Perícia Médica negada – O que fazer?

Perícia Médica Indeferida

O Instituto Nacional da Seguridade Social recebe todos os dias centenas de pedidos de benefícios. Entre eles está o auxílio doença, que só é concedido mediante a realização de perícia médica. Saiba o que fazer se a perícia médica for negada pelos funcionários desse órgão. Existem algumas medicas que você pode colocar em prática para garantir seus direitos.

pericia-medica-indeferida-o-que-fazer

Perícia médica negativa: reconsideração da perícia

Se você entende que a decisão do INSS foi equivocada, poderá reagir a ela de duas formas.

A primeira delas é o pedido de reconsideração de perícia médica negada. Trata-se de uma solicitação realizada junto ao INSS para que o órgão avalie o seu caso mais uma vez, mas com mais cuidado. Isso porque muitas vezes o órgão comete equívocos de ordem administrativa.

O pedido pode ser realizado pelo site da Previdência Social, pelo central de atendimento pelo telefone ou pessoalmente na sua agência.

Recurso contra perícia negada INSS

O pedido pode ser feito em até trinta dias contados da data em que a sua perícia foi negada pelo INSS. Outra forma de recurso contra perícia médica negada é através do Pedido de Recurso. Esse é um procedimento mais burocrático, que obriga o órgão a enviar sua questão para uma instância superior.

O que fazer quando a perícia INSS é negada?

São essas opções que você possui caso esteja se perguntando o que fazer quando a perícia médica é negada.

Nunca deixe de fazer valer os seus direitos, pois você é um contribuinte como todas as outras pessoas. Suas demandas previdenciárias devem ser tratadas com atenção e falhas não podem acontecer.

Caso esteja se sentindo prejudicado pela resposta negativa da previdência, recorra imediatamente.

Confira:  INSS Maringá - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Perícia médica negada: ação judicial vale a pena?

Se você teve perícia médica do INSS negada, não deixe de entrar com uma ação judicial. Até por conta da alta demanda, muitas vezes os peritos do INSS nem sequer conseguem examinar as pessoas direito. Além disso, dizem por aí que a recomendação do governo federal é que as perícias sejam mesmo negadas.

pericia-medica-negada

Mas se você não acredita em teoria da conspiração, saiba que entrar com uma ação judicial contra aperícia INSS negada é o seu direito.

Muitas vezes é só ir ao juizado da justiça federal e nem precisa pagar nada por isso. A vantagem é que o juiz federal vai pEdir uma nova perícia, a qual não será feita por peritos do INSS, mas sim por peritos da Justiça Federal. Logo, espere um olhar diferente durante o seu atendimento, que muito provavelmente será melhor e mais eficiente.

Há relatos de muitas pessoas que tiveram perícia do INSS negada, recursos negados, mas ao entrar com a ação judicial, o perito da justiça federal deu razão ao beneficiário. Assim, conseguiram a aposentadoria do INSS de volta, sem contar em uma expressiva indenização por perdas e danos.

Agora que você já sabe como resolver perícia média negada, corra atrás dos seus direitos. Não aceite a decisão do INSS se julgar que ela está incorreta e que a sua situação está sim abarcada pelo direito de auxílio-doença ou qualquer outro benefício previdenciário.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *