Passe Livre Estudantil 2018 – Cadastro, Emissão

O que é passe livre estudantil?

O passe livre estudantil 2018 é um programa do governo federal, mas que foi aderido por outros entes da federação de todo o Brasil.

O objetivo do passe livre estudantil é ajudar os estudantes na locomoção durante a escola. Infelizmente nem todas as pessoas tem a possibilidade de estudar bem perto das escolas, colégios e cursos de nível superior.

E para que elas não desistam dos seus sonhos, o passe livre estudantil 2018 parece ser a melhor opção de estímulo. Ainda, há os casos em que estudantes moram em locais onde há difícil acesso na estrada ou mesmo não tenham como se locomover de outra maneira.

passe-livre-estudantil

Atualmente o custo de uma passagem de ônibus, metrô, van ou qualquer outro meio de locomoção pode custar bem caro ao bolso dos brasileiros. Assim, o passe livre estudantil é uma ajuda de ouro para quem não quer abrir mão dos estudos e pretende construir o seu futuro por meio da educação.

Abaixo veremos outras informações a respeito do passe livre estudantil 2018, ou seja, como ele funciona, quais Estados aderiram ao Programa, qual a finalidade do passe livre estudantil, como cadastrá-lo, dentre outros.

Como funciona o passe livre estudantil 2018?

Os custos com transportes podem abarcar uma boa fatia do orçamento das famílias. Assim, quando o local de estudo é considerado longe, muitos estudantes acabam abandonando os estudos por não terem dinheiro para arcar com isso.

E é por isso que o governo federal apostou em assegurar o deslocamento de crianças e adultos que estudam em escolas públicas e que não têm recursos financeiros suficientes disponíveis.

A Constituição, aliás, prevê o acesso à educação como uma garantia de crianças e adolescentes, o que é uma prioridade para os governos e para toda a sociedade. Muitas pessoas acreditam que é por meio da educação que a sociedade se transforma e dá mais oportunidade às pessoas. Essa é uma afirmação extremamente considerável e que jamais pode deixar de ser levada em conta.

Confira:  Auxílio Emergencial Financeiro

Ou seja, a educação é uma forma gradual de se chegar a um pleno desenvolvimento social e, porque não, das pessoas.

Mas você deve estar se perguntando sobre quem tem direito ao passe livre estudantil 2018, não é? Embora possa variar de Estado para Estado, no geral, as regras são as que mostraremos abaixo.

passe-livre-estudantil-cadastro-emissao

Quem tem direito ao passe livre estudantil 2018?

Para se ter direito ao passe livre estudantil, os requisitos exigidos podem variar em relação ao Estado em que você mora. No entanto, em regra, terá direito ao passe livre estudantil 2018, quem:

  • Tiver uma idade mínima estipulada
  • For estudante da rede pública de ensino
  • Quem comprovar renda da família até um salário mínimo e meio.
  • Quem é bolsista do PROUNI.

Estados que oferecem o passe livre estudantil 2018

Infelizmente nem todos os Estados dão o passe livre estudantil. No entanto, cada vez mais Estados aderem à essa grande iniciativa, pois possibilita o acesso à educação a quem precisa. São alguns, SP, RJ, DF, GO, RS e outros.

No entanto, nada impede que até a publicação deste artigo alguns Estados que não tenham sido referidos na lista acima possam ter aderido ao passe livre estudantil. Ainda, é bom frisar que algumas prefeituras também disponibilizam o passe livre estudantil ou, ainda, 50% de desconto nas passagens.

Como fazer cadastro do passe livre estudantil?

Para fazer cadastro do passe livre estudantil 2018, você, antes de qualquer coisa, deve acessar o site do seu Estado e verificar quais documentos, prazos e locais você deverá ter ou visitar para ter direito a esse benefício.

Em algumas localidades, basta realizar o preenchimento de formulário do passe livre estudantil 2018 pela internet. Mas em outros é preciso verificar as datas corretas, bem como a documentação exigida e comparecer aos locais predeterminados pelas autoridades estaduais.

Confira:  Renda Cidadã - Valor, Saldo, Inscrições

passe-livre

Em regra, para pedir passe livre estudantil 2018, você deve ter em mãos comprovantes de matrícula na rede estadual ou do PROUNI, fotografia 3×4, comprovante de residência (a fim de atestar que mora longe do local onde estuda), formulário preenchido online ou presencialmente.

No entanto, frisamos que essa documentação é a regra geral, já que o órgão estadual pode pedir outros documentos complementares, conforme as normas que regem o passe livre estudantil 2018.

Se você tem alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com as autoridades do Estado onde você mora para saná-las, ver prazos, documentos e outros requisitos adicionais. Não deixe de pedir o passe livre estudantil 2018. Essa é uma forma de ter acesso aos estudos, mas sem ter que privar a sua família de recursos.

Ainda, o passe livre estudantil é seu direito e obrigação dos Estados. Caso ainda não tenha sido implantado no seu Estado, não deixe de conferir sempre, pois, como já mencionamos, cada vez mais Estados estão aderindo ao passe livre estudantil.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *