Pagar INSS Autônomo em Atraso

Como pagar o INSS Autônomo atrasado

Orientações ao trabalhador autônomo a fim de regularizar sua situação no INSS

inss_autonomo_atraso-300x225

O INSS é uma provisão do Governo Federal ao trabalhador, para fins de contribuição. O indivíduo deve contribuir ou ter descontado de seu salário mensalmente uma porcentagem de acordo com sua faixa salarial, para aposentaria futura, pensão, auxílios e outros benefícios.

Para os trabalhadores autônomos, ou seja, sem carteira assinada, contribuem como Contribuinte Individual. Nem sempre é fácil para o trabalhador autônomo pagar nas datas certas, pois seus rendimentos dependem de quanto faturou durante o período, até a data de pagamento do benefício. Mas há algumas orientações neste respeito a fim de guiar o profissional para colocar em dia sua pendência com o INSS.  Em primeiro lugar ele deverá comparecer à agência mais próxima ou acessar o site da PREVIDÊNCIA SOCIAL para atualizar seus cálculos em atraso e saber quanto irá pagar. Após este procedimento, receberá uma guia de pagamento. Em alguns casos se a dívida é muito grande, então o contribuinte deverá se dirigir à Receita Federal para o parcelamento.

Segundo uma advogada, Natali Araújo, o parcelamento pode ser feito em no máximo 60 vezes, e o contribuinte pode emitir até quatro parcelas mensais por competência de atraso e que o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 200,00. Em caso de dúvidas, o trabalhador deve ir à uma agência. Não é necessário o agendamento da visita pelo telefone 135.

pagar-inss-autonomo

Se o trabalhador autônomo nunca optou em contribuir e deseja fazer isso pela primeira vez ou se ficou algum tempo inativo, pagando em períodos diferentes dos trabalhados, poderá pedir uma retroação através da Retroação da DIC. É necessário ter em mãos todos os documentos que comprovem sua atividade. Após estes procedimentos feitos, o trabalhador autônomo receberá um carnê e deverá efetuar o pagamento em agências ou pontos autorizados, como Casas Lotéricas, Bancos indicados ou no próprio posto da Previdência.

Confira:  Como pagar INSS como autônomo

Para saber com código você deseja efetuar o pagamento, acesse o seguinte endereço: Tabela de Códigos INSS

INSS Autônomo Como Pagar?

Gostou? De um curtir:

122 Comentários em “Pagar INSS Autônomo em Atraso

  1. como faço para atualizar o inss do meu marido ultimo pagamento 04 11 2013

  2. trabalhei quase 13 anos registrada,portanto,contribuindo com o inss,mas vai fazer 3 anos que parei de contribuir,gostaria de saber se quando eu voltar a contribuir como autonoma,se eu perco o que já contribui,pelo fato de ja ter um tempinho que parei de contribui.

  3. Olá, trabalhei 3 anos com carteira assinada mas desde 2010 fiquei desempregada, gostaria de saber se posso ser contribuinte autônomo e se tem como recuperar esse tempo perdido e contribuir ao INSS??

  4. Boa Tarde!!!

    Estou juntando documentos para ter uma idéia de quantos anos contribuo para a previdência privada e obter o calculo para aposentadoria, mas não consigo achar os recibos de pagamento autônomo – RPA – que emiti a alguns anos atrás. Como posso obter essa informação. sem as cópias dos comprovantes?

  5. Já tenho contribuição para me aposentar por idade (quando chegar nos 60) só que comecei a pagar a 1 anos atras como autônomo para ter benefício caso precise, estou em atraso a 3 meses e gostaria de começar a pagar novamente é possível pagar novamente sem atualizar esses meses em atraso?

  6. Boa tarde
    Tenho 51 anos, comecei a trabalhar em 02/05/1977 tenho 33 anos 9 meses de contribuição, em 03/1993 abri uma empresa, paguei inss no carne ate 10/95, dai em diante
    trabalhei em empresa privada, em 3/2002 a 9/2004 nao recolhi inss, queria saber se posso recolher inss neste periodo 2002 a 2004

  7. gostaria de saber se posso trabalhar de carteira assinada e pagar autonomia ao mesmo tempo,para me aposentar mais rapido

  8. Quando completar 65 anos terei só 13 anos de contribuição. Para aposentar com 65 anos posso fazer a retroação da DIC? Ou não compensa? Ouvi falar que tenho que pagar muitos anos além dos 2 anos necessários. O que vocês acham? Atualmente venho contribuindo com teto máximo.

    Atenciosamente,

    Kleber

  9. bom dia. quero saber quantas parcelas foram pagas e quantas faltam?

  10. Eu tambem Tenho duvidas lendo as perguntas me questiono se vale a Pena colocar neste mural, mesmo porque nao vejo nenhuma reposta.

  11. meu pai já paga o carne mais agora o salario aumentou como faço para saber quanto ele ira pagar agora???

  12. Trabalhei no Brasil como professora primaria. Minha contagem de tempo deu 8 anos. Mudei para o exterior onde vivi por mais de 40 anos sem contribuir para o INSS. Agora estou com 71 anos. Fui a uma Agencia do INSS e disseram que tenho que pagar como autonoma por 7 anos. Sera que eu poderia pagar minha divida para com o INSS em menos tempo? Daqui a 7 anos estarei com 78 anos. Por favor, me informe pelo meu email.
    affifi@comcast.net

  13. fiquei desempregado a mais de um ano, eu trabalhava no estado do Para e pedir a minha exoneração .Eu queria saber como eu pago o inss como autonomo. desde já agradeço a atenção

  14. Boa tarde. Estive fora do Brasil por mais de cinco anos, não fiz o recolhimento deste período. É possível regularizar, ou seja, pagar os atrasados antes de aposentar-me? Não gostaria deixar esta lacuna em aberto, sei que qdo chegar a hora de requerer o beneficio terei que fazer este acerto e atualmente o posso fazê-lo agora… No aguardo, muito obrigada.

  15. Eu tenho alguns anos de contribuição, mais faz tempo que não contribuir, é já estou com 49 anos. O que eu faço para me aposentar ?

    1. Boa tarde!

      Quando estava empregado paguei as competências do ano de 2005 com código 1007. Ainda estou desempregado estou prestes a arrumar outro emprego. Entrei no site da receita federal pra fazer cálculos retroativos do ano 2006, exibi uma mensagem que competências anteriores a 012008 são considerados decadentes.

      Gostaria de saber como faço pra gerar os cálculos desse ano. Fico no aguardo da sua resposta.

  16. Bom dia estou sem contribuir com o INSS amais de 30 anos parei de trabalhar quando casei a maior burrice que fiz ter parado e nao contribuido. Gostaria de saber se poso atualizar a minha cituação pagando os atrazados em parcelas junto com o atual ainda nao fui ver isso no INSS aguardo a resposta
    Grata
    Elisabete

    1. Bom dia gostaria de saber se posso contribuir com o INSS pois estou fora do mercado de trabalho a mais de 30 anos gostaria de pagar os atrasados se fosse possivel parcelar pois gostaria de me aposentar um dia.
      Grata.
      Aguardo resposta.
      Elisabete

  17. paguei meses 11 e 12 adiantado sem pagar o mes 10, gostaria de pagar o mes 10 de 2012 como faco.

  18. Boa tarde,
    Preciso de orientação minha tia completará 55 anos em 2013 e está em débito nas contribuições com o INSS a um longo período, até que idade ou tempo ela pode regularizar sua situação junto ao INSS? O que fazer para que ela não perca o tempo em que contribuiu?
    Outra pergunta; como posso atualizar o valor do salário na carteira de trabalho no caso de trabalhadora doméstica?

    GRATA,
    AGUARDO RESPOSTA
    BRUNA.

  19. boa tarde,

    fiquei desempregado a partir de 29/11/2010, e deixei de contribuir após esta data, gostaria de saber se posso contribuir tendo como base um salario minimo , Individual Autonomo e se possivel com tabela atualizada mes a mes, para regularizar essa situação junto ao INSS.

    atenciosamente

  20. Meu primeiro emprego com carteira assinada, foi em 13/07/1988 a 30/09/1988. Depois trabalhei como autonomo e não contribui até 05/03/1991. Gostaria de saber se esses 2 anos e 5 meses se posso pagar o atrasado.

    Grato, aguardo a resposta !

  21. Tive dez meses assinado do mes dois ao mes doze fiquei sem contribuir ate o dezembro de noventa e sete e contribui de janeiro ate janeiro de noventa e nove mais uma vez fiquei sem semcontroibuir ate marco de 2003volteitei aate agosto de 2003 e so voltei a contrbuir agora em outubro de 2012 gostaria de saber qual o acordo que posso fazer os anos atrasados

  22. presados, completei 65 anos, contribuí para o INSS desde 1972,mas deixi muitos anos sem contribuição,gostaria de saber quanto tenho que pagar e se posso pagar o atrazado e me aposentar,mesmopoque ando bem doente e este dinheiro muito me ajudaria.obrigado .Lauro Ferreira

  23. Maria lucia, Eu Ja Tinha Um Tempo de contrubiição,parei e depois voltei no dia 15.10.2010,Parei novamente no dia 15.10.2011 e CXontrubuia no Valor de 56,10
    depois passou com reazuste para 59,95 gostaria de voltar a pagar. como posso fazer o calculo ? Aguardo a resposta por favor ! Obrigado.

  24. Meu pai tem quase 22 anos de contribuição na previdência, porém ele ficou um perído sem contribuir de 1987 até 1991 e ele pagou picado neste período como autônomo. Queria saber se posso procurar o INSS e parcelar o tempo que ele tem em atraso para que ele aposente. Ele já tem 55 anos, queria ver se eu conseguia aposentar ele com 30 anos de contribuição 80 %, será que consigo ?

  25. Boa tarde,
    Estive entre 1979 e 1982 trabalhando como autônomo (vendedor) e 1982 a 1993 trabalhando como autônomo (garimpo) que obviamente em todas as situações não recolhi a contribuição para o INSS. É possível pagar estes anos não recolhidos?
    Desde 1993 até os dias de hoje minha carteira de trabalho esta assinada.
    Desde já agradeço pela ajuda!

  26. Boa tarde

    Meu Pai tem 65 anos e 146 contribuições, faltam 2 anos e 10 meses para se aposentar com 180 contribuições (por idade), gostaria de saber se posso pagar este que falta para constar o tempo de contribuiçoes para ele se aposentar

    Muito obrigada

    Claudia

  27. trabalhei para uma empresa sem registro durante seis anos como vendedor e a empresa ainda existe como faço para recolher o inss deste tempo para efeito de aposentadoria .

  28. EU QUITANDO A DIVADA COM DOIS NA PREFEITURA NO ANO DE 01 08 1977 A 01 08 1979 DE TRABALHO MAIS 0 2 ANOS.

  29. EU PAGANDO A DIVADA PARCELADO EU POSSO APOSENTAR COM 53 ANOS DE IDADE ESPERP RESP.

  30. QUERO PAGAR MINLHAS DIVIDAS AUT AO INSS QUER FIOCOU PARA TRAS COMO FAZER E COMO FAZER DIVIDIR ESTA DIVIDA QUERO RESP..

  31. eu estava contribuindo com o inss.parei de pagar,e quero saber como eu faço para fazer os pagamentos em atrazo?nao paga desde mes 06 de 2011. aguardo resposta

  32. Ola,pago o inss desde 1978 porem com intervalos desempregados que não contribuo, o tempo total de contribuição e de 22 anos ,tem como eu pagar estes anos de atraso fico no aguardo.

  33. tenho 22anos que dexei de contribuir,quero saber se posso pagar esse atrazado;e, como fazer

  34. Entre 1990 e 2000 fiquei desempregada e tive que sobreviver sendo autonoma, as vezes diarista e outras vezes vendedora ambulante. Mas nunca sobrava dinheiro para pagar as contibuiçoes do Inss. Agora que estou empregada novamente gostaria de pagar as contribuiçoes daquele periodo, sobre 1 salario minimo. Gostaria de saber qual o valor total de minha divida e o que tenho que fazer para pagar. O valor pode ser parcelado?

  35. Bom dia!

    Tenho 27 anos de contribuição como motorista profissional e 56 anos de idade, quero dar entrada na minha aposentadoria, mas deixei de pagar alguns meses no decorrer desse tempo, eu posso acertar os meses que ficaram pendentes e os que restam para me aposentar ou não? Se puder qual é a forma que devo agir para isso?

    Grato!!!

  36. Boa tarde!
    Tenho 54 anos.Peço seus esclarecimentos em relação ás seguintes dúvidas: Fiquei alguns períodos desempregado ,e não recolhi INSS, posso fazê-lo agora? Como proceder? Serviço militar conta como contribuição?Caso positivo esse período de serviço militar é duplicado?Tenho 13 anos de contribuição antes de 1998 isso ajuda na aposentadoria proporcional?
    Agradeço.

  37. Ola, a empresa que trabalho ja recolhe porcentagem do meu salario para o inss, eu posso pagar outra previdencia ( carne) e recebela quando me aposentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135