Pedido de Reconsideração INSS – Demora, Como Funciona, Continua Recebendo?

O que é pedido de reconsideração INSS?

Teve seu benefício INSS negado? Calma. Pode haver solução. Quer saber como fazer? Acompanhe maiores informações a seguir.

pedido-de-reconsideracao-inss

O pedido de reconsideração INSS é feito por pessoas que contribuem com a Previdência Social. Geralmente, o pedido de reconsideração é feito quando o pedido feito ao INSS é negado total ou parcialmente.

Em regra, benefícios como aposentadoria por idade, invalidez ou auxílio doença são os campeões em pedidos de reconsideração, que se presta a mudar a decisão de negativa do INSS.

Geralmente, o pedido de reconsideração da Previdência Social é feito após 30 dias do encerramento de benefícios como auxílio doença.

Pedido de reconsideração INSS demora?

A princípio, o pedido de reconsideração INSS é um pouco demorado. No passado, já foi mais, mas atualmente, graças ao e-recursos INSS, o processo anda mais célere.

Como funciona pedido de reconsideração INSS?

Quer saber como funciona pedido de reconsideração INSS? É muito mais simples do que você imagina.  É possível fazer nova perícia no INSS, oportunidade em que o benefício pode ser negado novamente ou não.
Entretanto, uma reclamação comum entre os trabalhadores é que a nova perícia era feita com o mesmo perito que negou o primeiro pedido, o que diminuía as chances de sucesso.

Muitas pessoas chamam o pedido de reconsideração de “PR”.

No caso do auxílio doença, por exemplo, o pedido de reconsideração pode ser feito quando o perito não concorda com a incapacidade temporária do trabalhador. Mas e entre o tempo em que saiu a decisão e o novo pedido, o trabalhador continua recebendo do INSS? Veremos adiante.

Pedido de Reconsideração INSS Pagamento

Há uma resolução do INSS, do ano de 2010 (Resolução n° 97/2010) que obriga o INSS pagar benefícios até a decisão do PR INSS. Assim, é importante que, caso recurso INSS seja negado, você calcule bem o prazo para pedir reconsideração INSS dentro do prazo, sob pena de ter que entrar com ação judicial para conseguir seus direitos.

Confira:  INSS Qualidade de Segurado

Prazo para Pedido de Reconsideração INSS

O prazo para pedido de reconsideração INSS é de até 30 dias da data de conhecimento da decisão que se pretender recorrer. Depois disso o pedido é chamado de “intempestivo”, pois fora do prazo e não será avaliado.

Pedido de Reconsideração online: Como fazer

O Pedido de Reconsideração do INSS online pode ser feito na página do Dataprev, com preenchimento do formulário de recurso INSS e juntada de documentos. Também é possível enviar documentos via correio ou por agendamento prévio em postos do INSS.

Existe reconsideração de benefício INSS?

Infelizmente em 2016 o INSS acabou com a reconsideração de benefício. Assim, é possível recorrer uma vez da decisão negativa INSS, sob pena de agendar nova perícia só depois de 30 dias.

Caso prefira, não deixe de consultar um advogado da área ou, ainda, se não tiver condições de pagar um, procure a defensoria pública federal do seu Estado para saber como proceder com pedido de reconsideração INSS.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *