Parkinson tem Direito a Aposentadoria do INSS

Mal de Parkinson e Aposentadoria

Pessoas com Mal de Parkinson tem direito a aposentadoria do INSS? Para saber a resposta dessa pergunta, leia o texto a seguir.

parkinson-direitos-beneficios-auxilio-doenca

Parkinson aposenta?

Pessoas com Parkinson tem direito à aposentadoria do INSS. O fundamento disso é que a saúde é um dever do Estado. Assim, para aqueles acometidos por doença grave, como é o caso de mal de Parkinson, justamente por conta das dificuldades que esse mal traz, há o agraciamento por benefícios.

Direitos da pessoa com Parkinson

Há diversos direitos para pessoa com Parkinson, como medicamentos, isenção de imposto de renda, aposentadoria, auxílio-doença, pensão, descontos na aquisição de veículos, isenção de IPI, ICMS, isenção na tarifa de transporte público em muitos municípios.

Além disso, quem tem Parkinson pode sacar FGTS, pode ter isenção no IPTU, tem direito a benefícios previdenciários e de assistência social e muito mais.

Aposentadoria INSS Parkinson

Para ter direito à aposentadoria do INSS, quem tem Parkinson, deve ter laudo por perito do INSS reconhecimento que a doença é definitiva. Caso haja chance de recuperação, o INSS dá auxílio doença para Parkinson.

Caso a pessoa aposentada com Parkinson precise de ajuda, poderá conseguir adicional de 25% na aposentadoria para Parkinson. Se quem tem Parkinson é curado – o que, até então, infelizmente é bem raro – deixará de receber benefícios do INSS.

Para pedir aposentadoria INSS por Parkinson, o beneficiário deve agendar benefício mediante apresentação de NIT, carteira de trabalho, atestados médicos, exames, comprovantes de recolhimento da previdência, documentos pessoais, dentre outros.

Para mais informações sobre aposentadoria para Parkinson, acesse o site do INSS.

Renda mensal vitalícia Parkinson

Se a família não tiver condições de ajudar a pessoa com Parkinson, ela terá direito a um salário mínimo mensal para o resto da vida. Mas para isso, a pessoa deve:

  • não ser capaz de ser ajudada pela família.
  • quem tem Parkinson não estar vinculado à previdência social e nem receber nenhum tipo de benefício do governo.
Confira:  Aposentadoria Planejamento

É possível que o governo fiscalize e reveja o benefício a cada 2 anos para evitar fraudes.

parkinson-tem-direito-aposentadoria-inss

Plano de saúde Parkinson

Quem tem Parkinson ou qualquer doença grave, não pode ter negativa de prestação de serviço por plano de saúde e nem nenhum limite no momento da contratação. Hospitais e clínicas também não podem limitar prazos de internamento, por exemplo.

Aposentadoria INSS Parkinson negada

Se a aposentadoria INSS Parkinson for negada, é necessário que a pessoa que se sentir lesada recorra, em 30 dias, para o INSS ou entre com ação judicial pedindo a aposentadoria por Parkinson.

Não deixe de lutar pelos seus direitos. No caso de negativa de aposentadoria ou auxílio doença por Parkinson, procure um advogado especialista na área previdenciária e verifique o que pode ser feito no seu caso específico.

Por ter um perito nomeado pelo juiz, é comum que a perícia feita na ação judicial tenha um resultado diferente da perícia do INSS. Com isso, a justiça obriga o INSS a aposentar a pessoa com Parkinson, se for o caso.

Gostou? De um curtir:

6 Comentários em “Parkinson tem Direito a Aposentadoria do INSS

  1. boa noite pago inss a 11 anos estou afastada patologia coluna tenho 80 anos a 1 ano istou com mal de parkison rigidez tenho os movimentos lentos nao ando sozinha trato com 2 neurologista tenho todos laudos fiz prorrogaçao do auxilio doença por ser doença incuravel tomo remedio para os movimentos muita dor nas costa estou depressiva tomo plolopa 200/50o perito falou gue a doença e novanao entende esta na lista gue da aposentadoria por invalidez e mjm deu mais 1 ano de auxilio doença o gue devo faser esperar o beneficio acabar e ate 9 /01/2019 espero ser atendida obrigada

  2. boa noite tenho mal de parkison rigides estou afastada a 5 anos patologia coluna a 1 aos estou co mal de parkison fiz prorrogaçao o perito mim deu 1 ano de auxilio doença tenho 80 anos disse gue a doença e nova tenho dificuldade nos movimento e incuravel tenho gue ter acompanhate o gue devo faser entrar na justiça pago inss a 11 anos sou costureira

  3. Sou portadora da doença de Parkinson.
    Recebi o benefício alguns meses mas foi cancelado.
    Ja passei por outras perícias todas
    dasforam negadas..

  4. No inss liguei e falaram que não tenho direito a aposentadoria ,será que possa me esclarecer melhor a respeito da doença de parkinson e a aposentadoria .obrigado Dedé já.

  5. Tenho doenca de parkinson juvenil a anos ,gostaria de saber se posso adquirir a aposentadoria sobre a doença ,deixei de pagar a contribuição do inss paguei 2 meses só .

    1. Estive com médico e o mesmo me informou que estava com Mal de Parkinson, o mesmo passou a medição. Trabalhei sempre como autonomo, porém nunca contribuir para a Previdência social, mesmo assim posso requerer auxilio como, aposentadoria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135