Pensão por morte

Pensão por Morte ISNS

A pensão por morte é um beneficio que a família do contribuinte recebe, através da previdência social, e é cedida ao conjunto dos dependentes do segurado que faleceu, aposentado ou exercendo sua função.

Para fazer o requerimento da pensão por morte o beneficiário tem que provar o óbito do contribuinte até 30 dias, ou caso a pessoa tenha sumido por mais de trinta dias o juiz pode presumir o falecimento do individuo por ordem judicial.

pensao-por-morte

A pensão indenizatória por morte é mais um benefício do INSS, que é paga aos familiares e dependentes dos segurados que venham a falecer por motivo de doença ou acidente. Desta maneira a Previdência Social garante que os dependentes diretos do segurado não ficarão desprotegidos financeiramente com a perda do ente querido.

O benefício de pensão por morte é garantido a todas as classes de trabalhadores, e não é preciso ter período de carência para receber a pensão. Mas é necessário estar devidamente registrado como contribuinte da Previdência Social. O trabalhador que é empregado privado ou público tem direito a receber o benefício já no primeiro dia de trabalho. Já os trabalhadores autônomos, é obrigatório ter qualidade de contribuinte, ou seja, ter contribuído para o INSS por no mínimo 1 mês no ano anterior ao pedido de pensão por morte.

O que muito acontece no dia a dia, é que a maioria dos trabalhadores informais não contribuem para a Previdência Social, e ao falecerem, os seus familiares ficam totalmente desamparados, já que o benefício de pensão por morte é só para contribuintes ativos. Lembrando sempre que os segurados especiais, não precisam estar contribuindo para dar entrada no pedido do benefício.

O benefício da pensão por morte não é automático, por isso é necessário comprovar que há o vinculo de dependência do segurado em questão, para que só a partir de aí o benefício seja pago pelo INSS. No caso de filhos e esposas ou companheiras, a comprovação pode ser feita simplesmente com documento de identidade ou certidão de casamento, ou contrato de união estável. Já os país do segurado, precisam provar que são totalmente dependentes do mesmo, para ter direito a receber o benefício. O que vale também para irmãos ou outros dependentes.

Confira:  Seguro Desemprego 2019 - Agendamento

A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.

pensao-por-morte-inss

Quem tem direito de receber a pensão por morte?

Existem três classificações para dependentes:

  • Cônjuge, companheiro que prove sua união estável, filhos e enteados até 21 anos, que não tenha sido emancipados ou seja inválidos ou que comprove algum tipo de deficiência mental e intelectual ou que seja declarado pela justiça incapaz.
  • Mãe e pai do contribuinte.
  • Irmãos até 21 anos, que não sejam emancipados, ou seja inválidos ou que comprove algum tipo de deficiência mental e intelectual ou que seja declarado pela justiça incapaz.

Em 2010 foi criada uma lei que protege os companheiros homossexuais, essa nova classe terá os mesmos direito que os cônjuges, desde que comprove união estável.

Documentos para Pedir Pensão por Morte

Documentos necessários do segurado para entrar com o pedido de pensão por morte

Para o segurado que não exerce mais suas funções, ou seja, estava aposentado, o beneficiário tem que ter certidão de óbito, carteira de identidade, CPF E PIS/PASEP.

O segurado que exercia suas funções, o beneficiário tem que ter certidão de óbito, carteira de trabalho, caso o segurado tenha mais de uma carteira de trabalho será necessário que todas sejam entregues, caso se for um contribuinte individual é preciso os carnes de contribuição.

Documentos necessários para os beneficiários

Cônjuge ou companheiro – certidão de casamento, carteira de identidade, CPF, não sendo casado, apresentar documentos que comprove união estável e sua dependência econômica.

Filhos – certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, e se o filho apresentar algum tipo de deficiência seja mental ou física levar laudo da pericia médica.

Confira:  Acréscimo 25% aposentadoria - Requerimento, Adicional Cuidador

Ex-esposa – apresentar documento que comprove pensão alimentícia

Pais e irmãos – carteira de identidade, CPF e documentos que comprovem dependência econômica, os mesmos só terão direito ao beneficio se o segurado não tiver dependentes preferencias tais como cônjuge, companheiro e filhos.

Caso o beneficiário não tenha em mãos todos os documentos necessários, para requerer sua pensão por morte do INSS, terá um prazo de até 30 dias para completar a documentação. O agendamento pode ser feito pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários, ou pelo site da Previdência Social, solicitado o agendamento o beneficiário já garante o direito da data para inicio do pagamento.

Após mudança na lei, proposta pelo governo, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, altera o beneficio para os cônjuges, só poderá dar entrada na pensão por morte, o cônjuge ou companheiro que esteja junto pelo menos há dois anos e o segurado tiver contribuído para o INSS, por no mínimo um ano e meio.

Gostou? De um curtir:

491 Comentários em “Pensão por morte

  1. Gostaria de saber se mãe tem direito em receber a pensão,meu pai morreu a 17 anos
    e ela sempre dar emtrada e vem negando,quando ele morreu ele não estava fichado em nem uma firma,mais ele tem 17 anos de inss pago,agradeso a resposta obrigado?

  2. O que muito acontece no dia a dia, é que a maioria dos trabalhadores informais não contribuem para a Previdência Social, e ao falecerem, os seus familiares ficam totalmente desamparados, já que o benefício de pensão por morte é só para contribuintes ativos. Lembrando sempre que os segurados especiais, não precisam estar contribuindo para dar entrada no pedido do benefício. Quero saber se meus irmãos teriam direito a penção do meu pai que faleceu em agosto dia 04/2011. Ele trabalhava em obra e não contribuia ao inss. Pai= Leopoldo Machado Ferreira. Aguardo retorno.

    1. Meu pai morreu com 93 anos tinha uma aposentadoria de 1 salario mínimo e minha mãe tem 78 anos e também recebe um salario, minha duvida é si nesta condição, minha mãe ficara recebendo a aposentadoria do meu pai.

  3. Ola, boa tarde mim tire uma duvida por favor, eu convivia com uma mulher a 18 anos mas nao eramos casado, ele faleceu a 20 dias sera que eu tenho direito a algum beneficio

    grato

    1. Se ela era segurada ( contribuinte do inss) vc fará jus a pensão por morte caso consiga comprovar ter união estável.

  4. Gostaria de saber o seguinte…Meu pai era separado de minha mãe já uns quatro anos, e faleceu antes de se divorciar. Ela também, já tinha um acompanhante nesse período que ficaram separados. Depois do falecimento de meu pai ela tem o direito a pensão por morte dele.

    1. gostaria de saber se por eu twer recuysado a pensao na hora do desquite pergo o meu direito depois que ele morreu. pois eu nao era divorciada quando ele faleceu; portanto eu sou viuva.

  5. como fico sabendo do pagamento detalhado do meu beneficio? po ex:contra cheque pois fiz um eprestimo e quero acopanhar as parcelas detelhadas

  6. sou pensionista e meu filho nao recebe beneficio nenhum quero saber por que ele nao recebe ja que ele tem esse direito ele tem apenas 6 anos de idade e ate hoje nao recebeu nada sendo que o meu esposo morreu quando ele tinha 1 ano e 5 meses

  7. minhas filhas recebem pensao por morte do pai,elas tem uma 12 outra 10,eu quero saber quando elas,fazer 21anos perdem certo mais eu souber que pode ir para a vo materna,preciso de uma resposta,porque se eu posso,passa para mim,obrigada.

    1. A pensão por morte não passará para avo materna. A parti do momento que elas completarem 21 anos ou Morre ” espero q isso esteja longe de ocorrer” elas perdem o direito de pensão.

      1. Me tirem uma dúvida o pai do meu filho faleceu em 2016 dei entrada dia 9 de abril de 2019 ele tem 8 anos faz um mês q deu entrada e até agora nada ainda de resposta meu filho vai receber dês da data do óbito do pai

  8. amigos a maioria das duvidas de vcs poderá ser tirado apenas ligando no 135 do orelhão e gratuita,do INSS

  9. Gostaria de saber informações sobre meu beneficio. recebo pensão por morte e este ano completarei 21 anos. Se eu começar a faculdade no meio do ano continuarei recebendo até os 24 anos ? grata

    1. nao, infelizmente nao !! o entendimento do supremo tribunal é contrario a isto, mesmo que a primeira instancia dê favorável, vc perderá em ultima instancia !!

  10. gostaria de saber se tenho direito ao benificio do meu companhero agora que ele faleceu?

  11. como eu fasço para saber se os dinheiro atrasado de alxilio de morte do meu marido saiu?Vai fazer 5 anos que ele morreu e ate hoje nao saiu.Obrigado pela sua atençao me respnda mas rapido possivel.

  12. Minha companheira faleceu,quando fui morar com ela, já tinha uma filha.Depois tivemos o nosso.Os dois receberam pensão por morte até 21 anos, até 11/12.
    Porém meu filho ainda é dependete de mim para estudo e demais.
    Não casei e nem tenho cetidão de união estável.Só tenho a certidão de nascimento dele, comprovante de residência, e testemunhas.
    mim oriente por favor!

  13. Meu marido foi vitima de assalto e faleceu, tem 3 filhas, 1 comigo.
    Tinha firma aberta,mas o contador dele nunca recolheu o inss. Só fui saber depois que ele faleceu, Como posso correr atrás desse beneficio? Afinal tenho todos os papés que pagava-mos da firma que ele tinha. sem mais obrigada

    1. Faça um acordo com a firma para pagar as contribuições, caso eles não queiram pagar, procure um advogado e coloque na Justiça que resolve

  14. fiquei viuv a 3 anos meu marido contribuiu ao inss por 17 anos nao trabalho tenho um filho de 12 anos meu marido ficou sem contribuir com o inss algum tempo sera que tenho algum direito a pensao , o pelo menos o garoto

  15. o meu tio faleceu e a minha tia não deu entrada des de 2008 será que ela ainda tem direito

    1. terá direito sim, e ainda receberá o acumulado !!

  16. meu pai teve um acidente e veio a falecer e sou de menor .Queria saber como faço e se tenho direitos em algum beneficio do inss , quais são.e se tenho como transferir os beneficio para o local do qual me resido.

  17. olá gostaria de pergunta , por que a pensão não foi depositada ? o numero do beneficio é “1574244709” . espero que possam responder ! obrigada

  18. oiii eu tenho 20 anos e recebo pensao por morte do meu pai ,gostaria de saber se eu começar trabalhar fichada eu perco minha pensao?em que casos eu perco//

  19. Meu companheiro faleceu, vivia com ele desde 1979, ele estava lutando para se aposentar, pois não havia completado o período exigido.Como ele adoeceu ficou muitos anos sem registro formal e sem contribuição.Tenho direito a pensão? Como fazer para requerer? Obrigada.

    1. Infelizmente, ele perde os direitos de segurado a parti do momento que ele deixou de contribuir.

    2. Olá,tenho uma dúvida,a 14 anos meu marido faleceu na época recebia um salário e meio,essa pensão era divida entre eu como esposa,dois filhos de outro casamento anterior e tenho um filho dele hoje ta com 14 anos,os outros já completaram 21 e não veio o valor integral pra nós com a saida deles,gostaria de entender o que houve já que a lei de reduzir o valor seria apartir deste ano,ele faleceu em 2003, obrigado

  20. meu filho recebe pensão por morte do pai.hoje sou casada e gostaria de coloca-lo como dependente economico do meu atual marido.mas gostaria de saber se meu filho perde o beneficio?

  21. o pai de minha filha faleceu recentemente gostaria de saber como ele tinha outra pessoa é possivel a minha filha receber algum beneficio do INSS, pois ela recebia pensão dele?Como ele morava em são paulo como faço para dar entrada?

    1. minha esposa faleceu e meu pedido de pensao foi indeferido porque nao tive como provar nossa convivencia de 19 anos,logo que nao tinhamos filhos ecompravamos tudo em cartoes de terceiros sendo unico comprovante de convivencia o endereço residencial.o que devo fazer para ter direitos sobre a pensao por morte se testemunhas nos tinha-mos diverssas e era-mos semi-alfabetizados.?

  22. Gostaria de saber recebia duas pensões do meu pai e minha mãe. Completei 21 anos. se eu fizer faculdade terei ainda direito ao beneficio. Me respondam por favor ficarei muito agradecido.

    1. Infelizmente a pensão por morte acaba ao completar 21 anos independente de fazer faculdade.

    2. O beneficio previdenciário nao se confunde com pensão de alimentos, neste caso, o beneficio se encerrará com os 21 anos.

  23. sou aposentada a 15 anos,em 2008 meu filho de 19 anos cometeu suicidio em casa,ele estava a 3 meses no exercito tenho direito a uma pensão?

  24. Boa tarde, tenho uma dúvida e acredito que voçês poderão me ajudar. E a seguinte:
    Tenho uma vizinha que já é maior de idade,que dedicou toda sua vida,até recentimente em cuidar da saúde de sua mãe que sempre foi vunerável.Consequentimente nunca obteve um emprego formal e era toalmente dependente do beneficio da mãe.
    Esse beneficio era uma pensão por morte do seu pai. A mãe dela apesar de ter sido trabalhadora rural quase toda vida,nunca conseguiu o beneficio da aposentadoria,ou seja, a renda desta familia se resumia nesta pensão.No entanto sua mãe faleceu recentimente a filha dela por já ter uma idade avaçada não consegue emprego e está passando por uma situação dificil.Então gostaria de saber se ela tem direito a receber o beneficio da pensão de sua mãe já que ela era totalmente dependente desta renda e dedicou toda sua vida à felecida.
    Aguardo sua resposta desde já agradeço pela atenção.

  25. dei entrada no beneficio em 2003 e ate hoje nao tive resposta me ajudem

  26. Olá, tenho 18 anos e recebo uma pensão por morte por parte do meu pai, sou universitária. Gostaria de saber se continuo recebendo após completar os 21 anos, caso não consiga pagar a faculdade. Grata desde já.

    1. meu marido faleceu faz dois meses ,tenho dois filhos um de 7anos e 14 anos , ele recebeu um beneficio a seis anos , meus filhos tem direito a esse beneficio

    2. O beneficio previdenciário nao se confunde com pensão de alimentos, neste caso, o beneficio se encerrará com os 21 anos.

  27. minha mãe faleceu ha 6 anos e eu recebo pensão só que o beneficio esta no nome do meu pai!!
    gostaria de saber se quando eu completar 21 anos ele continua ha receber a pensão? E se ele tem que ir no INSS ? por favor preciso da respostas de vocês o quanto antes!!!
    obrigado!!!

    1. voce tem direito a pensao por morte até 21 anos. Entretanto o seu pai continuará recebendo como companheiro ou marido.

      1. o falecido da minha sogra teve um filho fora do casamento,até que idade ele recabe pensão.ele tem 18 anos.

  28. como faça para ver seu meu beneficio saiu , aondi eu tenho que entra e oque fazer , para eu pode saber tambem quando vai sair , muito obrigado , e espero resposta

    1. liga no 135 do INSS
      se esteve o numero do poderá entra na pagina no INSS na net e olha extrato

  29. meu esposo morreu ,ele recebia auxilio doença so que adoença era crónica , fazia emodiaria, 5anos e meio, só que o médico deu o laúdo , para que ele teria direito aposentadoria, por se uma doença crónica, foi a causa da morte dele, que direito eu tenho agora . auxilio doença, ou pensão . espero a sua resposta,desde já agradeço.

    1. minha querida entra em contato com inss no 135 vc tem direito sim vc sera pensionista

  30. O pai do meu filho, morreu á onze anos, e desde então, luto para conseguir a pensão para a “criança” q hoje ja se encontra com 17 anos! o advogado cada dia me da uma desculpa diferente. gostaria de saber o que eu posso fazer, a quem recorrer e se esse advogado esta me enrolando como muitas pessoas falam. e se meu filho ainda tem direitos e a oque ele tem direito…. por favor, estou desesperada, aguardo uma resposta urgente. grata Viviane Bastos.

    1. Vá a uma egencia da previdencia e olhe se esse advogadoestá realmente mexendo com a papelada, caso ele não esteja fazendo nada, processe ele e peça uma boa indenização, pois ele pode estar te enganando esses anos todos ou coisa pior, vá o mais rapido possovel e veja o que está acontecendo com esse beneficio, se alguem está recebendo em seu nome etc…
      Infelismente estamos sercados de pessoas maldosas!

  31. Eu gostaria de saber sobre meu 13° salária (se eu vou receber em janeiro),meu numero do beneficio é 146.716.142-7.
    Espero a sua resposta, desde já agradeço.

  32. como faço para descobrir se a aposentadoria da minha amiga foi aprovada

  33. Boa noite!!!
    Tenho uma duvida espero que vocês me ajudem… é o seguinte:
    Eu vivia sob guarda judicial de uma segurada do INSS desde meus 3 anos de idade, acontece que quando obtive minha maioridade começamos a viver maritalmente. Em 2009 ela faleceu e eu dei entrada como menor sob guarda pois amigos disseram que eu não teria direito como companheiro e o pedido de menor sob guarda foi indeferido em 2009 mesmo.
    Mês passado eu fui aconselhado a entrar administrativamente como companheiro pois tenho provas e testemunhas , como: seguro de vida, declaração de imposto de renda,comp. De residência, dependência financeira em faculdade entre outros…
    A servidora do INSS que me atendeu me informou que pelas provas que tenho o pedido seria deferido como companheiro, porem o pedido provavelmente será indeferido pois o pedido de pensão de 2009 como menor sob guarda anularia este de 2011 como companheiro…
    O que devo fazer nessa situação?
    Com base em que lei eles negariam o meu pedido como companheiro?

    1. Bem amigo não tem como eles negarem o seu direito. Se não ganhar como Menor sobre a guarda dela. Ira ganhar como Companheiro. O importante nao é o fato de ter entrado com um pedido que foi negado, Mas sim a situação de companheiro. Sera isso que lhe garantirá o direito a pensão.

  34. EU CONHEÇO UMA MULHER QUE TEM 2 FILHOS JA DE MAIOR E MESMO ASSIM ELA CONTINUA RECEBENDO A PARTE DA PENSÃO DOS FILHOS DELA, E EU QUERO SABER O PORQUE ELA AINDA RECEBE ESSA PENSÃO? E SE QUISER SABER QUEM É EU DIGO PORQUE EU À CONHEÇO E SEI TAMBÉM O NOME DELA COMPLETO.

      1. Bota maldade nisso, é inveja pura, pessoas assim dão um passo para e dois para trás.
        O dona WALQUIRIA, cuida da sua vida e vai trabalhar para ter o seu tbm

      2. Alguem fala pra essa ignorante que a partir do monento que o menor completa a maior idade, automaticamente o tutor passa a receber o beneficio integra, que isso não é golpe não!
        ZIQUIZERA OLHO GORDO!!!

        1. olá boa noite ,gostaria de saber oque significa Beneficio em fase de concessao
          pois meu tio deu entrada na penssao por morte e nao sei o resultado.obrigado

    1. maldosa vai ora,ele tem direto e te 24 anos vai ver as leis dependendo da situação ate a pessoa morre
      vai ver a lei cuda da sua vida

    2. Porque a raiva?
      Ta querendo o direiro dela pra você?
      Porque você não esperimenta trabalhar sua invejosa, cuida da sua vida, quem sabe assim ela melhora e você esquece dos outros!!!

    3. O que acontece sua ignorante, é que quando os filhos se tornam maiores a pensam vai automaticamente para o tutor, ela não está dando golpe não, vá se informar primeiro “ZIQUIZERA, OLHO GRANDE”

    4. Boa tarde,gostaria tirar uma dúvida.Tenho uma amiga que era casada à 9anos e agora viúva à 3anos ficando com uma filha de 7anos,porém conseguiu o benéficio só que agora foi descoberto um filho com 12 anos do falecido de um namoro antes do casamento,portanto ficando a o benefio dividido para os três.Agora pergunto,o benefico é dividido para os três em partes iguais ou 50% fica para a viuva e os outros 50% será dividio para os 2 filhos?gostaria de tirar esta duvida,espero respostas o mais rapido possivel.Agradeço.

      1. oi valquiria sou pensionista por morte e as partes são dividas iguais,concerteza o outro filho tera um cartão so pra ele, e a outra parte tambem,quando ele completar 21 anos a pensão volta pra viuva e pro filinho dela ate ele tambem completar 21,depois é so ela que recebe ate morrer.ex:900,00 dividido por tres da 300,00 pra cada,so que o filinho dela por ser de menor é um cartão so pra ela que saca o dela e o dele quando ele fizer 16 anos ele vai passar a receber a parte dele ate completar 2,espero ter te ajudado,fica com DEUS.

  35. gostaria de saber se um filho que recebia pensão alimenticia

    fazendo faculdade,apos o falecimento do segurado podera

    receber esta pensã0 ate o termino dos estudos ,mas ja

    sera maior de idade?

    1. é pacificado o entendimento que a pensão será devida até os 21 anos de idade, ou em caso de dependência por incapacidade. Os estudos são fatores decisivos somente em caso de pensão dos alimentos não previdenciários.

  36. Cuidei da minha mãe mas ela veio a falecer.
    Tenho um filho de 06 anos, mas eu não trabalhava porque eu cuidava dela, nós eramos totalmente depedente da renda dela( benefício: Pensão e Aposentadoria), gostaria de saber se o meu filho tem direito de receber pensão. Espero resposta. Obrigada.

  37. Minha mae ganha pensao a 13 anos,porq meu pai morreu.mais tenho uma irmã q é deficiente,e por isto n pod trabalhar.queria saber c ela tmb tem direito de receber uma pensao.

    1. minha querida entra em contato com INSS não só vc mais todos que dependia desta pensão
      caso não esteva satisfeita entra com um recurso no próprio INSS
      conheço pessoas que entraram e ganharam ok

    2. Sua irma so vai ter direito a pensão por morte do inss se a invalidez dela tever ocorrido antes dela completar 21 anos.

    3. caso sua irma tenha ficado inválida antes dos 21 anos e antes de seu pai falecer, ela tem direito sim.

    4. Procure uma agencia da previdencia e marque para conversar com a assistente social da prevedencia, pois pelo que parece sua irmã tem o direito do beneficio “LOAS”, ela lhe falará quais os documentos você precisará levar para marcarem a pericia para sua irmã e assim, sendo comprovado o problema e a incapacidade dela, ela receberá o beneficil de um salario minimo. Caso não fique satisfeita com o resultado, procure um advogado e se esclareça do melhor a fazer.
      Espero te-la ajudado!
      Abraços e boa sorte!!!

  38. Meu pai faleceu eu tinha 5anos e nao recebi pensao nenhuma so minha mae.
    Queria saber se so ela tem direito ou eu tbm tenho?pois quando falo sobre o assunto ela nao responde.

    1. boa noite. Voce tem direito tanto quanto sua mãe no caso os filhos tem direito a pensao por morte até completar 21 anos, se não for ”emancipado” ou além dos 21 anos de for invalidos. No seu caso a pensão devia ser dividida entre você e sua mãe em parte iguais. Talvez seja por isso q sua mão fale com vc sobre o assunto porque ela esta de fato ficando com o seu dinheiro.

    2. Rosana,
      Ela é sua tutora legal. Eu e meus irmãos recebíamos através da Minha mãe. Pois eramos menores por isso ela é quem recebia por nós.

  39. recebo pensao do meu marido quase sete anos se eu me casar novamento perco o beneficio

    1. edvania,vc pode casar novamente que vc nao perde a pensao,entretanto se o segundo marido venha a falecer vc nao podera receber duas pensoes pagas pela previdencia social,podendo vc optar pela mais vantajosa.
      aconselho vc se casar com um trabalhados do RPPS(REGIME PROPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL).PODENDO NESTE CASO RECEBER DUAS PENSOES.

      1. todas as duvidas poderá ser respondida pelo próprio INSS no numero 135
        e gratuita no orelhão,ou no fixo tira todas as duvidas

      2. hahahuahuahahaha
        A mulher tem que perguntar antes pro candidato a marido qual é o regime de aposentadoria dele, e já torcendo pra que ele morra antes dela… kkkkkkkkkkkk

        1. morava com pai ele faleceu tenho direito a pensao dele

          1. A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.

            OU se vc for filha de militar.

      1. Senhora gostaria de saber se perco a pensao de morte que ganhei quando meu pai infelizmente faleceu se eu parar de estudar por um tempo . Favor preciso de resposta imediata se puder mandar pelo facebook esta ai meu e-mail obrigado!

        1. A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.

          Karla,
          Meu irmão fazia faculdade ele já tinha 26 anos ate ano passado quando meu pai faleceu (recebia Pensão). Meu pai faleceu ele não teve Mais direito.

    2. bom dia! minha mãe é pensionista do inss ,meu pai falecido deixou só a pensão para ela,só que quando foi resolver a papelada ,o dinheiro dividido com minha irmã que tem problemas mentais é dependentetambém.Só que varias pesoas dizem que elas por lei tem o direito de receber o salario mínimo e não só meio.Eu também acho,mas como saber se não tem ninguém para me esclarecer isto.minha mãe está com 76 anos de idade ,tem preção alta,diabetes,toma remédios psiquiátricos como minha irmã tabém toma,os rem´dios de minha mãe são comprados ,pois não tem no caps.tem dificuldades para caminhar ,está ouvindo poucoe ainda por cima tem um exame de vista ´pra fazer que não sai da secretaria a anos,pois ela tem catarata nos olhos e precisa de cirurgia, já tem uns quatro anos que o médico disse ,mas não tem jeito do exame sair ,já deve ter prescrevido,o ultimo que eu fui ver em janeiro já tinha dois anos que estava n secretaria de saude de sabará,já nem sabe mais.por favor me responda no imail presiso ter essas respostas. muito obrigada

      1. Nadime, a sua irmã tem o direito do beneficio “LOAS”, procure uma agencia da previdencia e marque para conversar com a assistente social da prevedencia, ela lhe falará quais os documentos você precisará levar para marcarem a pericia para sua irmã e assim, sendo comprovado o problema e a incapacidade dela, ela receberá o beneficil de um salario minimo. Caso não fique satisfeita com o resultado, procure um advogado e se esclareça do melhor a fazer.
        Espero te-la ajudado!
        Abraços e boa sorte!!!

      2. Nadime – procure informações no INSS. p saber para quanto seu pai contribuiu, para saber o valor total que ele recebia. 135

    3. meu marido faleceu de acidente ele era aposentado, tem 2 meses que dei entrada para requer a pensao e ainda nao tive resposta.gostaria de saber se esta faltando algum documento, ouise demorado mesmo,?

      1. gostaria de uma resposta tambem que minha mae deu entrada na pensao por morte do meu pai dia 20/8/212 ate hoje nao temos resposta e ja esta acabando as coisas de casa e acumulando as contas para pagar por favor me mande uma resposta obrigada.

        1. albertina,meu marido faleceu a 4 anos e deixou a familia na bahia com seu sorenome,,,,,,,bispo dos santos,,,sera a mesma??tenho procurado sem secesso,,,o nome dele era valdinei bispo dos santos……me manda um parecer por favor…simone

    4. fui casada por cinco anos tive 2 filhos me divorciei depois de alguns anos ele veio a se casar com outra viveram 16 anos não tiveram filhos ele faleceu quem tem direito a receber a pensão eu a primeira nupcia ou a segunda nupsia,hoje eu estou casada a segunda foi dar entrada na pensão ,e disse que eu tenho que fazer uma carta dizendo que eu nunca recebi pensão do falecido.gostaria de uma orientação.

      1. Se os seus filhos forem menores de 21 anos vc tem direito , porem se ja tiverem mais vc não tem direito, entãoprocure ver isso

      2. vc tem direito á pensão, desde que comprovado o estado de necessidade.

    5. Boa tarde! meu marido faleceu em 2003 ate hoje não recebi a minha pensão pois a firma a que trabalhou descontava o INSS do seu pagamento mas não repassava ao INSS por tanto foram 5 anos assim sei que tenho direito a pensão pois a firma não existe mais por isso não assumiu o direito de pagar o que tenho pra receber pergunto o que faço e mais casei novamente assim mesmo não tenho o direito da pensão se tantos por ai recebem por favor me ajudam em alguma resposta.

      1. DONA NELY, NÃO TEM NENHUM PROBLEMA PELO FATO DA EMPRESA NÃO HAVER CONTRIBUIDO, O EMPREGADO NÃO TEM CULPA SE O EMPREGADOR NÃO RECOLHE O INSS.

        A SRA TEM DIREITO A PENSÃO, SE O INSS NÃO CONCEDER E SÓ AJUIZAR UMA AÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL(JUIZADO ESPECIAL) ESTOU PRONTO A TE AJUDAR.

    6. gostaria de saber se minha irma ela é epilética ela tem a pensao de minha mae e a pensao q revisaodireito a era da minha mae passou p ela sera q ela tem direito a revisao e como farei p saber se tenho

    7. sou pensionista por morte agora casei novamente,
      perco a pensão, e se não perde, é preciso me cadrastar novamente
      no inss por causa da nova indentidade que tirei o que faço me ajudem por favor
      mande resposta para meu email quero fazer o que é certo

    8. meu enteado acabou de fazer 21 anos na data de 05/11/2013 não esta fazendo faculdade e faz um curso de gastronomia. minha pergunta é? ele vai continuar recebendo a pensao, pois ele divide comigo?

    9. ola pessoal,preciso de ajuda minha esposa era funcionaria publica estadual,e sou casado legalmente com ela,mas acabou de falecer,eu receberei o salario dela integral?nao temos filhos e o filho dela já e maior de 21.aguardo resposta no email obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135