Processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS

Revisão de benefícios do INSS e aposentadoria

Confira mais detalhes sobre os processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS e veja se você tem direito a revisão do INSS.

processo-revisao-beneficio-aposentadoria-inss

O Governo Federal propôs por meio da Lei n° 10.999 de 15 de dezembro de 2004, acordo para a revisão dos benefícios previdenciários concedidos com data de início posterior a fevereiro de 1994.

A revisão do INSS consiste em recalcular o salário de benefício original sobre os salários de contribuição anteriores a março de 1994, mediante aplicação de percentual de 39,87% referente ao índice de e ajuste do Salário Mínimo (IRSM) do mês de fevereiro de 1994.

Antes da Emenda Constitucional 20 de 1998, Lei 9.876 de 1999 instituíram o fator previdenciário, o Regime Geral de Previdência (RGPS) calculava o valor dos benefícios a serem concedidos, com base na média dos últimos 36 salários-de-contribuição do segurado, corrigidos monetariamente.

No período compreendido entre janeiro de 1993 a julho de 1994 vigorou o índice de Reajuste de Salário Mínimo (IRSM) de acordo com a lei n° 8.542 de 1992. No caso dos benefícios concedidos no período compreendido entre fevereiro de 1994 e março de 1997. O INSS utilizou a variante IRSM para a atualização dos últimos salários de contribuição apenas até janeiro de 1994 e converteu, em seguida, os valores então atualizados para a Unidade de Referência do valor (URV), instituído em 28 de fevereiro de 1994.

No entendimento da justiça, o procedimento adotado pelo INSS prejudicou os segurados em razão de não ter sido utilizado o IRAM de fevereiro de 2004, cujo índice é se 39,67%. Isso teria reduzido a renda mensal dos benefícios.

Cálculo fator previdenciário INSS

O fator previdenciário é cálculo que considera a idade, o tempo de trabalho e de contribuição ao INSS, bem como a expectativa de vida da população, conforme medições do IBGE, o que influenciará drasticamente no cálculo da aposentadoria.

Confira:  INSS João Pessoa - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Aposentadoria integral valor

O valor mínimo da aposentadoria integral INSS é de um salário mínimo, conforme o importe do salário mínimo, que é anualmente reajustado.

Já o valor máximo da aposentadoria integral INSS pode ser de pouco menos de R$ 5 mil reais.

Cálculo aposentadoria integral

O cálculo da aposentadoria integral INSS tem o nome de regra dos 85/95 porque precisa dos seguintes requisitos para a aposentadoria integral INSS:

  • Mulheres:55 anos de idade e pelo menos 30 anos de contribuição (que é igual a 85)
  • Homens: 60 anos de idade mais 35 anos de contribuição (que é igual a 95).

No site da Previdência Socialtabelas com o quantitativo de benefícios revisados por Estados, Valores atrasados e segurados falecidos.

Se for o seu caso, a revisão de benefícios e aposentadorias do INSS, você pode consultar o seu benefício através do site da previdência digitando o número do benefício, assim como outras tantas informações.

Saiba mais acessando: Solicitar Revisão de Benefício INSS

Gostou? De um curtir:

90 Comentários em “Processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS

  1. mim aposentei em 05012001quero saber se tenho dierito ha revisao

  2. Me aposentei no ano 2000 e continuei trabalhando na mesma empresa em regime CLT por 7 anos e efetuando as contribuições mensais ao inss, gostaria de saber se eu tenho direito a revisão de minha aposentadoria?

  3. Recebo um beneficio, antes o valor era de um salário e meio hoje recebo menos tenho dierito a revisão.Meu beneficio e de 1997

  4. minha vó aposentou como lavradora ela so recebe um salario minimo.. eu quero saber se ela tem direito a mais e se poderá fazer revisão do beneficios

    1. ola meu marido faleceu em 1998 estava trabalhando passei a receber uma pensao por morte quero saber se eu tenho o direito de uma revisao pois desde que recebo a pensao nunca tive o direito da revisao quero saber se isso esta correto ou o que devo fazer para conseguir uma revisao do beneficio pois quando comesei a receber o beneficio eu ganhava 8 salarios hoje estou recebendo 3 salarios e meu marido pagava 11% do salario pro inss quando ele faleceu ele tinha 32 anos de contribuiçao de inss . ja fui varias vezes no inss e eles falan que nao tenho o direito de revisoes quero saber se tudo isso esta certo agurdo uma resposta

  5. quero saber que eutou afastado -nao sei o numero do meu beneficio -cpf-52553744668.

  6. sou beneficiária prest. continuada Assist. social Pessoa c/ deficiencia(87) Nº NB 541185217-9,requerido e c/ vibeca a partir de 01/06/2010. gostaria de saber se tenho que fazer umarevisão? e quando é? aguardo resposta.

  7. ola!…
    recebo beneficio auxilio doença,sendo que eu recebia antes um valor e logo apos foi dado indeferido e parei de receber,entrei com recurso federal e me foi concedido novamente o beneficio,só que desta vez o meu salario teve uma queda,mesmo apos o reajuste salarial.
    como devo proceder para corrigir essa diferença?

  8. Sou aposentado por tempo de serviço, fui portador de CÂNCER, preciso saber se posso pdeir a isenção do Imposto de Rendas.

  9. Sou aposentado por tempo de serviço e fui portador de CÂNCER

  10. em 14-09-2009 consegui o auxilio doença por 5 meses apos esse tempo foi negado no qual recorri e apos passar por dois peritos foi me negado o auxilio d em agosto de 2011 eu entrei pela justiça fiz outra pericia no qual a advogada me disse que demoraria de 4 a 6 meses para a resposta mas ate hoje nao mandaram nada o que devo fazer da pra eu ver com numero do primeiro requerimento do auxilio doença o NIT

  11. tenho o nome data de nascimento e o n do cpf do meu irmão. Preciso do n do beneficio

  12. faz 3 anos que meu cunhado passou a receber o beneficio e eu quero saber se ira demorar ainda para chamar para revisao.

  13. Meu pai tem um processo ai contra o inss sobre o beneficio dele, ele colocou na justica e ganhou a primeira ,perdeu a segunda e ganhou a terceira
    como eu vejo como estar o andamento desse processo,pois meu pai faleceu e antres ele falou isso mais nao consegumos e ele falasse em q nivel ta esse processo entao gostaria de consutar esse processo como faco?? espero uma resposta,obrigado.

  14. FATURA NA COLUNA MÃO POSSO TRABALHO E DEPRESÃO TOMO VARIOS REDIO

  15. PRESISO SABER O QUE TENHO QUE FASER P COSEGUI UM BENEFISIO TEMHO

  16. Gostaria de saber se já está disponível o dinheiro retroativo que é para vir até 31 de maio de 2012, conforme ação civil publica ACP nº 0004911-28.2011.4.03

  17. gostaria de saber se o beneficio da senhora Joana de Oliveira Nogueira,foi aprovado no inss,ela mora em joanopolis.

  18. Em 2008 ganhei o direito de pensão por morte do meu esposo de um salário minimo, gostaria de saber porque o processo ainda não terminou desde de 2008 que eu espero o juiz assinar. não tenho informações concretas. recebe até hoje o salário, mas ainda ficou um restante que não consegui receber. por favor poderia me dar informações sobre este processo?

    obrigada

  19. estou a sete anos de licença adquiri uma ernia de disco devido minhas atividade no trabalho a empresa não registrou a cat posso eu mesmo informa a cat, o medico do trabalho falou que não tenho mais capacitade de trabalhar , como faço para preencher a cat ja que empresa negou o preenchimento.

  20. aposentei-me 1997 proporcional gostaria de saber se tenho direito a revisao, se tenho o que devo fazer gostaria de uma informacao ok. aguardo resposta

  21. Gostaria de saber se uma pessoa aposentada por tempo de serviço que continua trabalhando, tem direito a revisão de benefício?

  22. Por gentileza, sou funcionário público estadual SP pela Policia Militar, tenho um ano e sete meses de carteira de trabalho, sendo que fui trabalhador rural e sei que naquela epoca não se recolhia, tenho a carteira registrada desde 23 de abril de 1983 até 20 novembro de 1984, não consegui pegar uma certidão para somar ao tempo de funcionalismo público e agora estou vendo noticias de que o INSS esta fornecendo a certidão com todos os direitos sem precisar entrar na justiça para requere-la mesmo quem não contribuiu. Solicito uma orientação.
    Grato

  23. Me em 1997 e continuei trabalhando e continuei trabalhando e descontando inss, e continuo trabalhando sendo que meu salário foi sempre maior que a minha aposentadoria, porque eu nesse meio tempo fiz inclusive mestrado. Será que tenho direito a revisão de salário? se tiver, como proceder?

    1. Gostaria de saber o parecer de vcs sobre a minha consulta feita no dia 01 do 04 de 2012. Responda-me por favor.

  24. até agora não recebi o extrato para IR e não consigo entrar no site para retirar, como devo agir.
    me aposentei a 8 anos e continuo trabalhando posso rever minha aposentadoria?

    1. quero saber de quanto em quanto tempo o inss chama o passiente para refazer o beneficio.porque meu cunhado ja tem tres anos que recebe e ainda nao chamaram .e normal;

  25. recebi o primeiro auxilio doença em 2005, com uma renda inicial, de 1.235, 00 reais , entrei no site da previdencia e fiz uma simulaçao com todas as minha contribuiçao e o salario inicial deu 1.670, 00 reais, tenho 131 contribuiçao, gostaria de saber se este valor pode estar certo, pois fiz a simulaçao no site da previdencia

  26. Aposentei por invalidez em 1989, na época com 3 salários mínimos, hoje recebo menso de 1 e meio salário. tenho direito a revisão?.

  27. Eu gostaria de saber como é que está o andamento do processo de enquadramento do tempo de trabalho em Portugal para compretar os 30 anos trabalhado e 55 de idade.Eu tentei acompanhar atravevéz da internet e pelo 135, e lá diz que foi indeferido sendo que não foi feito a contage deste acordo internacional entre Brasil e Portugal.Eu comecei atrabalhar em 1977 tendo parado de contribuir por um espaço pequeno de tempo.Em 2004 pasei a contribuir como autonomo até 2007 e depois fui trabalhar em Portugal até agosto de 2011e foi feito desconto.Porfavor eu gostaria que me respondece atravez do e-mail para eu poder fornecer os dados do beneficio.Desdejá agradeço pela vossa atenção Ivanilde

  28. minha mae trabalhou 14 anos e discontaro o inss e ate a gora nao conseguiu se a posentar e nem recebeu nenhum tipo de beneficio e agora ela esta invalida na cadeira de roda e esta precizando deste dinheiro o que devo fazer. como aposentar. ela ;

  29. Boa noite

    Contribuo com a previdencia desde 1975 porem so tenho 49 anos gotaria de saber se é possivel aposentar com 100% do salario.

    Obrigado

    1. Quero saber se meu pai tem direito a aposentadoria.
      Ele começou a contribuir no ano de 1973.

  30. Me aposentei em 1994 e continuei trabalhando e contribuindo com o valor maximo para o INSS agora estou parando em definitivo , posso rever o valor da minha aposentadoria??
    um abraço
    Friebe

  31. Dei entrada, no benefício no dia 3 de março de 2011, e agora veio a resposta dizendo que eu só tenho direito a 2 meses, eu tenho direito a 1 ano ou a 2 meses.
    O motivo é doença, e qual bano está o pagamento .

  32. Fiz uma pericia medica no dia 22/03/2012, pericia judicial e minha Adv; está pedindo o numero da pericia para o processo que não foi dado a mim depois da pericia.
    Por gentileza me informe se possível. O numero do meu beneficio é 5381148077

    Atenciosamente; Pedro Antônio Braga

  33. http://brasildo.com/tribunal-regional/federal/1-regiao/2012-03-19/p-487, neste site apareceu o nome do meu pai, cfe abaixo:
    Numeração única: 7411-7220094013700
    20093700007586-6 EMBA OS À EXECUÇÃO
    EMBTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS
    EMBDO : FRANCISCA DA CONCEICAO
    EMBDO : ANTONIO CANDIDO DOS SANTOS
    EMBDO : OLEGARIO FRANCISCO DE OLIVEIRA (Meu PAi)
    EMBDO : MARIA PEREIRA DA SILVA
    ADVOGADO : PI00001240 – HELIO OLIVEIRA LEMOS
    O Exmo Sr Juiz exarou :
    Vista às partes dos cálculos de fls143/148
    Podem me Informar o que é isto

  34. FAVOR ENVIAR POR ESTE IMAIL A CONTAGEM DO TEMPO DE SEVIÇO DE VANILDA DE LIMA . CARTEIRA PROFIONAL NUMERO 68525 SETI00005 PR GRATO PELA ATENÇÃO

  35. ESTOU TENTANDO APOSENTAR UMA SENHORA POR IDADE, E UM RAPAZ POR DEFICIÊNCIA MENTAL PODES ME ESTA ME ENVIANDO EM SISTEMA PARA QUE EU POSSA FAZER O PROCESSO?

  36. OLA SO QUERIA O NUMERO DE UM DOS CONTATOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PARA QUE EU ENTRASSE EM CONTATO COM VOCES! AGUARDO RETORNO.

  37. Preciso saber em que data irei aposentar.

    Dados: José Antônio Siqueira D.N.:18/10/59
    Data de Admissão: 20/02/77
    Código PIS: 10706833926

  38. me aposentei em 1997 mas usei o tempo de 93 para tras me aposentei com 71 por cento quero saber se tenho direito a revisao

    1. me aposentei em 2010 com71 por cento quero saber se tenho direito a revisao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135