Prova de Vida INSS – Prazo

INSS Prova de Vida

Grande parte dos aposentados e também pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social que recebem através de poupança ou mesmo conta corrente, já podem fazer  a
prova de vida do INSS nos bancos. O recadastramento é obrigatório para todos os 28 milhões de segurados como uma forma de se evitar fraudes, e quem não quiser realizar o processo poderá ainda correr os riscos de perder o benefício. Confira a seguir como funciona a solicitação para fazer a prova de vida INSS.

prova-de-vida-inss

De acordo com as diversas agendas da Previdência Social o início da
prova de vida do INSS foi em janeiro porém algumas instituições financeiras bancárias já deram início aos procedimentos.

O Bradesco por exemplo, foi uma das instituições que já se adiantaram para o recadastramento atendendo há mais de cinco milhões de segurados através de sistema de biometria, nos caixas eletrônicos.

Já o HSBC, que realiza o pagamento de mais de 900 mil beneficiários mensalmente, adiantou o atendimento apenas para todos os segurados que tivessem recebido por meio de cartões magnéticos. Os correntistas do banco deverão esperar até março para que aconteça a comprovação de vida.

A instituição afirma ainda que os beneficiários estão sendo avisados em até 60 dias de antecedência sobre as datas que deverão comparecer á agência através de mensagens nos caixas automáticos. O banco ainda não poderá fazer a comprovação de vida em caixas eletrônicos.

Para todos os efeitos e instituições bancárias o usuário e beneficiário deverá se identificar com documentos com fotos em qualquer uma das agências desde que este seja o seu banco pagador.

Além disto outros bancos como por exemplo o Santander, Banco do Brasil, Itaú, entre outras instituições bancárias deverão seguir os prazos para prova de Vida do INSS dados pela Previdência social que será até maio, e prometem ainda iniciar o atendimento aos segurados apenas em março. Veja os detalhes de algumas instituições bancárias.

Confira:  Greve dos Bancos, Agências INSS

Para quem recebe no Santander

O Santander em Janeiro já começou a comunicar os aposentados e pensionistas sobre as datas de comparecimento nas agências bancárias, e por este motivo o atendimento mesmo deverá acontecer entre março e abril. O processo de prova de vida é feito principalmente por quem recebe o benefício por meio de conta corrente ou poupança.

Empréstimos

27 Comentários em “Prova de Vida INSS – Prazo

  1. estão corretas estas datas??? li que o prazo termina em 28/02/2014 ????? porquê alguns bancos vão fazer a partir de março?!!!!!! não entendi!!!!!!

  2. Quem deve fazer prova de vida? No meu caso, que recebo por meio de conta corrente e não saco no dia do pagamento do benefício, só vendo na minha conta na internet, serei avisado se necessário? Por favor, respondam por meio do meu e-mail

  3. Fiz a prova de vida na Caixa Econômica Federal no começo deste mês de janeiro e ainda continua aparecendo a solicitação em qualquer movimentação financeira que efetuo. Hoje levei o meu pai no Banco do Brasil e fizeram a comprovação sem nenhum problema. Causa estranheza essas datas mencionadas.

  4. Quem vive fora do Brasil e é aposentado pelo INSS será avisado pela entidade pagadora do país? E qual o prazo ?

  5. fui faser o recadastramento no BNB, e me falaram que so na data do meu aniversário, agora não intendi nada,

  6. Bom, não entendi as informações, pois não recadastrei e não sei até quando será o prazo do Itaú, enfatizando que não fui informada já que recebo direito na poupança. Sendo que minha pensão por morte. Obrigado

  7. Minha irmã , pensionista do INSS, faleceu. Como faço para cancelar o beneficio?
    José Júlio

    1. Leve o atestado de óbito dela na agencia do inss mais próxima da sua casa e peça o cancelamento do benefício.

    2. se não for feito a prova de vida , sera cancelado o pagamento automaticamente

  8. De quanto em quanto tempo é obrigatório fazer a Prova de Vida ?

      1. No meu caso eu tenho biometria..posso fazer a prova de vida no caixa eletrônico…sem o cartão

  9. Meu pai esta internado,e nao tem condiçoes de assinar nada,chegou a hora de fazer a prova de vida dele, o que devo fazer, pois nao tem como leva-lo até a agencia que é do Banco do Brasil?

  10. apareceu mensagem no banco Bradesco que tenho que comparecer pra provar, até que dia dia/ praso final pra eu fazer? Meu apareceu hoje.

  11. Recebi ontem comunicado da CEF onde recebo meu benefício através de depósito em c.c. para fazer a prova de vida, mas estou fora do pais até 27 de agosto. O que devo fazer?

    Ana Maria Ostrower

  12. Meu não mais condições de fazer a prova de vida tem dificuldade para se locomover não consegue mais assinar e tem mal de alzheimer . O que devo fazer

  13. Recebo pela caixa qual a data para mim fazer prova de vida por favor

  14. Minha mae e funcionaria publica de \minas aposentada, porem esta em Sorocaba morando comigo. Ela tera de voltar ao seu domiciolio bancario que fica a 900 km para fazer a prova de vida no B Brasil, ou podera fazer por aqui mesmo???

  15. Minha mãe tem conta no Itaú e nunca apareceu nenhum aviso p dar a prova de vida. Agora o INSS suspendeu o benefício. O q devo fazer?

  16. Minha mãe sofre de AVC à 10 anos, todo ano ela faz prova de vida, este ano, ela não foi fazer porque é cadeirante e usa faldão e está muito pesada, já faz 4 meses que o pagamento está bloquedo, ela mora numa comunidade distante da cidade. já procuramos os órgãos e até agora não foi resolvido. o que eu faço? tem como se deslocar um funcionário do INSS até o local? pagamos o deslocamento se for necessário.

    1. Você tem que entrar como procurador de sua mãe evitando assim este sofrimento a ela. Procure um cartório de registro civil e se informe, o valor deve estar em torno de uns R$300,00 além de ter esperar uns 3 meses. Se você não possui condições financeiras para isso, então vovê pode pedir através da Defensoria Pública que é de graça e é mais rápido.

  17. MH mãe precisa fazer prova de vida, quero saber até qdo ,qual é esse prazo, data de seu aniversário é 11/07/, recebe pela Caixa

  18. Pretendo me aposentar e receber meu beneficio em Portugal, gostaria de saber como faremos o recadastramento anual do INSS, se poderá ser feito no Banco do Brasil em Portugal?

  19. Sou procuradora do minha mãe,quais os documentos necessário para fazer recadastramenta prova de vida dela?

  20. Eu recebo Benefício por causa das Doenças que eu enfrento e não tenho condições de trabalhar. E eu recebo sempre é na Loteria. No caso eu também tenho que fazer o Recadastramento à onde??
    Aguardo a sua resposta.
    Obrigado ?.
    Michele.

  21. Gostaria de saber qual o documento tenho que enviar para o banco itu do exterior para comprovação de vida, moro no exterior mais recebo a minha o beneficio no Brasil.

  22. com quanto tempo apos a prova de vida, o beneficio e liberado novamente?
    cai automaticamente na conta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *