficina de pintura e funilaria com quantos anos de contribuição para aposentar.

  12. boa noitte eu tenho 30 anos 5 meses 18 dias apurados .56 anos de idade e gostaria de saber quanto tempo falta para a minha aposentadoria?

  13. ola eu gostaria de saber se posso adiantar minha aposentadoria,pois ainda falta 24 anos mais ou menos para eu me aposentar

  14. Quero saber se na área insalubre se continua prevalecendo o tempo de 25 anos de contribuição para aposentar. No meu caso que fiquei sem contribuir dois anos posso pagar o retroativo?.

  15. vou fazer 58 anos dia 16 de novembro/? como faço para saber qdo vou me aposentar pois contibuo so a dois anos e meio e estou trabalhando registrada a 8 meses
    mas gostária de me aposentar aos 60 anos por idade
    .se estou trabalhando isso é possivel?

  16. Olá!
    Minha mae é pensionista, do meu pai, pela previdencia social.
    Aos 55 anos ela encaminhou no INSS sua aposentadoria rural, pois ela tinha o bloco de agricultor modelo15, e sempre trabalhou na lavoura e em casa. Depois da entrevista alegaram que ela nao tinha direito a aposentadoria, pois sua pensao era mais de 3 salarios minimos. Chegamos a pegar um advogado e até hoje nada de respostas, Cogitarmos esquecer esse assunto.
    Hoje ela tem 65 anos de idade, pergunto?
    – ela tem direito a aposentadoria? Sim ou Nao
    – pensionista social, nao tem direito a ganhar aposentadoria rural? ou aposentadoria por idade? no caso 65 anos
    – ela poderá perder a pensao se optar por se aposentar?
    Se sim, como procedo! Obrigado!

  17. Gostaria de saber se posso dar entrada na minha aposentadoria,tenho 48 anos de idade e mais ou menos e uns 30 de contribuição.
    obrigada.

  18. Pago inss e faltam 3 anos para me aposentar. So que quero continuar trabalhando e contribuindo.

  19. Muito boa a nova regra de aposentadoria, muito mais justa doque a antiga.
    Parabens para que teve essa idéia.

  20. pago para a previdencia social desde outubro de 2010, pelo portal do empriendedor visto que hoje sou hiv positivo, pasei por 2 pericias medicas, mas o inss edeferil meu pedido, alegando que nao sou assegurado, ja que comecei apagar em outobro de 2010 so que nao pedi aposesentaduria pedi apenas acilo doença

  21. pago meu INSS desde agosto de 1979.trabalhei em areas Insalubres com Usiminas por 19 anos hoje tenho 49 anos de idade eu preciso esperar 51 anos ja que tenho mais de 35 anos de contribuicao?

  22. BOA NOITE MINHA MÃE TEM 62 ANOS DE IDADE ,E ELA PRECISA APOSENTAR POIS NA AGUENTA MAIS TRABALHAR ,O QUE ELA TEM QUE FAZER PARA APOSENTAR ,POIS OS ANOS DE CARTEIRA NÃO DA PARA ELA APOSENTAR.TEM COMO PAGAR ESTES ANOS PARA ELA APOSENTAR.OBRIGADO

  23. tenho 27 anos de contribuição gostaria de saber se posso aposentar integral pois ja ganhei ate 3 salarios e hoje so ganho 1 pois nao aumentaram mais o meu salario tive perda salarial

  24. Contribuí durante 13 anos para o INSS, em tempo alternado.
    Trabalho autonomo de pedreiro.O meu ultimo registro alternado foi em 2010, durante 90 dias. Sou de 24/10/ 1951. O que devo fazer para garantir a aposentadoria? Posso contribuir avulso agora com o INSS?
    Por favor, preciso de orientações. Na agencia da minha cidade não consegui as informações necessárias. Ficarei grato se for orientado.
    Luiz dos Santos Gonçalves – CPF. 307.304.069-20.
    Moro em Nova União- Rondonia.

  25. Meu CPF é 223.857.031-49

    Trabalhei 16 anos como servidora pública (1980 a 1996). Aderi ao PDV e continuei contribuindo para o INSS como autônoma por mais alguns anos. Estou com 52 anos e gostaria de saber como faço para continuar contribuindo e requerer futuramente uma aposentadoria pelo INSS.
    Pergunto se o valor pago ao INSS como servidora pública é contado para o cálculo dessa futura aposentadoria. Peço a gentileza de me fornecer as orientações necessárias. Muito obrigado. Vania

    1. ola eu vou eazer 65 anos 03 06 tenho 12 anos e 7 meses de carteira e 2anos e 6 meses de carne pago do nss quero se eu tenho direito a aposentadoria obrigado

  26. FAÇO 60 ANOS DIA 17 DESTE MÊS, PAGO HÁ 22 ANOS O INSS.
    PRECISO MARCAR UM HORÁRIO PARA REQUERER MINHA APOSENTADORIA?
    A PARTIR DE QUE DATA POSSO IR ATÉ A AGÊNCIA?
    GRATA

  27. Bom dia,
    Sou professora da rede municipal de S.P há 26 anos no Ens. fund. e 15 anos na Ed. Inf., porém tenho 48 anos, tb tenho 9 anos de trabalho privado antes do ingresso na rede Municipal.
    Gostaria de saber como fica minha aposentadoria e se eu poderia pagar um valor para ter a outra previdência referente ao trabalho privado de 9 anos ou pagar para aumentar o teto da minha aposentadoria?
    Grata
    Abraçps
    Mary

  28. com quantos anos de contrbuicao a dona de casa pode se aposentar

    1. A dona de casa pode se aposentar com 15 anos de contribuição e 60 anos de idade, a alteração lda Lei a respeito da dona de casa diz respeito ao valor da contribuição, que diminuiu para 5% sobre o salário mínimo.
      Abs e boa sorte.
      Luciana

  29. TRABALHO DESDE 1982 E 19ANOS COMO VIGILANTE TENHO 48ANOS TENHO DIREITO PROPROSSIONAL

  30. minha mae tem 60 anos e contribuiu 13 anos de sindicato e 3 anos de de previdencia social (inss) consegue juntar os anos da previdencia com os anos do sindicato
    para se aposentar ou nao aguardo resposta obrigado.

  31. para pagamento retroativo dos anos que falta, posso pagar, ja tenho 64 anos e falta 5 an os

  32. Sou professora municipal e assistente administrativo em outro municipio do mesmo estado,como ficará minha contribuiçao? adiantará o processo para minha aposentadoria ? haja visto que minha contribuiçao é redobrada.

  33. Quero aposentar, mas estou em duvida sobre o pedagio a ser pago. Tenho 51anos e 33 anos trabalhado, tenho a possbilidade de aposentar, qual seria o meu salario , ganho hoje 2.500 reais?

    1. tem jeito sim de apozentar naõ apozentadoria integral mas a proporsional o salario cai pela metade mais o menos

  34. Tenho 61 anos e completo 35 anos de contribuição agora em Outubro de 2012. Sempre recolhi as contribuições pelo teto. Para ter direito a aposentadoria integral tenho que solicitar o beneficio quando completar 65 anos ou pelo fato de ter contribuido sempre pelo teto e ja ter completado os 35 anos de contribuição ja tenho esse direito?

    obrigado

  35. Estou completando o meu tempo de contribuição em outubro, que devo fazer para requerer a minha aosentaria por tempo de serviço?

  36. gostaria de saber quando posso dar entrada na minha aposentadoria por idade?ja k faço 60 anos em abril?meu cpf-754-380-977-04

  37. Maria José Alves Pereira daSilva disse:

    sou professora municipal e gostaria de saber quanto tempo falta para minha aposentadoria levando em consideração meu tempo de contribuição que é de mais ou menos 18 anos meu CPF é 32788916353 obrigada

  38. TENHO DÚVIDAS SOBRE ANOS QUE NÃO CONTRIBUÍ,GOSTARIA DE SABER SE POSSO PAGAR ESSES ANOS EM ATRASO,POIS FALTA POUCO PARA TER 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO,MEU CPF É 327391920-53.

  39. quantos anos falta para o senhor Jose manuel martins do cpf numero 030.572.198-45
    pagar o inss

    1. Comecei a trabalhar em 87, fiquei 7 anos sem pagar. Gostaria de saber se posso pagar os atrasados, pois faltam 4 anos para eu completar 30 anos de serviço.

      1. Gostaria de saber se posso recolher o tempo em que não recolhi o inss qdo estava na informalidade, e regularizar minha situação pois tenho cinquenta e dois anos e uns 10 sem recolhimento.
        grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135