Poupatempo Agendamento

Agendamento Poupatempo pela Internet

O Poupatempo é um programa criado em 1977 pelo Governo do Estado de São Paulo que visou tornar mais fácil o acesso aos serviços públicos e às informações referentes aos documentos pessoais ou de veículos, empregos, habilitação, moradia e outros.

poupatempo

Você sabe quem criou o Poupatempo? Quem criou o Poupa tempo foi o ex-Governador Mário Covas.

A ideia inicial do Poupatempo era de que todos os serviços mais solicitados pela população pudessem ser encontrados em um só lugar, facilitando a vida cada vez mais corrida do cidadão paulistano com um atendimento padrão.

A ideia do Poupatempo deu tão certo que hoje é seguida por diversos outros entes da federação, órgãos e empresas. Exemplo disso é que o Estado do Rio Grande do Sul tem um programa similar, ou seja, nos mesmos moldes do Poupatempo SP.

Dessa forma, o Poupatempo é um serviço que hoje conta com 72 postos fixos e 1 unidade móvel que atendem todo o Estado de São Paulo, promovendo uma maior comodidade ao cidadão paulistano.

Poupatempo: como funciona?

O Poupatempo disponibiliza diversos serviços em um só lugar, sendo eles:

  • Documentos Pessoais: emissão de primeira ou segunda vias, alteração da Carteira de trabalho. Renovação, adição de categoria, alteração de dados, CNH cassada ou suspensa da Carteira Nacional de Habilitação e emissão ou declaração de extravio de Registro de Identidade (RG).
  • Habilitação: multas, início do processo de Primeira Habilitação, Permissão Internacional para Dirigir.
  • Emprego e Trabalho: cadastramento de currículo, Carteira de Trabalho, informações sobre o Seguro-Desemprego.
  • Veículo: alteração de endereço, Licenciamento (CRLV), transferência de propriedade, alteração de características do veículo, segunda via de CRV.
  • Direitos do Cidadão: informações no Juizado Especial Cível (JEC), Orientação Jurídica Gratuita, ações que envolvem a Prefeitura, PROCON.
  • Água, Esgoto, Luz: problemas com iluminação pública, água e/ou esgoto, luz e energia elétrica.
  • Moradia: problemas e informações relacionados a CDHU, COHAB, Programa Casa Paulista.
  • Impostos e Taxas: problemas e informações relacionados a IPTU, IPVA, ICMS, ISS.
Confira:  Programa Empresa Cidadã Consultar Empresas Cadastradas

É importante frisar que os serviços citados acima são apenas alguns de uma enorme gama deserviços oferecidos pelo Poupatempo.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos, acesse o www.poupa.tempo.sp.gov.bre vá até a aba de Guia de Serviços. Economize muito tempo com o Poupatempo!

Poupatempo como agendar pela internet

O Poupatempo agendamento pode ser realizado via internet, no site www.poupa.tempo.sp.gov.br, onde é necessário ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Também é possível acessar o Poupatempo pelo aplicativo SP Serviços ou pelo Poupatempo telefone, no número 0800 772 36 33 (ligação gratuita realizada de telefones fixos) ou no número (11) 2930-3650.

Após o agendamento do serviço Poupatempo, é importante chegar aproximadamente 15 (quinze) minutos antes do horário marcado para que você possa receber uma senha e aguardar o atendimento.

Chega de filas e de estresse! Com o Poupatempo SP você faz tudo em um único lugar e rapidamente.

poupatempo-agendamento

Poupatempo agendamento Seguro Desemprego

Um dos serviços mais procurados nos últimos anos dada a crise econômica do país é o Seguro Desemprego. Neste caso, é preciso agendar o serviço pela internet, telefone ou pelo aplicativo SP Serviços.

A princípio, para pedir Seguro Desemprego no Poupatempo você deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Registro de Identidade (RG), CNH, Certificado de Reservista;
  • Carteira de Trabalho;
  • Cartão PIS/PASEP;
  • Requerimento do Seguro Desemprego (em duas vias);
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Os três últimos holerites antes da demissão;
  • Comprovante de Depósito do FGTS;
  • Termo de Audiência, se for o caso.
  • Comprovante de Endereço;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Termo de Quitação e Homologação;

Todos os documentos originais devem ser levados em mãos para conferência após o Poupatempo agendamento de Seguro Desemprego.

Confira:  INSS Brasília - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Poupatempo agendamento RG

Outro documento muito solicitado no Poupatempo é o Registro Geral de Pessoa Física (ou RG), o qual também pode ser emitido por meio do programa.

É um serviço isento de pagamento, sendo necessário o agendamento Poupatempopor meio dealgum dos canais de comunicação do programa.

Ao comparecer ao Poupatempo recomenda-se evitar roupas brancas ou muito claras, adornos de cabeça que não impeçam a visualização dos olhos e cabelos, óculos escuros (exceto deficientes visuais), para que não haja qualquer empecilho na realização do seu novo RG.

Para fazer o RG com o Poupatempo é necessário ter consigo na hora do atendimento a Certidão de Nascimento e o CPF, caso você queira incluí-lo no seu RG.

Serviços Gratuitos Poupatempo

Caso o dinheiro esteja apertado no final do mês e você, por algum motivo, precise retirar novos documentos, o Poupatempo SP é a solução.

Os serviços gratuitos Poupatempo são inúmeros, como Receita Federal, DETRAN, Instituto de Identificação, SABESP, Banco do Brasil e muito mais.

Algumas unidades do Poupatempo SP (especialmente a de Guarulhos e a da Sé) tem atendimento especializado, prestando até mesmo serviços do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, como a emissão e a regularização de títulos de eleitor.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *