Prova de Vida INSS – Prazo

INSS Prova de Vida

Grande parte dos aposentados e também pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social que recebem através de poupança ou mesmo conta corrente, já podem fazer  a
prova de vida do INSS nos bancos. O recadastramento é obrigatório para todos os 28 milhões de segurados como uma forma de se evitar fraudes, e quem não quiser realizar o processo poderá ainda correr os riscos de perder o benefício. Confira a seguir como funciona a solicitação para fazer a prova de vida INSS.

prova-de-vida-inss

De acordo com as diversas agendas da Previdência Social o início da
prova de vida do INSS foi em janeiro porém algumas instituições financeiras bancárias já deram início aos procedimentos.

O Bradesco por exemplo, foi uma das instituições que já se adiantaram para o recadastramento atendendo há mais de cinco milhões de segurados através de sistema de biometria, nos caixas eletrônicos.

Já o HSBC, que realiza o pagamento de mais de 900 mil beneficiários mensalmente, adiantou o atendimento apenas para todos os segurados que tivessem recebido por meio de cartões magnéticos. Os correntistas do banco deverão esperar até março para que aconteça a comprovação de vida.

A instituição afirma ainda que os beneficiários estão sendo avisados em até 60 dias de antecedência sobre as datas que deverão comparecer á agência através de mensagens nos caixas automáticos. O banco ainda não poderá fazer a comprovação de vida em caixas eletrônicos.

Para todos os efeitos e instituições bancárias o usuário e beneficiário deverá se identificar com documentos com fotos em qualquer uma das agências desde que este seja o seu banco pagador.

Além disto outros bancos como por exemplo o Santander, Banco do Brasil, Itaú, entre outras instituições bancárias deverão seguir os prazos para prova de Vida do INSS dados pela Previdência social que será até maio, e prometem ainda iniciar o atendimento aos segurados apenas em março. Veja os detalhes de algumas instituições bancárias.

Para quem recebe no Santander

O Santander em Janeiro já começou a comunicar os aposentados e pensionistas sobre as datas de comparecimento nas agências bancárias, e por este motivo o atendimento mesmo deverá acontecer entre março e abril. O processo de prova de vida é feito principalmente por quem recebe o benefício por meio de conta corrente ou poupança.

Está sofrendo com a menopausa? Acabe com o calorão, insônia e irritação, alivie todos os sintomas.

Como não ter as pernas amputadas por causa do diabetes. Aprenda a dominar o diabetes

Truque para perder a barriga, perder peso e eliminar a pelanca, comece já a perder peso

17 Comentários em “Prova de Vida INSS – Prazo

  1. Minha mãe sofre de AVC à 10 anos, todo ano ela faz prova de vida, este ano, ela não foi fazer porque é cadeirante e usa faldão e está muito pesada, já faz 4 meses que o pagamento está bloquedo, ela mora numa comunidade distante da cidade. já procuramos os órgãos e até agora não foi resolvido. o que eu faço? tem como se deslocar um funcionário do INSS até o local? pagamos o deslocamento se for necessário.

  2. Minha mãe tem conta no Itaú e nunca apareceu nenhum aviso p dar a prova de vida. Agora o INSS suspendeu o benefício. O q devo fazer?

  3. Minha mae e funcionaria publica de \minas aposentada, porem esta em Sorocaba morando comigo. Ela tera de voltar ao seu domiciolio bancario que fica a 900 km para fazer a prova de vida no B Brasil, ou podera fazer por aqui mesmo???

  4. apareceu mensagem no banco Bradesco que tenho que comparecer pra provar, até que dia dia/ praso final pra eu fazer? Meu apareceu hoje.

  5. Meu pai esta internado,e nao tem condiçoes de assinar nada,chegou a hora de fazer a prova de vida dele, o que devo fazer, pois nao tem como leva-lo até a agencia que é do Banco do Brasil?

  6. De quanto em quanto tempo é obrigatório fazer a Prova de Vida ?

      1. No meu caso eu tenho biometria..posso fazer a prova de vida no caixa eletrônico…sem o cartão

  7. Minha irmã , pensionista do INSS, faleceu. Como faço para cancelar o beneficio?
    José Júlio

    1. Leve o atestado de óbito dela na agencia do inss mais próxima da sua casa e peça o cancelamento do benefício.

    2. se não for feito a prova de vida , sera cancelado o pagamento automaticamente

  8. Bom, não entendi as informações, pois não recadastrei e não sei até quando será o prazo do Itaú, enfatizando que não fui informada já que recebo direito na poupança. Sendo que minha pensão por morte. Obrigado

  9. fui faser o recadastramento no BNB, e me falaram que so na data do meu aniversário, agora não intendi nada,

  10. Quem vive fora do Brasil e é aposentado pelo INSS será avisado pela entidade pagadora do país? E qual o prazo ?

  11. Fiz a prova de vida na Caixa Econômica Federal no começo deste mês de janeiro e ainda continua aparecendo a solicitação em qualquer movimentação financeira que efetuo. Hoje levei o meu pai no Banco do Brasil e fizeram a comprovação sem nenhum problema. Causa estranheza essas datas mencionadas.

  12. Quem deve fazer prova de vida? No meu caso, que recebo por meio de conta corrente e não saco no dia do pagamento do benefício, só vendo na minha conta na internet, serei avisado se necessário? Por favor, respondam por meio do meu e-mail

  13. estão corretas estas datas??? li que o prazo termina em 28/02/2014 ????? porquê alguns bancos vão fazer a partir de março?!!!!!! não entendi!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *