Pronaf – Cadastro, Como Funciona

O que é Pronaf?

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já beneficiou milhares de brasileiros que tiram seu sustento da produção agrícola. Durante os vinte anos de execução do programa, o Governo Federal disponibilizou bilhões de reais em recursos.

pronaf-como-funciona-cadastro

A produção rural no Brasil é muito, mas muito importante, pois trata-se do nosso meio de sobrevivência. Embora os brasileiros nem cheguem perto de consumir tudo o que é produzido no meio rural brasileiro, nós temos uma imensa gama de produtos, para deixar qualquer País “morrendo de inveja”.

Até por conta da fauna e da flora dotadas de diversidade, as produções rurais brasileiras são muito importantes para a sobrevivência de todos os brasileiros, afinal de contas são elas que nos alimentam e nos fornecem os produtos, desde os mais básicos, até os mais supérfluos, não é mesmo?

Mas infelizmente, especialmente para os agricultores familiares muitas vezes não conseguem competir com os grandes fazendeiros, pois o que você acha que vai custar menos: colher planta por planta ou 100 plantas de uma vez, com o uso de máquinas ultramodernas?

Bem, é claro que o trabalho do agricultor familiar muitas vezes sai mais caro. E, justamente por não conseguir concorrer com os grandes latifundiários, essas pessoas acabam saindo de suas pequenas chácaras e assemelhados e indo procurar outras atividades. No entanto, isso não é bom para o País, pois precisamos ter uma boa produção para alimentar e prover milhares e milhares de brasileiros.

Pensando nisso, o governo federal criou o Pronaf. Não sabe o que é isso? Conheça agora como funciona o Pronaf e saiba como participar. Esse programa está mudando a vida das pessoas que trabalham no campo.

Confira:  Cartão do Idoso - Emissão, Requerimento

Como funciona o Pronaf?

Sendo referência mundial, o Pronaf oferece crédito para agricultores familiares, para que estes possam gerar renda, oferecer mais trabalhos e manter uma qualidade de vida adequada. Todos os anos milhares de novas famílias são beneficiadas. O programa Pronaf funciona de forma a garantir que a agricultura familiar não desapareça, em razão de sua importância para a economia nacional.

pronaf-credito-rural

Com o dinheiro disponibilizado pelo programa para financiamento do Pronaf, as famílias de agricultores podem investir em equipamentos, infraestrutura, máquinas e ainda desenvolver projetos específicos, como criação de animais, produção de alimentos e muitos outros. Para saber como funciona o Pronaf você só precisa acessar as informações disponíveis acerca do programa na página oficial na internet.

Como participar do Pronaf? Como se inscrever no Pronaf?

Existem alguns requisitos para que as famílias possam se inscrever no Pronaf e passar a gozar dos benefícios oferecidos. O maior deles é que a renda do agricultor familiar não pode ser superior a R$360.000,00 por ano. Se você se encaixa nesse perfil, está na hora de receber o inventivo do programa. Para participar do Pronaf é preciso primeiro esboçar um projeto de agricultura familiar.

Isso significa que você deve preparar um projeto especificando qual atividade deseja desenvolver com o valor recebido. Lembre-se de que o projeto deve ser ligado a produção agrícola, como aquisição de máquinas rurais e melhoria dos processos já utilizados pela família.

O que é declaração de aptidão Pronaf?

A Declaração de Aptidão do Pronaf é emitida pela Emater ou Sindicato Rural. Esse documento só é emitido mediante o esboço do projeto.

Com a declaração em mãos, será criado o Projeto Técnico do Pronaf. Se tudo for aprovado, você receberá o crédito para implementar o projeto desejado. Vale ressaltar que o valor vale apenas para a realização do projeto, com fiscalizações periódicas, tendo em vista que muitos agricultores usam o programa para objetivos que não envolvem agricultura, como compra de veículos e casas.

Confira:  Cartão Cidadão Consulta, Extrato, Emissão, 2 Via

pronaf

Agora que você já sabe como funciona o Pronaf, está na hora de acessar o site e ficar por dentro de como formalizar o seu esboço de projeto.

Só assim você conseguirá o crédito disponibilizado pelo programa, que pode ser usado na realização do seu projeto agrícola. Milhares de famílias brasileiras já receberam o incentivo financeiro. Todos os anos, bilhões de reais ficam disponíveis para o programa.

Para conseguir o Pronaf, é essencial que você siga todas as formalidades exigidas. Tudo que foi mencionado aqui deve ser observado com bastante atenção, já que apenas projetos sérios, que demonstrem potencial de alavancar o crescimento da agricultura familiar no Brasil são aprovados para financiamento.

Prepare o seu esboço de projeto e procure os órgãos acima mencionados para que ele seja aprovado e você possa receber o crédito do Governo Federal.

O procedimento não é tão complicado quanto parece e é uma excelente forma que o poder público criou para incentivar ainda mais os micro e pequenos agricultores brasileiros, para que eles não desistam de suas atividades, as quais são tão importantes para o Brasil e para os brasileiros.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *