Pensionistas do INSS

Benefício de Pensão do INSS

pensionistas-do-inss

Assim como os aposentados recebem o seu benefício mensalmente, os pensionistas do INSS também tem o seu benefício pago todos os meses. Atualmente o único benefício de pensão pago pela Previdência Social através do INSS é o de Pensão por Morte. Ele é pago a família do segurado quando o mesmo vem a óbito por causa acidental ou natural. Não há tempo mínimo de contribuição junto a Previdência Social para receber o benefício, no entanto o segurado tem que ter qualidade (ter contribuído por no mínimo 1 mês no ano anterior a morte).

O benefício de pensão por morte é pago a conjugues, filhos menores até completar maior idade, irmão ou filho maior de idade em caso de incapaz. Os pais também podem receber a pensão por morte, desde que provem ser dependentes financeiramente do segurado. E o benefício pode ser pago a mais de um dependente, desde que seja provado ao INSS a dependência financeira de todos os pensionistas, o valor pago será rateado em partes iguais entre os dependentes.

No caso de morte do pensionista ou o irmão ou filho seja emancipado (complete 21 anos), não sendo o benefício transferível. A morte presumida também pode ser considerada para receber a pensão por morte, em casos de desaparecimento em catástrofe, acidente ou desastre. O caso deve ser provado com boletim de ocorrência, noticias na mídia ou testemunhas.

Os pensionistas do INSS tem os direitos semelhantes ao dos aposentados do INSS, tendo o valor do benefício reajustado anualmente de acordo com o valor do salário mínimo em vigor. Salvo para casos em que a pensão é maior do que o salário mínimo, desta forma as regras para o aumento da pensão é de acordo com as regras da categoria.

Confira:  Pensão alimentícia para Filhos - Até que idade, dúvidas

O número de atendimento ao pensionista é o 135, a ligação é gratuita.

Gostou? De um curtir:

184 Comentários em “Pensionistas do INSS

  1. oi, recebo pensão do meu falecido companheiro a 8 anos ,não eramos casados mas eu era dependente dele no inss , gostaria de saber se eu casar perco a pensão
    por favor alguem me responda

    1. Atualmente não perde a pensão. Caso voce venha a se casar, e quando o seu esposo falecer, voce terá que optar entre as duas pensões.

      Att.
      Vladimir Lopes
      contato@prevoffice.com.br

  2. minha mae e meu pai morreram sou filho unico até quando eu recebo as penssao ?? sera que até quando eu casar?

  3. Oi,meu marido faleceu ha dois anos,meu filho e eu recebemos a pensão,gostaria de saber se quando ele completar 18 anos, eu receberei a pensão integral,já que é de meio salario que recebemos cada um.

  4. meu pai faleceu a 21 anos e a minha mae ser saber o q faria acabou passando procuracao para terceiros e como ele era pedreiro nunca ela sabia onde ele trabalhava no entanto ele tmbm trabalhava registrado + antes de ele falecer nossa casa pegou fogo e queimou tudo ;ela foi atras e conseguiu alguns documentos e sempre alguem dizia q nao achou nada.bem + o q eu gostaria de saber e se depois de tanto tempo ela tem direito porque na epoca eu tinha 11anos minha irma 5 e meu irmao 1ano agora ja somos todos adultos + ela tem direito? o que podemos fazer ou onde ela pode procurar ajuda? desde ja agradeco por favor alguem me responda boa noite..

  5. solicito informar-me como devo proceder para pobter umna declaração do INSS – ENQUANTO PENSIONSITA- para fins do Im posto de RENDA. aTENCIOSAMENTE, Mírian P.S. Z. Grinspun

  6. Gostaria de saber se uma pessoa q tenha 10 anos de contribuição, msa ja deixou de contribuir a 5 anos…Agora vem há falecer a esposa tem direito há alguma pensão????Pois ele tem 2 filhos menores e não trabalha fora….

  7. Necessito transferir meu benefício para outro município. Como proceder?

  8. Recebo pensão por morte do meu marido hoje tenho 60 anos, tenho direito de me aposentar por idade tenho 16 anos de contribuição? mesmo recebendo a pensão por morte do meu marido.

  9. meu marido trabalhou 21 anos na embasa morreu em 2001 e eles do INSS cara de pau querem cortar minha pensão legal porque pedi meus atrasados a que tem direito vou botar um advogada e quero o triplo do que tenho a receber

  10. Recebo pensão por morte desde de quando tinha 40anos hoje tenho 78 anos, tenho direito de me aposentar por idade? ou só tenho direito a pensão?

  11. meu esposo trabalhou na corporação da pm alguns anos foi exonerado,depois trabalhou registrado por mais de 15 anos,trabalhou mais 17 anos como autonomo e não teve mais contribuição,fiquei viuva há 4 anos e estou com 3 menores,e faço faxina pra pagar aluguel e comer,a carteira de trabalho dele evaporou sumiu não pude correr atras de nada,fiquei sabendo a poucos dias não tenho certeza que a mãe dele recebe uma pensão dele,sendo que seria direito meu que vivi 15 anos com ele e ttenho 3 filhas uma de 10 outra de 11 e a outra de 14,como faço pra ter direito se oq eu tenho é so a xeros do rg e cic dele e logico o registro das crianças?

  12. Gostaria de saber qual o percentual de reajuste 2012 para pensionista? Como posso ver as regras de reajustes para alguém que recebe mais que um salário e menos que dois mínimos?

  13. minha mae em 1985 sua tia faleceu e deixou uma pensao para ela de 1salario minimo em 2003 meu pai faleceu e por direito ela passou a receber pensao dele tambem se ela for no inss corrigir os dados dela ao pensao de 1 salario minimo essa pode ser cortada por ela receber duas pensao de especie 21

  14. Minha sogra ate o mes passado recebia a pensao e aposentadoria;. este mes so recebeu um salario gostaria de sabe o motivo.muito obrigo

  15. Boa noite!!! Gostaria de saber se que reçebe alçilio reclusão e o salario e mais do que minino tem almento

  16. Eu gostaria de saber se os familiares podem receber benefícios (urv,perdas)que seriam repassados à beneficiária,que era pensionista (marido morreu e deixou pensão)e agora faleceu?É que recebemos um comunicado do sindicato,onze anos depois da morte de nossa mãe…..por favor me respondam..muito obrigado!

  17. MINHA IRMÃ RECEBE PENSÃO POR MORTE MAIS TODA MES ESTA DESCONTANDO ALGO Q NÃO SABE O Q É COMO ELA PODE SEBER SOBRE ESSE DESCONTO

  18. MEU ESPOSO TRABALHAVA DE PEDREIRO ESTAVA COM CANCER NA GARGANTA E NO PUMÃO FEZ VARIAS PERICIAS E FOI REPRVADO EM TODAS E EU JA PAGAVA O CARNE DO INSS E AGORA ELE FALECEU EU NAO POSSO TRABALHAR JA TENHO UMA IDADE QUE EM NENHUM LUGAR VÃO ME DAR EMPREGO TENHO UMA FILHA MAS JÁ É CASADA E EU MORO SOZINHA O QUE EU FAÇO????

    1. 20 de junho de 2011 Oi Sandra! Eu pecairultrmante amo um look preto e branco acho super classico e elegante! Uma otima escolha! Com um batom vermelho entao fica ainda mais lindo!Volte sempre querida! Super beijinhos

  19. ola eliane silva eu sou luana recebo pensão por morte do meu falecido marido e me casei com outra pessoa e nao perdi a pensão pode casar descansada e seja muito feliz deus te abençoe.

  20. Eu recebia uma pensão especie 20. Meus pais faleceram e eu desistir da dessa pensão e passei a receber pensão por morte. A pergunta é: Tenho margem para pegar empréstimo consignado? Se não porque?

  21. Eu recebia uma pensão especie 20. Meus pais faleceram e eu desistir da dessa pensão e passei a receber pensão por morte. A pergunta é: Tenho margem para pegar empréstimo consignado?

  22. gostaria de saber tenho uma irmã que sou responsável por ela, ela recebe pensão por morte de meu pai um salário mínimo, ela e deficiente e precisa que alguém cuide dela gostaria de saber se ela tem direito a receber os 25% quem pagam para as pessoas que necessita de algum para cuidar, eu trabalho fora.
    obrigado.

  23. quero saber sobre os atrasados no reajuste dos pagamentos do ano 2004 até 2008

  24. oi meu filho fez 18 anos dia 11 de janeiro pensei que o beneficio dele seria cancelado por ele ser maior de idade é ele ñ esta estudando ele trabalha pois vai ser pai obrigada me responda por favor

  25. se o pai e a mae for falecido se o filho tem direito a duas pencao?

  26. Ola. estou c uma serta duvida tenho 25 anos e recebia pensao do meu pai.por ter uma doença cronica,gostaria de saber se pessoas com plobema renais cronica tem direito de receber a pensao de morete de incapaz.sendo que ele faleceu ha dois meses. O que eu faço!? me ajude

  27. bom dia sou viuva e gostaria de saber se eu me casar novamente perco a minha pensão

  28. GOSTARIA DE SABER SE EU CASAR DE NOVO EU PERCO MINHA PENSAO POR MORTE DO MEU FALECIDO MARIDO? OU MESMO SE EU VIVER EM UNIAO ESTAVEL COM UMA PESSOA EU TBM PERCO POR ALGUEM ME RESPONDA

    1. NÃO PERDE PODE CASAR TRANQUILA EU TAMBÉM SOU PENSIONISTA ME CASEI NÃO PERDI O MEU BENEFICIO EU TIREI AS MINHAS DUVIDAS INDO NO PROPRIO INSS FUI TAMBÉM NO MEU ADVOGADO.EU TAMBEM TINHA RECEIO DE ME CASAR E PERDER O BENEFICIO EU MOREI MUITO TEMPO PORQUE TINHA MEDO DE CASAR NOVAMENTE E PERDER A PENSÃO.

  29. Gostaria de saber se quando eu completar os 21 anos e seguir estudando, tenho o direito de seguir recebendo a pensão até os 24 anos, isso é verdade?

    1. minha filha vai receber a pnção ate que ano se ela estiver estudando?

  30. Gostaria de saber como fazer para pagar a previidencia por 8 anos atras e quanto eu gastaria para por em dia a contribuiçao pois trabalhei sem carteira assinada por todos esses anos pausadamente hoje tenho 48 anos de idade e 20 anos registrados.

  31. Boa noite, precisava saber como faço para descobrir se meu pai que faleceu pagava o INSS até seu obito, uma vez que era dono de empresa, e a mesma faliu devido ao seu socio. Precisava da colaboração de voces para essa questao pois todos os documentos ficaram na empresa. Ja faz dez anos que meu pai faleceu, e minha mae nao se deu conta que poderiamos pelo menos ter esse beneficio.

    Obrigada

  32. queria saber o seguinte ,o meu antiado faleceu em minas e eu moro no rio de janeiro qual o procedimento devo tomar vou ao inss ou ao banco onde ele recebia que e la em minas,por favor mande a resposta

  33. tenho um flho do primeiro relacionamento que recebe pensão por morte do pai!hoje sou casada e gostaria de coloca-lo como dependente do meu atual marido. mas quero saber se meu filho perde o beneficio! me responde por favor.

  34. Sou viúva, tenho 55 anos, sou pencionista e gostaria de saber se tenho direito a passagem interestadual gratuita. responda por favor.

  35. gostaria de saber se alguem do inss está autorizado a vir em minha residencia para trazer uma importancia em dinheiro sobre diferencia de salario?

  36. GOSTARIA DE SABER AS RAZOES DE ESTAR HA 05 ANOS EM BENEFICIO,IR A PERICIA COM LAUDOS DE 02 CARDIOLOGISTAS SOBRE AS LESOES QUE EU TENHO E MESMO ASSIM SER NEGADO PELO PERITO DR SICCO DE JAGUARAO,RS.RETORNEI AS ATIVIDADES DE MONTADOR ELETRICISTA,E VOLTEI A ENFARTAR,MENOS DE 30 DIAS DEPOIS,ESTOU DOENTE,DESEMPREGADO,O QUE FAZER TUDO GRAÇAS A ESSE INCOMPETENTE.

  37. Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber a pessoa considerada pela justiça, parcialmente incapaz, recebe a pensão.

    Desde já, agradeço.

    1. Consoante redação da recente lei 12.470, o irmão ou o filho, portador de transtornos mentais, reconhecido pelo Judiciário como RELATIVAMENTE ou absolutamente incapaz, é considerado depedente e pode, portanto, receber todas as prestações previdenciárias asseguradas a essa categoria de beneficiários, inclusive, a pensão por morte.

  38. O benefício de pensão por morte poder perde a pensão que retomar ,ao trabalho ou casar de novo, perde a pensão.

    1. O benefício de pensão por morte poder perde a pensão que retomar ,ao trabalho ou casar de novo, perde a pensão.

    2. posso perder o beneficio de pensão por morte se casar novamente.obrigada.

      1. posso perder o beneficio de pensão por morte se casar novamente.obrigada

        1. O Poder Judiciário, quando provocado, tem se posicionado desde à época do extinto Tribunal Federal de Recursos no sentido de que a mulher (viúva) que contrai novo casamento não perde o benefício pensão por morte do marido. A única possibilidade de perdê-la (pensão por morte do marido) é se for comprovado que do novo casamento resultou melhoria na sua situação econômico-financeira.

          1. gostaria, de saber como às demais viúvas desse país, que tem o desejo, de contraír um novo casamento, perde a pensão? e saber quais os critérios, formado há este respeito?.já existe alguma lei com respeito a idade da pensionista? Eu tenho 49 anos.

      2. No caso de se casar levando o sobrenome do atual marido perde sim a pensão.
        No caso de união esta´vel nao perde a pensão.Para ficar por dentro da lei para q o estado ñ lhe passe a perna procura um bom advogado para se caçar.será isso q eu vou fazer.

        1. ola cristiane, se a pessoa se casar e mudar o sobrenome, ela tera que ir ate o inss e mudar la tambem, mas nao perdera o beneficio, casei mudei meu sobrenome, modifiquei no inss e continuo recebendo.

      3. PODE CASAR NOVAMENTE SEM PROBLEMA ALGUM EU ME CASEI E N PERDI O MEU BENEFICIO SE VOCÊ TEM ALGUMA DUVIDA VAI A INSS E PERGUNTA LA PESOALMENTE FOI ASSIM QUE EU FIZ. TAMBÉM NO MEU ADVOGADO ELE OLHOU TUDO PARA MIM FOI AI QUE TIREI TODA MINHA DUVIDA.

      4. ola regina,
        ola ione
        ola maria
        podem se casar sem medo. o novo casamento nao destitui a pensão,ela sera vitalicia. se for pelo inss.

    3. quem recebe pensao por morte perde o benefio casando denovo .obrigada

    4. meu sobrinho e pensionista dos pais por morte deles . ele vai fazer 21 anos gostaria de saber se ele perde a pensao.ele vai fazer faculdade e se perder essa pesao nao tem como fazer faculdade por o salario q ele ganhar nao da pra se mater e pagar faculdade gostaria de ter uma resposta sobre isso o mais rapido se possivel dede de ja agradesço vcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135